boa noite a todos!!!! venho recorrer a esse forum, pois estou no ultimo ano de direito e preciso fazer o TCC escolhi um tema, no meu ponto de vista pouco conhecido por não haver norma vigente especifica, gostaria de fazer um ótimo trabalho, mas meus professores recomendaram direcionar a um tema só para não ter problema com a banca!!!

mas o que vim pedir para todos dicas ou recomendações de LIVROS relacionados ao tema CRIMES NA INTERNET, comprei um livro, mas fui muito infeliz com ele pois apesar de ser um livro caro R$150,00 e com uma quantidade de paginas razoável, 600 pgs não tem conteudo!!!! espero que me ajudem!!!!

Respostas

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Quinta, 14 de abril de 2011, 23h08min

    Há alguns livros, algumas monografias e alguns projetos de Lei sobre esse tema. Em síntese: há muito para se pesquisar.

    Sugestões:

    - Revista Brasileira de Ciências Criminais n. 47;

    - Fundamentos de Direito Penal Informático de Túlio Vianna, que pode ser comprado diretamente do sítio do autor.

    - Direito Penal Parte Especial - Tomo I: Direito Penal Informático-Digital, de Benjamim Silva Rodrigues, que pode ser adquirido no sítio da Livraria dos Tribunais.
    Este livro, apesar do título, também trata de Processo Penal, e propõe uma teoria geral do Direito Penal Informática e também do Processo Penal. Por isso, vale a pena, embora seja, a parte positiva do Direito, o de Portugal.

    ?

    Junji Domingo, 17 de abril de 2011, 20h01min

    desde já agradeço, irei estar procurando esses livros!!!

    G

    Gabriella M. Cabral Terça, 19 de abril de 2011, 12h55min

    Projeto de Lei 84/1999

    O Direito Cibernético: um enfoque teórico e lógico-aplicativo. Alexandre Freire Pimentel. Rio de Janeiro, Renovar, 2000.

    Já fiz uma monografia sobre isso. Realmente, o tema ainda é meio solto. Não há regulamentação própria.
    O ideal é que trace uma linha lógica, desde a evolução da internet, até o início das manifestações do hackers.
    Como o direito pude de forma genérica.
    Depois começa a traçar uma crítica sobre as dificuldades em se punir sujeitos não identificados e de projetos de lei existentes.

    ?

    Junji Domingo, 24 de abril de 2011, 20h07min

    gabriella obrigada pela ajuda
    gostei dessa linha que traçou
    estarei incluindo em meu Tcc

    ?

    Junji Segunda, 25 de abril de 2011, 21h32min

    gabriella por um acaso vc tem algum material salvo???
    para eu tomar base, me ajudaria bastante
    se possivel entre em contato comigo por email
    [email protected]

    J

    Jorge Sandim Sábado, 30 de abril de 2011, 13h55min

    Caro colega.
    sou graduado em informática e já vi casos de coordenadores de curso não aceitarem este tema para tcc pela falta de legislação vigente, seria bom ter um certo cuidado, mas se seu tema de tcc já foi aprovado, boa sorte

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Domingo, 01 de maio de 2011, 18h04min

    Jorge,

    O referido orientador é um Mané.

    Primeiro, a falta de legislação não impede que determinadas condutas se adequem a tipos penas já existentes, e que estes crimes sejam chamados de “crimes informáticos”.

    Segundo, há determinados assuntos em torno do Direito Penal Informático que independem da existência ou não de Lei tratando do assunto, como, por exemplo, a discussão sobre a autonomia científica do Direito Penal Informático, a ciência do Direito Penal face aos desafios da globalização tecnológica, etc.

    ?

    Junji Domingo, 01 de maio de 2011, 18h05min

    Jorge
    já conversei com o pessoal da faculdade
    até o orientador e o coordenador aprovou sim!!
    por falta de legislação vigente é que o tema traz tanta
    discussão!!!

    abraços