Gostaria de saber mais sobre a atuação das agências reguladoras (ANATEL, ANP, ANEEL,)no setor economico brasileiro. Como eram os serviços públicos antes da criação destas autarquias especiais, e qual a tendência nacional em relação a prestação de serviços públicos. Como o tema é novo, não consegui material específico que fale sobre o assunto.Ficaria agradecido também se me fosse fornecido algum site jurídico que trate do tema. Estou fazendo minha monografia baseada neste assunto, e estou encontrando uma certa dificuldade para explanar sobre o mesmo.

Respostas

    ?

    Heidi Regina Quarta, 19 de julho de 2000, 8h45min

    Eliander, estou a busca do mesmo assunto para também fazer minha monografia, gostaria de lhe enviar através de email um trabalho desenvolvido por um colega meu sibre o assunto, no qual fala genericamente sobre o assunto.
    um bom site para consultas é o da Anatel " www.anatel.gov.br " nele poderá encontrar a exposição de motivos para a criação da agência, e as leis pertinentes e assim conhecer um pouco sobre o assunto ( telefonia )e seus serviços.
    Outro site importante é o do Ministério das Comunicações, que contém assuntos ligados à Anatel.
    Mas convém para o início de seu trabalho vc especificar oque é serviço público, os modelos adotados para fiscalizá - los, e ainda explicar oque é uma Autarquei de modo bem minucioso.
    Estou para começar a desenvolver o meu tema, e assim que vc obtiver maiores informações, me escreva através do meu email " [email protected]".
    Grata pela atenção
    Heidi

    ?

    Dênisson Almeida Pereira Sexta, 04 de agosto de 2000, 11h02min

    Cara colega,

    O tema é bastante atual no Brasil e ainda suscita muitas dúvidas a respeito. Não tenho trabalhos escritos sobre o tema, apenas algumas noções sobre a constextualização do assunto. Talvez ajude.

    Uma das argumentações do Estado para a concessão dos serviços públicos anteriormente por ele prestados é a insuficiência de recursos para explorá-los de forma a atender aos anseios sociais. É melhor, então, repassá-los aos particular para que este, com mais capital e movido pelo interesse do lucro preste-o adequadamente (Puro 'blá, blá, blá governamental). A concessão desenfreada, as privatizações etc, são consequência da política adotada pelo governo nos últimos anos, cujas razões no momento não são pertinente, entretanto no seu trabalho poderão ser.
    Independentemente do motivo pelo qual os serviços públicos foram delegados é de extrema necessidade que o poder público os controle, traçando parâmetros de atuação, regulando os preços, impondo metas, enfim fiscalizando e regulando, com o intuito de que seja prestado da melhor forma possível. Esta é a teoria. Pense na prática.
    As Agências Reguladoras surgem neste contexto, como responsáveis pela regulação e fiscalização dos serviços públicos delegados. örgão responsável para frear a ambição desenfreada e assegurar a boa adequação do serviço aos interesses dos usuários. Se agirem com seriedade tendem a ocupar um papel de destaque no país, pois são aqueles que estarão em contato direto com as empresas e com os consumidores, intermediando conflitos e garantindo a boa prestação do serviço público (Que Deus nos proteja). De outra forma espero que não seja. Caberá a população exercer o seu papel de cobrança. Pense em l60 milhões de brasileiros (menos uns 30 milhões conscientes o suficiente para reclamar) reclamando através dos sistema de ouvidoria, por cartas etc. Alguma coisa ele terão que fazer.
    Salvo engano, nos EUA esta experiência já é bastante antiga. Se conhecer alguém por aquelas bandas peça livros etc. E, conseguindo essas informações compartilhe-as comigo, pois pretendo escrever minha monografia sobre esse assunto.
    Leia a lei de concessões, Lei de Licitações e as leis de criação das Agências que traçam a sua definição, modo de atuação, penalidades (estas além de previstas na lei estão previstas também em regulamentos) etc. Analise o aspecto do poder de polícia que é marcante na atuação das agências reguladoras. Não envio o número dessas leis porque no momento estou em Salvador e não disponho desse material. Você pode encontrá-las nos sites das Agências etc. No seu estado existe uma agência reguladora estadual, busque informações lá. No casa da Bahia chama-se AGERBA, sendo responsável pela fiscalização e regulação do serviço público de transporte intermunicipal de passageiros (por qualquer meio), energia (recentemente a ANEEL firmou contrato delegando atribuições às AGERBA para a fiscalização e regulação) e telecomunicações (ainda não foi firmado convênio com a ANATEL, há expectativa de que a ANATEL delegue funções à AGERBA). Aconteceu recentemente em Salvador o primeiro Congresso Brasileiro sobre Regulação de Serviços Públicos, possuo algumas informações em CD-ROM sobre o congresso, quando chegar em Ilhéus enviarei-as para você. Um abraço da BAHIA e outro meu.

    ?

    eliander garcia mendes da cunha Terça, 08 de agosto de 2000, 10h19min

    Heide, agradeço a colaboração fornecida por v.c.
    Fico feliz que escolheu este tema, tendo em vista tratar-se de uma matéria pouco discutida no âmbito jurídico.
    Desculpe não ter enviado a resposta o mais rápido possível, pois como não conseguia resposta para o assunto não tinha entrado mais neste site.
    Minha monografia já está na fase final. Mas não faça como eu, deixando para a última hora, pois fica muito difícil para se concluir as idéias.
    Existe uma revista do Senado muito boa que trata do assunto, cujo tema foi tratado pelo professor Arnold Wald.
    Ele dissecou muito bem o tema, e eu fiz minha monografia baseada nesta revista.
    Além desta, comprei o livro do professor José Carlos de Oliveira, cujo nome é Concessões, Permissões dos serviços públicos, também muito bom apesar de desatualizado.
    Depois eu passo o nome correto desta revista do Senado, pois é muito boa, e acho que poucas pessoas tem acesso a esta revista.
    Sendo assim, agradeço pela atenção e a convido para tomar um chope aqui em Ribeirão.
    Escreva-me quando puder.
    Beijos.

    Eliander Garcia Mendes da Cunha

    ?

    Heidi Regina Terça, 08 de agosto de 2000, 19h01min

    Eliander

    Estou na dúvida, se devo mesmo desenvolver este tema, pois tenho estado muito ocupada, como lhe disse, estou buscando informações mas na realidade elas são tantas que não tenho conseguido organizá - las de forma coerente, logo que tiver algo de interessante lhe aviso. Ainda estou te devendo um trabalho que me foi passado assim que arrumar meu email te envio, boa sorte....
    Heidi

    ?

    Rodrigo Sexta, 27 de fevereiro de 2004, 8h08min

    Meu nome é Rodrigo, estou cursando o 8º semestre do curso de Direito e estou preparando o meu projeto de monografia com tema voltado para as Agências Reguladoras. Estou rastreando algumas mensagens sua e outros colegas que debateram o tema com você.
    Estou percebendo que você já conhece o caminho das pedras e gostaria que você me falasse mais sobre essa revista do SENADO, onde posso encontrar, etc., e quais os livros você utilizou para elaborar a sua monografia.
    Grato,
    Rodrigo/ANP.