Um servidor militar, hoje na reserva, teve seu direito a inscrição em curso de Estado maior negado e em virtude disso negada sua promoção.

Ao indagar a seus superiores o por quê dessas negativas, não teve respostas concretas.

Foi possibilitado a esse militar o direito de recorrer da decisão, e assim procedeu tendo negado mais uma vez o seu direito a matrícula no curso de estado maior e consequentemente a promoção.

No meu entender houve por parte do orgão adminstrativo um desrespeito ao princípio da ampla defesa e do contraditório insculpido no art. 5o. LV da CF, uma vez que não foi fornecido ao servidor informações que diziam respeito a sua própria pessoa e necessárias para que ele pudesse exercer plenamente o seu direito de defesa.

Minha indagação é se hoje caberia Habeas data para que esse servidor pudesse ter acesso a essas informações, e consequentemente tendo essas informações se ele poderia recorrer ao judiciário para pedir a sua promoção.

Um detalhe, tais fatos ocorreram em 1992.

Respostas

    ?

    Jorge Otávio Segunda, 22 de maio de 2000, 16h48min

    Caro colega,
    Nào só pode como deve.A configuração da denegação de informações por parte dos órgão militares(falo como militar reformado) é parte reinterada das organizações.Inclusive encontro-me com um caso semelhante ,onde o militar teve sua promoção preterida a sargento, por não ter condições médicas para tal e está há 11 anos estagnado no posto decabo,contudo fez uma série de exames anteriores a possível promoção, e a Marinha, no caso,manteve-o na ativa,não reformando-o,mas impedindo o acesso a nova graduação.Impetrar Habeas Data é condição sine quae non para lograr algum exito no tocante a provas,pois as instituições militares jamais cooperam a não ser via judicial.
    Qualquer coisa, pode contactar-me.

    Atenciosamente,

    Jorge Otávio

    M

    manoel josé ulisses Quarta, 30 de julho de 2008, 8h25min

    perfeitamente cabivel o habeas data, com subsequente MS, posterior ação indenizatória por abuso de autoridade e assédio moral,