O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    J

    Juka43 Quinta, 11 de setembro de 2014, 7h58min

    Mas é veridica essa informação que é possivel a alteração quando eu atingir a maior idade? Porque eu faço em janeiro e se for um processo mais simples prefiro esperar. E qual o tempo médio para a resolução desse processo?

    H

    Herbert C. Turbuk Adv/SP Quinta, 11 de setembro de 2014, 11h50min

    JUKA

    Está previsto nos artigos 56 e 110 da Lei de Registros Públicos. Mas na prática, os cartório dizem não saber de nada. E dizem que somente através de advogado e com início no forum. Portanto, compareça já no cartório onde foi registrado e pergunte.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    J

    Juka43 Quinta, 11 de setembro de 2014, 12h41min

    Haa... Então isso só é possível no cartório em que fui registrado? Por que fui registrado em outro estado por isso seria um pouco complicado. Mas essa AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DO REGISTRO CIVIL seria necessário uma audiência e há a possibilidade do juiz negar o pedido? O senhor acha que ele negaria mesmo sendo esse nome q acho que todos concordam que é estranho e feio? E outra pergunta, esse processo demora muito e é muito complexo? porque preciso entrar na faculdade ano que vem mas não pretendo entrar com esse nome por me trazer constrangimento. E já posso entrar com essa ação imediatamente mesmo sendo menor de idade?
    Agradeço pelas respostas e atenção!!!

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 11 de setembro de 2014, 15h23min

    JUKA

    Pelo artigo 56 e 110 da LRP somente no cartório onde foi registrado. Pelo artigo 58 e 109 pelo fórum da cidade onde reside através de advogado. Portanto, a escolha é sua.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 08 de outubro de 2014, 6h39min

    DENILCE

    SUA PERGUNTA:
    Meu nome é Denilce Maria A. B. e por causa de sempre lerem meu nome como \"danilo\" na escola devia a minha grafia eu adotei o Y informalmente sempre escrevendo Denilcy e abreviando o Maria para Mª, gostaria de saber se posso mudar essa letra do primeiro nome e excluir o maria ficando só com o meu sobrenome do meio A. e o do meu marido ou ficando só com o sobrenome do meu marido.

    RESPOSTA:
    Não é possível porque no casamento pode haver somente inclusão do sobrenome do cônjuge. Sua pretensão deve ser tentada pela via judicial através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. Inclusive, é possível substituir DENILCE MARIA por somente DENISE, caso queira.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    T

    Thaianna Quinta, 16 de outubro de 2014, 1h41min

    Oláa . meu nome é Taianara Moraes de Almeida Lima e Silva , tenho 17 anos e queria muito mudar e poder abreviar meu nome porque é grande e ridiculo, sou muito zuada com isso principalmente no colegio, me chamam de filha do imperador, de japonesa india. é muito chato. queria colocar um nome diferente do meu tipo Flávia almeida moraes . é possivel? oque devo fazer? é de graça?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 16 de outubro de 2014, 5h52min

    THAIANA

    Quando você completar 18 anos (mas até antes dos 19) você pode substituir seu prenome THAIANA por FLAVIA diretamente no cartório de registro civil onde foi registrada com base no artigo 56 da lei de registros públicos. Quanto ao sobrenome, qualquer tentativa deverá ser pela via judicial através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    L

    Larissa Sexta, 24 de outubro de 2014, 9h59min

    posso mudar o nome para o meu nome artistico ?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 24 de outubro de 2014, 10h09min

    LARISSA

    Somente pela via judicial é possível incluir apelido artístico ao seu nome atual. Não é possível excluir o prenome nem os sobrenomes, somente incluir um apelido. Devo lembrar que a prova do uso público e notório é apelido é muito difícil. No último caso que tive foi reunido mais de 100 documentos comprobatórios.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    R

    Rita Sábado, 25 de outubro de 2014, 11h39min

    exemplo : "meu nome é" rita victoria silva bueno " teria como eu tirar o vitoria e substituir por outro nome ou tirar o rita , por um nome artistico , vou mudar de pais e seguir a carreira artistica

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 25 de outubro de 2014, 12h46min

    RITA

    Normalmente, os processos que ajuízo para incluir apelido artístico tem como prova um prazo médio de 10 anos de uso público e notório de utilização do referido apelido. As provas são impressos, marketing, site, ingressos, shows etc. Além de declarações de 10 testemunhas. Ou seja, primeiro o requerente tem que comprovar que é conhecido pelo apelido há muitos anos para somente depois requerer sua inclusão em sua certidão de nascimento.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 20 de novembro de 2014, 6h24min

    LINANDRO

    Sim é possível corrigir a grafia de seu prenome pela via judicial.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Rodrigo Ferreira

    Rodrigo Ferreira Quinta, 20 de novembro de 2014, 6h28min

    Ola Hebert,

    Me chamo Rodrigo e gostaria de mudar meu nome pois estou indo morar nos Estados Unidos e gostaria de usar um nome que fosse comum tanto aqui no Brasil como la nos EUA. é possivel?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 20 de novembro de 2014, 6h37min

    LINANDRO

    Prenome semelhante.

    RODRIGO

    Nos USA você pode alterar seu prenome até pelo "pelo correio". Após alterado lá você pede a alteração do seu registro de nascimento brasileiro através de ação de retificação de registro civil promovida por advogado. Mas tem que ser um prenome aceito aqui. Ou seja, não escolha prenome tipicamente americano (ex: Scott, Donovan etc).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    N

    Natã Segunda, 24 de novembro de 2014, 2h03min

    Ola, me chamo Natã, tenho 16 anos gostaria de alterar apenas a forma do meu nome ser escrito, com than no final (Nathan). Praticamente a maioria dos casos não aparece o acento no meu nome (CPF, Cartoes do banco, lista de chamada), e em consequência disso as pessoas acabam errando meu nome, causando um pouco de constrangimento em mim, gostaria de saber se posso mudar, e se puder como eu devo fazer, obrigado.

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 24 de novembro de 2014, 5h13min

    NATÃ

    Através de AÇÃO DE RETFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível alterar a grafia do seu atual prenome.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Gabriela Santos

    Gabriela Santos Segunda, 24 de novembro de 2014, 14h18min

    Olá, meu nome é Miriã, tenho 17 anos, eu odeio meu nome, pois todo mundo me chama de Miriam, que esta errado tanto na escrita quanto na pronúncia. Ninguém pronúncia meu nome corretamente, por isso fazem piadas de mim o tempo todo. Gostaria de saber se posso trocar meu nome por Beatrice.
    E tenho outra duvida também, poderia ser usado por um nome japonês? Pois sou conhecida como Rin Ki

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 24 de novembro de 2014, 14h24min

    GABRIELA

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL é possível alterar seu prenome MIRIÃ por outro que goste e que comprove que é conhecida por ele. Quanto ao apelido RIN KI não será possível.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com