Olá, meu nome é Alexandro, mas desde pequeno, fui e sou acostumado a me chamar Alexandre, tanto que desde então, escrevo e assino Alexandre, e isso tem me causado algumas confusões... Quero saber se tem como eu mudar a última letra do meu nome, trocar a letra "O" pela letra "E". Onde procuro, posso fazer isso realmente? Quanto custa? Aguardo resposta.

Respostas

    Angelica Silva Dos Santos

    Angelica Silva Dos Santos Quarta, 20 de novembro de 2019, 9h25min

    Bom dia minha filha se chama Michele ela gostaria de mudar para Michelly ela tem 16 anos como fasso

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quarta, 20 de novembro de 2019, 9h52min Editado

    Angelica,

    Aos exatos 18 anos de idade (nem mais, nem menos), a sua filha poderá requerer judicialmente, através de Ação de Retificação de Registro Civil, a alteração da grafia do prenome dela, sem apresentar maiores justificativas. Mas, se ela tiver como comprovar que já usa e é conhecida publicamente pelo prenome Michelly, poderá dar entrada no processo judicial mesmo antes de completar a maioridade.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    Especialista em alteração de nomes
    OAB/SP 135.152

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 20 de novembro de 2019, 17h25min Editado

    ANGELICA

    É possível requerer a alteração desejada no nome de sua filha menor. E deve ser pela via judicial através de ação de retificação de registro civil (que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual). É simples e rápido (pois tudo é 100% online e não há audiência no forum). O processo demora cerca de 4 meses.

    HERBERT C. TURBUK
    OAB/SP 138.496

    Wendy Soouza

    Wendy Soouza Quarta, 27 de novembro de 2019, 19h40min

    Olá , gostaria de saber se é possível trocar a última letra do meu nome, pois deveria ser Wendy porém no meu registro de nascimento tem Wende e as pessoas não pronunciam meu nome como deveria ser e é muito constrangedor por que meu nome em si já é difícil de se pronunciar para algumas pessoas e ainda ter que escutar as poucas pessoas que acertam falar Wendé é muito chato!

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 27 de novembro de 2019, 20h01min Editado

    WENDY

    É possível requerer a alteração da grafia de seu prenome. E deve ser pela via judicial através de ação de retificação de registro civil (que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual). É simples e rápido (pois tudo é 100% online e não há audiência no forum). O processo demora cerca de 4 meses.

    HERBERT C. TURBUK
    OAB/SP 138.496

    Lyd Rodrigues

    Lyd Rodrigues Quinta, 26 de março de 2020, 16h58min

    Boa tarde, gostaria de saber como faço, se tem custos e onde procuro para alteração de algumas letras do meu nome, no registro é LYDJANNY,, mas queria tirar o JANNY, desde pequena sinto-me constrangia, em sala de aula, trabalho, quando criança até a adolescência sofria bullying diretamente me chamando de LEITEJANE, LADJANE, LEIDJANE, LUDJANE, até durante a chama escolar pelos professores ou em qualquer tipo de chamada nunca conseguem chamar meu nome correto, e isso é constrangedor, por que acontece de até perder meu lugar em lugares de atendimento por não chamarem meu nome correto e pensar que é outra pessoa e perder a vez, além de que recentemente no meu ex trabalho fui submetida em ter um nome fantasia por motivo de NOME ESQUISITO E QUE NENHUM CLIENTE ENTENDERIA, ISSO É MUITO CONSTRANGEDOR. Peço por gentileza que alguém me ajude a como proceder nesse caso, se devo procurar algum órgão publico ou é através do próprio cartório, e o cartório ninguém sabe explicar.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 26 de março de 2020, 18h15min Editado

    LYD

    É possível requerer a alteração da grafia de seu nome. E deve ser pela via judicial através de ação de retificação de registro civil (que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual). É simples e rápido (pois tudo é 100% online e não há audiência no forum). O processo demora cerca de 4 meses.

    HERBERT C. TURBUK
    OAB/SP 138.496

    Rayne Cardoso

    Rayne Cardoso Segunda, 10 de agosto de 2020, 9h43min

    Olá me chamo rayne , muitas vezes meu nome é pronunciado errado como rayane seria possível eu alterar meu nome como por exemplo rainer ? Aguardo sua resposta , obrigado !

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 10 de agosto de 2020, 9h46min Editado

    RAYNE

    É possível requerer a alteração da grafia de seu nome para RAINER. E deve ser pela via judicial através de ação de retificação decum registro civil (que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual). É simples e rápido (pois tudo é 100% online e não há audiência no forum). Este processo judicial demora cerca de 3 meses. O próprio advogado providencia a documentação necessária para a ação. Obs não é podemos informar valores através deste site.

    HERBERT C. TURBUK - OAB/SP 138.496
    Advogado de Alteração de Nomes

    H

    Houston Ribeiro Barros Domingo, 04 de abril de 2021, 16h02min

    gostaria de saber se existe chance de eu mudar uma letra no meu nome
    meu nome é Houston,mas desde pequeno meus pais me diziam que é Houstom,com M no final
    isso fez eu me acostumar assim,inclusive eu sempre falo pros meus amigos que meu nome é com M e não com N
    gostaria de saber se é possivel fazer essa mudança de N pra M

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 05 de abril de 2021, 14h27min Editado

    HOUSTON

    É mais simples e provável substituir seu prenome inteiro do que somente uma letra dele. E deve ser pela via judicial através de ação de retificação de registro civil (que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual). É simples e rápido (pois tudo é 100% online e não há audiência no forum). Este processo judicial demora cerca de 3 meses. O próprio advogado providencia a documentação necessária para a ação. Obs não é podemos informar valores através deste site.

    HERBERT C. TURBUK - OAB/SP 138.496
    Advogado de Alteração de Nomes

    I

    Ivane Benedito da Silva Quarta, 02 de junho de 2021, 20h05min

    Meu nome correto era pra ser Ivan, mas resistraram como Ivane isso é muito constrangedor. Preciso de advogado ou não?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 03 de junho de 2021, 8h44min Editado

    IVANE

    É possível requerer a alteração da grafia de seu nome. E deve ser pela via judicial através da nova Ação de Retificação de Registro Civil (que é um processo eletrônico digital 100% online feito por advogado e julgado por juiz estadual). Agora não tem audiência e demora somente 3 meses. O próprio advogado providencia a documentação (certidões negativas) necessária para o processo. Obs: embora sejam valores singelos, pelas regras do site não podemos informá-los por aqui.

    HERBERT C. TURBUK - OAB/SP 138.496
    Advogado de Alteração de Nomes

    J

    JOSE ERIKUE FERREIRA DA SILVA Domingo, 31 de julho de 2022, 8h49min

    Bom dia !!! Meu Nome é ERIKUE , eu queria tira as letra E e A letra U , como faço ?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 31 de julho de 2022, 9h57min

    Atualmente é só ir em qualquer cartório de registro civil e perdir a correção.

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Domingo, 31 de julho de 2022, 11h19min

    José Erikue,

    Isso mesmo. Vá ao registro civil e peça esta alteração administrativamente. Se, por qualquer motivo, houver recusa por parte do cartório, a solução será judicial, através de Ação de Retificação de Registro Civil.

    Luciana Zoudine
    OAB/SP 135.152
    Especialista em alteração de nomes

    A

    Arielson Costa Ribeiro Sábado, 11 de fevereiro de 2023, 14h35min

    ola desde pequeno fui chamado de Arielson mas devido uns problemas de documentos meu nome ficou Arinelson, gostaria de saber se é possivel retirar esse "n" do meu nome

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sábado, 11 de fevereiro de 2023, 14h46min

    Arielson

    Vá ao registro civil e peça esta alteração administrativamente. Se, por qualquer motivo, houver recusa por parte do cartório ou se você não puder comparecer pessoalmente, a solução será judicial, através de Ação de Retificação de Registro Civil.

    Luciana Zoudine
    OAB/SP 135.152
    Especialista em alteração de nomes