F

    FLÁVIO BONIOLO - [email protected] Quinta, 21 de abril de 2011, 15h47min

    DIJALMA, ENTENDO QUE NÃO, POIS BIBLIA É UM LIVRO ESCRITO A MAIS DE 5.000 ANOS, COM IDÉIAS DAQUELA ÉPOCA E SOMENTE TEM APLICABILIDADE NO AMBIENTE RELIGIOSO (DOGMAS)

    O DIREITO TEM APLICABILIDADE EM TODOS OS SEGUIMENTO DA SOCIEDADE (ERGA OMINIS)

    E

    Elisete Almeida Sábado, 20 de agosto de 2011, 18h31min

    Olá Dijalma!
    Eu vejo na Bíblia uma fonte de normas para a época em que ela foi desenvolvida, mesmo porque, naquela época havia um grande temor aos deuses, por exemplo, a deusa Fides, os contratos escritos surgiram quando começou-se a perder o temor a esta deusa.
    Vc pode comparar a Bíblia com o Direito atual, por exemplo: a monogamia no casamento, não tenho a Bíblia ao meu pé, mas creio que diz algo como "deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne", vc encontra esta passagem no velho e no novo testamento (Gênesis e carta de Paulo aos Efésios), ou seja, antes e depois de Cristo. Também, quanto ao divórcio, e as segundas núpcias, mas, neste caso, apesar de se sentir algum reflexo no Direito Civil, pois o novo testamento, via com maus olhos a separação (nele vc encontra que uma pessoa pode se separar da outra, mas deve se mater assim), você terá que se apegar mais ao Direito Canônico atual.
    Espero ter ajudado atempadamente.
    Cumprimentos

    ?

    dijalma santos Quinta, 15 de setembro de 2011, 10h01min

    Sabemos que o direito canônico e o hamurabi são as primeiras leis da humanidade.
    Há uma monografia profunda editada pela RT sobre direito bíblico comparáveis atuais...tudo a ver.

    B

    Bruno Vinicius Quarta, 01 de maio de 2013, 15h30min

    O que temos na bíblia não é aplicado nem mesmo nas igrejas, quanto mais no direito contemporâneo.

    Um abraço
    Bruno Vinicius

    99% Ateu. Quarta, 01 de maio de 2013, 15h36min

    O ranço religioso está presente nos textos e nas normas.