O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 07 de fevereiro de 2017, 11h59min Editado

    KIM

    Foi possível alterar seu nome aos 18 anos de idade. Após esta idade é pouco provável que o juiz autorize a mudança.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Nill Alvarenga

    Nill Alvarenga Quinta, 09 de fevereiro de 2017, 14h34min Editado

    ....

    Nill Alvarenga

    Nill Alvarenga Quinta, 09 de fevereiro de 2017, 14h47min Editado

    ....

    B

    Brainer Sexta, 24 de fevereiro de 2017, 23h42min

    Olá, me chamo Brainer Luiz, há tempos estudo inglês e cheguei uma vez a conversar com uma pessoa britânica que quando informei meu nome, teve uma crise de risos. Descobri então q a expressão "No-Brainer" é um equivalente a estúpido, algo q não precisa pensar, tolo... Meu nome faz parte de uma expressão q é pejorativa em outro idioma no qual posso ter contato com nativos. Gostaria de saber a possibilidade de mudança de Brainer para Briner, pois nesse caso a pronuncia em inglês conservaria a pronuncia portuguesa e mudaria o sentido evitando trocadilhos.

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 25 de fevereiro de 2017, 7h21min

    BRAINER

    É possível alterar o prenome BRAINER para BRENO, por exemplo. Mas não para BRINER, pois permaneceria prenome incomum, o que não é aceito pelo juiz. E deve ser através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas e respostas, documentos, prazos, meu e-mail etc)

    ERICH L. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    A

    Advaldo Domingo, 26 de fevereiro de 2017, 11h34min

    Olá! Meu nome é Advaldo Silva da Silva Filho, gostaria de mudar para Advaldo silva. É possível?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 26 de fevereiro de 2017, 11h39min Editado

    ADVALDO

    É possível excluir um dos SILVA. Mas o ideal seria substituir um dos SILVA por qualquer sobrenomes de seus avós através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas e respostas, documentos, prazos, meu e-mail etc)

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    A

    Advaldo Domingo, 26 de fevereiro de 2017, 11h57min

    Obrigado Hebert.

    Emily Santos

    Emily Santos Terça, 28 de fevereiro de 2017, 0h52min

    Olá, meu nome Emily Maria Santos, nunca fui zoada por causa do nome, porem acho muito comum e queria o sobrenome da minha mãe, que seria o Sutil e tenho 16 anos. Agradeço desde já.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 28 de fevereiro de 2017, 8h10min

    EMILY

    É possível incluir o sobrenome materno e em qualquer posição através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas e respostas, documentos, prazos, meu e-mail etc)

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 04 de março de 2017, 7h39min

    LEYLANE

    É possível substituir este segundo prenome CIRILA por algum sobrenome pertencente aos seus avós através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas e respostas, documentos, prazos, meu e-mail etc)

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Wander Silva

    Wander Silva Terça, 07 de março de 2017, 15h51min

    Meu nome é Wanderlucio tenho 18 anos, já sofri bastante por causa desse nome e quero simplesmente separar "Wander Lucio". É possível fazer isso sem grandes dificuldades?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 08 de março de 2017, 7h06min Editado

    WANDER

    É possível substituir ou separar o prenome WANDERLUCIO através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas e respostas, documentos, prazos, meu e-mail etc)

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    V

    Vinicio Correia Segunda, 27 de março de 2017, 21h08min

    Olá! Meu nome é Vinicio, mas, nunca gostei desse nome. Será que eu posso mudar meu nome para David?

    A

    agnailton costa dos santos Terça, 28 de março de 2017, 18h25min

    Gostaria de saber se é possivel mudar o meu nome, ninguém consegue pronunciar corretamente, muitos desistem de tentar a pronuncia e chamam de Agnaldo, riem muito do meu nome, com certeza é um nome muito diferente, penso na minha vida profissional as pessoas tentando me chamar pelo nome, vai ser horrivel. Nem minha namorada me chama pelo meu nome, todos me chamam pelo meu apelido "Guito", até mesmo meu professor do senai, pois ele não consegue acertar meu nome de jeito nenhum. Por já ser conhecido por todos como "Guito" gostaria de alterar meu nome para Guilherme que é o nome que chega mais perto de "Guito", ou até mesmo pelo meu apelido "Guito".

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 28 de março de 2017, 18h29min

    AGNAILTON

    É possível alterar seu nome para GUILHERME através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas e respostas, documentos, prazos, meu e-mail etc)

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    L

    Lorrayne Mesquita Domingo, 02 de abril de 2017, 15h22min

    Meu Nome é Lorraynne Com repetição de dois R e dois N Mas, uso apenas Lorrayne .. gostaria de mudar, para a forma que eu uso, sempre sofri Bullying, por isso, daria certo?

    W

    Williana Rodrigues Sexta, 07 de abril de 2017, 13h14min Editado

    Boa tarde! Como pode ver, meu nome é bem diferente e até hj não superei, o tempo inteiro sou zoada, as pessoas riem qnd falo meu nome, Demoram pra entender, meu circulo de amizades e familia me chamam de lia ou lili, posso mudar meu nome pra Lia ou pelo menos Liana?
    Obrigada!!

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 07 de abril de 2017, 13h25min

    WILLIANA

    É possível alterar seu nome para LIANA ou ANA através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas e respostas, documentos, prazos, meu e-mail etc)

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com