Depósitei em conta errada e agora
No dia 03 de março de 2011 precisei fazer um depósito na conta de minha cunhada, ao digitar os números para depósito acabei por errar a agência de sua conta e por conseqüência o valor caiu na conta de outra pessoa . Abaixo estão as contas da pessoa em que o depósito caiu por engano e de minha cunhada respectivamente
Ag-0577 CC-10021179-8 Nome: TEUNA LIMA SECUNDINO Ag- 1833 CC-10021179-8 Nome: MARCIA MARIA S
Mesmo sabendo que tinha cometido este erro, estava tranqüilo pois sei que não fui o primeiro e nem serei o único a cometê-lo, em um ambiente bancário com milhões de contas um erro assim deveria ser passível de ser previsto pelos bancos e com certeza também teria algum processo administrativo para que o dinheiro fosse estornado.
No mesmo dia me dirigir à minha agência bancaria e expliquei o ocorrido ao Sr. Christiano Reis, funcionário do banco e Solicitei que o valor fosse estornado o quanto antes.
Na ocasião o Sr. Christiano me disse que como o valor caiu em uma conta de outra agência, nada poderia fazer , ele simplesmente me orientou a ligar para o gerente da agência em que o depósito caiu e explicasse o ocorrido e que este gerente entraria em contado com a sua correntista informando-a do fato e solicitando autorização para o estorno, se a mesma não autorizasse nada poderia ser feito
Mesmo achando muito estranho tudo aquilo que ele havia me informado , insistir para que ele ligasse(e não eu, como ele havia sugerido ) para a agência em questão e tentasse resolver o problema. O Sr. Cristiano entrou em contato com a agência da Senhora Teuna e me disse que os funcionários de lá iriam tentar localizá-la para solicitar o consentimento do estorno e que eu deveria aguardar pois nada mais poderia ser feito.
Passando-se uns dois a três dias retornei a minha agência para ter notícias sobre o fato. O Sr. Christiano me disse que eles não a haviam localizado e deveria aguardar mais um pouco. Muito preocupado perguntei se ela já não havia sacado o dinheiro e o mesmo após consultar o sistema, disse que não.
Por ainda não concordar com este procedimento adotado pelo Sr. Christiano, resolvi tirar a dúvida com uma amiga minha que é gerente bancária. Após explicar todo o problema, ela me informou que este é um fato comum de acontecer e de simples solução ( O que eu já havia imaginado ).
Simplesmente eu teria que fazer uma solicitação por escrito à minha agência bancária explicando todo o fato. Esta solicitação daria amparo para que o valor fosse estornado No mesmo dia. Ao saber disso retornei à minha agência e perguntei ao Sr. Christiano sobre este procedimento... E para surpresa minha ele disse que já o conhecia e foi somente então que o mesmo pediu-me que fizesse um documento por escrito para que ele pudesse solicitar o estorno. Até então já haviam se passados mais de 15 dias do fato e no dia 22 de março o dinheiro voltou para minha conta.
Fica nítido, pois, que o banco teria sim como estornar um valor que caiu de forma indevida na conta de outra pessoa sem que esta precisasse autorizar. Bastando apenas que os procedimentos administrativos para o caso fossem tomados o momento da ciência do fato
Muito estranho foi o que ocorreu no dia seguinte a devolução do dinheiro... O mesmo fora debitado da minha conta... Retornei a minha agência pra saber o porquê disso, e fui informando pelo próprio Christiano que a mulher havia sacado o dinheiro e por isso que este valor foi debitado.
Acredito ter havido sucessões de erros por parte do Banco do Brasil, mais com certeza que a principal está no fato de que, existia um processo administrativo para que tudo fosse agilizado no menor tempo possível e que era de conhecimento do funcionário do banco , o qual não tomou as providências em tempo oportuno , lembrando ainda que o dinheiro só foi sacado há mais de 15 dias do ocorrido. Cabe ainda ressaltar que as duas agências em questão são do Banco do Brasil
A pergunta é o seguinte: Quando ocorreu o fato, fui ao banco no mesmo dia para resolver o problema más por desconhecer o procedimento administrativo correto confiei (mesmo com certa relutância) no que o funcionário me disse e quando percebi que o mesmo não estava agindo de forma correta para o caso, alguns dias haviam se passado tornan-se ineficiênte o procedimento certo. Como poderei provar todas as circunstâcia acerca do fato, já que quase todo procedimento foi feito apenas informalmente
Marcelo Xavier Na minha modesta opinião vc não está com a razão. Veja bem, vc depositou numa determinada conta. O fato de vc alegar no banco que fez o depósito errado, não autoriza o banco a extornar o depósito, pois depois que o dinheiro entra numa conta, somente com autorização do titular esses valores podem ser movimentados. Evidentemente que faltou boa vontade do banco em gestionar junto à agência na qual caiu o depósito para que entrassem em contado com o titular da conta para extonar o valor. Assim, não tendo acontencido e tendo a titular da conta sacado o valor e se recusado a devolver, vc pode fazer um BO por apropriação indébita por parte da titular da conta. O banco não tem culpa do seu erro. Um abraço, Jaime
Jaime, concordo com a sua posição. Mas o que acontece nos casos em que há negligência do caixa, quando o mesmo procede o depósito com erro? Sei que o titular da conta creditada deve consentir, afinal a importância passa a integrar a seu patrimônio, mas, em casos em que o erro parte do caixa não seria o Banco o responsável em tentar sanar o erro?
Por favor, aguardo sua resposta, "estou nesta situação".
Abraço. Francione
Se for erro do funcionário, o funcionário é quem paga o prejuízo do proprio bolso, se for erro do cliente, e o correntista creditado não autorizar o estorno, o prejuízo é do depositante, sendo que é sim possível estornar depósitos, desde que sejam no mesmo terminal onde o depósito foi efetuado, na mesma sessão, e que a conta creditada tenha saldo disponível para o estorno.
Eu fiz um depósito na conta de um picareta que vendia no Mercado Livre, Ele utilizou a conta de um vendedor do Mercado Livre e estava enganou várias pessoas... Por o vendedor na qual ele se apossou da conta tinha 100% de qualificações positivas no site ele ainda consegui enganar várias pessoas.
A minha pergunta é a seguinte. Como faço pra recuperar esse dinheiro??
Fiz uma compra recentimente que estava informando que o pagamento era pelo pagseguro e na verdade era marmelada. Quando imprime o boleto onde o cedente era o pagseguro oul e a conta banco Bradesco. Apos o pagamento na minha agencia BB dia 17/03 fiz o pagamento. Por email avisei ao vendedor que o valor tinha sido pago de R$1.200,00 e até hj não recebi o produto corri atrás e o pagseguro me informou que não encontrou pagamento nenhum. Fui na minha agencia eles me informaram que eu teria que ir no BRADESCO ver de onde era a conta. Falei com uma colega que trabalha no BRADESCO e ela me disse se ela encontrar o pagamento efetuado teria como devolver sendo que a conta existe e é empresa mais ela não teria certeza pois o valor é alto. Alguém aqui sabe me informa o que posso fazer? Pois o pagseguro totalmente saiu tirou o corpo fora e a unica solução seria o BRADESCO e se o estelionatário sacou eu não tenho mais como ter meu dinheiro?
A culpa não é dele não, todos são passíveis de erro, e para poder efetuar uma transferência, o procedimento tem que ser mais transparente, no meu banco você pode fazer uma transferência para qualquer nome, com CPF e ququer conta que o dinheiro vai para algum destino, ao invés de ter um banco de dados que confere todos os dados e não deixe acontecer erros....
Flavio e Erison, se vcs depositaram em conta errada, devem, se possível, no mesmo dia antes que se encerre o expediente bancário, voltar ao banco e procurar o chefe dos caixas e expor seu problema, explicar que tratou-se de um engano e o extorno poderá ser feito no mesmo dia, no máximo no dia seguinte vc terá o valor devolvido. Se somente perceberam o erro após o fechamento do expediente bancário a devolução será um pouco mais demorada pois o dono da conta onde foi parar o valor tem de autorizar ao banco o estorno. Claro que se ele não autorizar vcs poderão processa-los por apropriação indébita. Se a conta deles estiver negativa o gerente da conta deles terá de estornar o lançamento de débito, obviamente, pois o certo é o certo, se houve um erro este deve ser corrigido e o prejuizo (de vcs) sanado.
oi boa tarde mi tira uma duvida um cliente do meu marido fez uma transferência para minha conta do itau so q quando olhei o comprovante tava tudo certo meu nome meu cpf o numero da conta so a da agência q não q e 8784 ele so coloco um numero errado q foi o 4 q ele coloco 5 no casa esse dinheiro retornará para o banco de origem
Teresa, isso pode acontecer, principalmente ainda dentro do mesmo expediente bancário, mas, de qualquer forma vc teria de devolver o valor caso contrário responderia por apropriaçao indébita e ainda teria de, alem de devolver o valor, pagar indenização a outra parte, e ainda assumir os honorários de sucumbência, fora pagar a seu proprio advogado!!!
Bom dia. Meu nome e Taisa. 20/01/17 fiz um deposito bancário porq fiz uma compra com uma vendedora via internet. Ela nao me enviou a compra. Disse q chegaria pelo sedex. E hj ja faz 7 dias. Sendo q sedex e ate dois dias. Entrei em contato pelo tel . a vendedora bloqueou meus dois números de tel. Preciso deste dinheiro porq tenho duas crianças pequenas e estou desempregada. Eu consigo recuperar este dinheiro?
Me assusto pelos comentários. Na minha cabeça tem duas questões; o dinheiro não é meu, se caiu e não me pertence da para descobrir quem depositou e devolver. Simplesmente não é meu e ninguém, ninguém tem o direito de se apropriar do que não é seu "brasileiros". E nem preciso falar de questões judiciais.
boa tarde! fui fazer um deposito da empresa que trabalho e digitei a agencia errada caiu em um agencia de outro estado em uma conta tambem juridica,o valor que fiz de deposito foi 1`500,00 informei a agencia da empresa do erro no mesmo dia a conta que caio o dinheiro tinha um valor muito alto alguns dias depois a dona da conta foi enformada do erro ela simplismente deixou um saldo disponivel de 8 reais na conta entao a empresa que trabalho fez com que eu pagasse esse valor!estou pagando.mais entrei com um processo contra essa empressa que fez o saque
a pergunta è tenho chance de ganhar o processo?