O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    E

    Ed Leoni Sábado, 21 de junho de 2014, 0h07min

    Será que para essa ação é cobrado alguma taxa? E quanto a mudança do sobrenome eu posso fazer ainda menos de idade (com o apoio dos meus pais). E você faria esse serviços no ABC Paulista?

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 21 de junho de 2014, 8h04min Editado

    ED

    Diretamente no cartório não há necessidade de advogado não havendo honorários advocatícios. Pela via judicial a tabela da OAB arbitra em 3 salários mínimos o valor mínimo dos honorários advocatícios. Eu somente advogo na Capital.

    HERBERT C. TURBUK

    H

    Hugo Luminato Quinta, 17 de julho de 2014, 1h20min

    Olá. Meu nome é Hugo Ferreira Henrique e tenho 23 anos. Pesquisando sobre a minha arvore genealógica, descobri que toda a minha familia possuía o sobrenome "Luminato", desde muitos anos. E que, quando chegou no meu avô, o nome foi alterado. Eu posso mudar o meu nome para Hugo Henrique Luminato? E recuperar assim o sobrenome que minha linhagem costumava ter?

    Obrigado!

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 17 de julho de 2014, 5h25min Editado

    HUGO

    É possível a inclusão do sobrenome LUMINATO somente se ele for de ascendente em linha reta (pais, avós, bisavós, trisavós) e somente se você providenciar registro civil dele.

    HERBERT C. TURBUK

    M

    Marcia Souza Quinta, 17 de julho de 2014, 14h47min

    ola ,meu nome é Marciana e gostaria de mudar de nome, me trás muito constrangida este nome , gostaria de mudar mas ñ se qual o nome usar, e como faço. Minas amigas me chama de Márcia. É preciso ter advogado?

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 17 de julho de 2014, 16h13min Editado

    MARCIA

    É muito simples substituir o prenome MARCIANA por MARCIA ou MARIANA através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado junto ao fórum de sua cidade.

    HERBERT C. TURBUK

    M

    Maria Nélida Sexta, 18 de julho de 2014, 14h30min

    Existe a possibilidade de inversão de sobrenomes?Tipo assim: nome da mãe - Lilian de Anunciação Gouveia Carvalho / nome do pai - Reinaldo Oliveira Carvalho.Esse casal terá um filho que se chamará João. Pro nome da criança não ficar João de Anunciação Gouveia Carvalho(ja que a mãe quer colocar os 2 sobrenomes e João de Anunciação fica feio) poderia inverter e ficar: João Gouveia de Anunciação Carvalho?
    Obrigada!

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 18 de julho de 2014, 15h38min Editado

    MARIA NÉLIDA

    Se o filho ainda vai ser registrado é possível. Se o filho já foi registrado dependerá de processo e da decisão do juiz.

    HERBERT C. TURBUK

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 21 de julho de 2014, 11h16min Editado

    KATI JAQUES

    Deve ir a um escritório de advocacia cível para que o advogado ingresse com AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL junto ao fórum da cidade onde reside visando alterar seu prenome. Processo simples, rápido, barato.

    HERBERT C. TURBUK

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 21 de julho de 2014, 11h34min Editado

    KATI JAQUES

    A tabela da OAB arbitra os honorários advocatícios em 3 salários mínimos. Veja mais no blog abaixo.

    HERBERT C. TURBUK

    L

    LuanaVanessa Segunda, 21 de julho de 2014, 14h12min

    Olá sou uma transgenero tenho 18anos e meu nome de batismo (lucas vanderlei) me constrange demais qdo apresento rg etc...sou conhecida pela familia e amigos como Luana, até na escola sou tratada como tal pois é um direito meu. Gostaria de mudar na certidão RG CPF e carteira de trabalho, moro no interior do Paraná como é o procedimento q tenho q fazer? Gostaria de me chamar Luana Vanessa. O genero masculino tb muda? Qnto tempo leva? Estou querendo casar mas com meu nome social pois meu marido é hetero e seria constrangedor para nós e nossas familia. Obrigada

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 21 de julho de 2014, 14h25min Editado

    LUANA

    Inicialmente deve alterar o prenome para feminino através de ação de retificação de registro civil. Processo simples, sem audiência, com provas somente escritas. Posteriormente, e somente após a cirurgia de mudança de sexo, é que se pode ingressar com ação de mudança de sexo. Inclusive são juízes de áreas diferentes. E há necessidade de prova médico pericial.

    L

    LuanaVanessa Segunda, 21 de julho de 2014, 14h33min

    Herbert em que orgão publico ou onde tenho que ir para fazer retificação do registro civil? Faço 19 anos em Outubro quero mudar o quanto antes pois tenho medo de não conseguir depois. Não vou precisar pedir um advogado? Obrigada

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 21 de julho de 2014, 14h41min Editado

    LUANA

    Somente por advogado. E ele ingressará com a ação judicial no fórum da cidade onde reside.

    HERBERT C. TURBUK

    W

    Wanda Castanho Quarta, 23 de julho de 2014, 10h56min

    Dr . Herbert , eu era conhecida por todos como Wanda (não gostaria de expor meu nome aqui) , mas mudei de cidade faz tempo e minhas amigas quase não tenho mais contato , ficaria difícil provar não é ?
    E caso conseguirmos judicialmente , será que daria muito trabalho pra trocar o nome no banco , a certidão eleitoral , e certidão de nascimento e documentos ?
    Agradeço desde já.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 23 de julho de 2014, 11h02min Editado

    WANDA

    Estas alterações posteriores são tão simples quanto a da mulher que se casa e inclui o sobrenome do marido. Isto porque os números dos documentos não mudam. Normalmente as ações de retificação de registro civil não têm audiência. A prova é documental e as pessoas que a conheciam como WANDA podem fazer declarações escritas atestando isto. Agora resta saber se o seu nome atual permite alteração.

    HERBERT C. TURBUK

    H

    Hugo Luminato Sábado, 02 de agosto de 2014, 22h52min Editado

    Obrigado!

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 03 de agosto de 2014, 8h40min Editado

    HUGO

    É possível somente incluir o sobrenome bisavoengo. A maioria dos juízes aceitam que o requerente escolha a posição em que será incluído. Se incluir enquanto solteiro poderá excluir algum outro sobrenome quando for se casar.

    HERBERT C. TURBUK