PESSOAL, ALGUÉM EFETIVAMENTE JÁ CONSEGUIU ASSUMIR ALGUM CARGO PÚBLICO NA CONDIÇÃO DE DEFICIENTE, SOB A ALEGAÇÃO DE SER AMBLÍOPE? JÁ SABEMOS QUE EXISTEM JURISPRUDÊNCIAS E LEIS TRATANDO DO ASSUNTO, MAS A INSTITUIÇÕES ORGANIZADORAS AS ACEITAM PACIFICAMENTE OU TEMOS QUE RECORRER À JUSTIÇA PARA TERMOS ESSE DIREITO RESPEITADO? EU, PARTICULARMENTE, NÃO CONHEÇO NINGUÉM QUE TENHA PASSADO NUM CONCURSO E ASSUMIDO NESSA CONDIÇÃO; E VC?

Respostas

    L

    LIRIA REGINA Sábado, 23 de abril de 2011, 9h34min

    Bom dia a todos, tambem estou passando por uma situaçao inusitada devido a uma banca de concurso aqui em recife.
    Gostaria de uma orientaçao dos ilustres amigos.
    Fiz minha inscriçao para um concurso de guarda municipal, depois de uma semana a banca organizadora acatando ordem do ministerio publico abriu vagas para p.N.E, como so vi receber o laudo 5 dias depois, fiz o concurso disputando com todos. So deixei para tomar alguma atitude referente a minha situaçao depois do resultado preliminar, quando saiu esse resultado liguei pra organizadora e me informaram que eu deveria enviar via fax a solicitaçao da transferencia para p.N.E juntamente com o laudo, assim o fiz.
    Me pediram para aguardar o resultado sair.
    Quando o resultado saiu, meu nome nao estava incluido.
    Somente duas pessoas portadoras passaram com vagas para tres.
    Sou portadora do cid h54.5 (baixa visao no olho esquerdo).
    Entao, gostaria de saber qual passo devo tomar? Procuro logo o ministerio publico? Advogado? Existe dentro do mp algum defensor que defenda isso para mim???
    Aguardo resposta: lili

    M

    MVR Sábado, 19 de novembro de 2011, 0h47min

    Lili, possuo cid h 54.5, pois tive toxoplasmose na retina, sabe me informar se eu me enquadro como PNE?
    Obrigado

    L

    LIRIA REGINA Terça, 23 de maio de 2017, 21h42min

    Bom dia/tarde/noite.
    Devido a inúmeros email's que tenho recebido em relação a dúvidas oriundas da visão monocular para concursos públicos, venho dizer que obtive êxito em alguns concursos, embora tenham sidos municipais.
    Bem, o primeiro passo é buscar um profissional na área em oftalmologia, fazer todos os exames inerentes à deficiência.
    Informe ao mesmo que vocês concorrem como portadores de deficiência em concursos e solicitem um laudo discriminando a deficiência de vocês. O correto é de 6 em 6 meses solicitar renovação do laudo, pois algumas bancas solicitam laudo com validade dos últimos 6 meses, outras solicitam com validade de até 1 ano.
    Meus cid's são H53.0 H54.4 e H54.5
    Confesso que passei por uma junta médica rabugenta, que mau olharam para meu laudo, a única coisa que a médica me perguntou foi de que seria minha deficiência? Se eu fosse de má fé, hoje estaria em posse sem ser incomodada em passar por uma perícia detalhada.
    A toxoplasmose também é caracterizada como visão monocular, pois um amigo tem e passou para no TRF senão me engano e tomou posse.
    Bem, meus queridos e queridas concurseiros, estou a disposição de quaisquer outras dúvidas, e terei o maior prazer em responder dentro de meus conhecimentos.
    Abraços

    Alisson Brito Lira

    Alisson Brito Lira Sexta, 04 de agosto de 2017, 13h25min

    Olá, eu tenho AMBLIOPIA no olho esquerdo, eu tenho direito a ocupar vagas reservadas a deficientes no mercado de trabalho? E para concurso também? Como do entrada para conseguir isso?

    L

    LIRIA REGINA Segunda, 07 de agosto de 2017, 11h42min

    Alisson, indico que você procure um oftalmo para que ele lhe consulte e tire suas dúvidas.
    Você em posse de laudo é so se inscrever como deficiente e seguir conforme o edital pede.
    E quanto a emprego privado, cabe vc ir à agencia de emprego e ver qual vaga está disponível para deficiente visual ou qlq tipo de deficiencia.