Boa tarde !

Não sei se selecionei a catergoria correta, mais... preciso de uma resposta.

Meu irmão foi até uma concessionária fechar negocio na compra de um carro, em princípio gostou muito do veiculo, e como estava com um amigo a empogação falou mais alto.... pois bem, acabou que fechou negocio com essa concessionária e por ser uma pessoa totalmente leiga no assunto ( o que nao justifica ) assinou a documentação sem ao menos ler. Quando ele menos espera chega um boleto enorme com todas as prestações do veiculo, porem meu irmão nao queria mais o tal veiculo, entrei em contato com o vendedor da empresa para saber como poderiamos proceder, mais nao tive muito sucesso. Agora gostaria que alguem me explicasse como devo proceder? Meu irmao nao quer mais o veículo, e esta disposto a pagar " multa contratual" por desistencia, caso houver, o que devo fazer? vou precisar de algum advogado? lembrando que nessas alturas do campeonato por ele ( meu irmao ) nao ter pago a 1º parcela, o nome dele com certeza ja esta com restrição.

Fico no aguardo,

Obrigada Raquel

Respostas

    J

    Jaime - Porto Alegre Quarta, 20 de abril de 2011, 19h38min

    Raquel,
    Na verdade o seu irmão firmou um contrato de financiamento. Portanto, o banco financiador não tem interesse nessa rescisão. Se ele não pagar, o banco entrará com busca e apreensão do veículo e vai levá-lo a leilão. Somando-se as prestações atrazadas, juros, correção monetária, multa, despesas judiciais e do leiloeiro, o valor apurado na venda talvez não cubra nem a metade da dívida. Portanto o seu irmão vai ficar endividado.
    Um abraço,
    Jaime

    A

    AdvTrabalhista Iniciante Quinta, 21 de abril de 2011, 15h33min

    Raquel, deixar o carro ser apreendido não é a melhor solução. Penso que, como o negócio já foi consumado, a melhor alternativa é você vender o carro e liquidar o empréstimo antecipadamente. Fazendo assim, vc terá direito ao desconto proporcional dos juros, ou seja, quanto mais tempo estiver faltando para a última prestação, maior será o desconto. Se vc ainda nem pagou a primeira, o valor a vc liquidar deverá ser muito próximo do valor do empréstimo que vc pegou, pois só deve ser cobrado o IOF e os juros do período utilizado. Espero ter ajudado! Saulo

    J

    Jaime - Porto Alegre Quinta, 21 de abril de 2011, 16h53min

    Vender prá quem? O Carro está alienado e sem anuência da financeira não se consegue transferir o carro. Para isso teria que achar alguém que se dispusesse a pagar o preço do carro e somente depois da liberação da financeira receber o recibo definitivo.

    A

    André Oliveira Silva Domingo, 24 de abril de 2011, 15h18min

    Raquel,

    O veiculo foi retirado da concessionária? Se não foi você podem propor pagar algum valor referente ao lucro da concessionária, comissão do vendedor e lucro da financeira. Calcule e ofereça menos que o valor total e veja a contraproposta deles.

    ?

    Raquel. Quarta, 27 de abril de 2011, 15h01min

    Muito obrigada pela orientação de todos!
    Fabio, realmente esse é a situação o veículo nem retirado da concessionaria foi ainda... vou fazer isso que todos me orientaram...

    Desde já Agradeço
    Raquel