Caros,

Gostaria de um parecer sobre uma situação: tenho duas filhas pequenas e moro em um condomínio (contrução recente). O morador do apto abaixo do meu tem se queixado sobre o barulho gerado no meu apto. Já tive uma reunião com o síndico e o reclamante mas não houve evolução; tenho sido extremamente rigoroso e educado minhas filhas para não fazer barulho (compreendo o direito de outro morador mas estou punindo minhas crianças pela intolerância alheia!).

Também coloquei tapetes no apartamento para minimizar ruídos, visto que a construção é relativamente nova (5 anos). O fato ruim é que o reclamante frequentemente grita palavrões e minhas filhas estão "aprendendo" este linguajar chulo com ele... já registrei um BO por injúria...

Outros moradores dão festas, crianças choram, casais brigam, solteiros ouvem música, cães latem em outros apartamentos (inclusive no dele). Engraçado que quando encontro ele nas dependências do condomínio ou na rua, ele foge!!

Repito: compreendo o direito dele mas a situação está ficando absurda! Ele já reclamou do barulho quando eu nem estava em casa... minha relação familiar está ruim, sinto-me acuado em minha própria casa. Na última reunião com o reclamante, coloquei-me totalmente à disposição para qualquer eventualidade, mas não é este caminho que ele resolveu adotar.

Obrigado!!

Respostas

    M

    maspp- Rio de Janeiro Terça, 26 de abril de 2011, 0h12min

    FabioC

    Você tem Direitos e Deveres, e como já tomou as medidas devidas para sanar o barulho do piso, não resta muita coisas para fazer.
    Mas o melhor é escrever no Livro de Ocorrências que fica na portaria do condomínio, pedindo, que o síndico tome as medidas em relação ao morador do apto abaixo. Pois vc fez a sua parte, cabe ele fazer a dele e parar de gritar.

    A convivência em condomínio é muito complicada, mas tentamos fazer o melhor para se viver em paz.Sabemos que não é um exagero dizer que um condomínio é como uma pequena sociedade. Por isso, para que funcione perfeitamente, cabe aos seus moradores assumirem responsabilidades e cumprirem regras de convivência e manutenção da ordem.
    Em tempos onde pequenas confusões viram grandes problemas judiciais, está cada vez mais claro como é importante estar ligado no que a convenção permite ou não no condomínio
    Veja pequenos cuidados e dicas para garantir que tudo sempre corra bem:

    Tenha uma cópia atualizada da convenção do condomínio em casa para consulta.
    Frequente as reuniões de condomínio, afinal, as decisões são tomadas nesses momentos e é lá que sua opinião pode mudar algumas coisas
    Antes de tomar medidas extremas, consulte as regras e veja se não há como resolver tudo de maneira amigável
    Muitas vezes, pequenas exceções que podem parecer indefesas geram grandes confusões. Evite-as
    Preze pelo bom relacionamento com vizinhos e com a administração, procure ficar por dentro de mudanças. Entender como as coisas são feitas é importante para também entender decisões

    Faça sugestões, participe da vida do condomínio. Parceiros interessados sempre ajudam

    Pede uma posição do síndico a este respeito, faça tudo por escrito, pois caso venha dar algum problema vc tem como apresentar provas. E que de sua parte vc tem feito, resta a dele.

    O síndico tem que tomar uma postura mais firme e conversar com este morador.
    Para mim este seu vizinho é um covarde, pois quando se encontra com vc ele foge, ele não tem nem a cara de passar por vc.
    Siga sua vida e não prejudique suas filhas por uma pessoa que nem merece respeito.

    Viva sua vida como acha melhor, e paga para ver a postura adiante deste morador.

    Vivemos todos em um mesmo espaço, separados apenas por paredes.

    Em Assembléia , levante e fale tudo e peça uma posição da Assembléia.

    OBS.: Tudo que vc fizer ou falar , faça por escrito.Não dê a ele motivo para nada.

    Boa sorte

    G

    Giloca Terça, 26 de abril de 2011, 16h20min

    Olá.....
    Sofri 5 anos dentro de um apartamento que escutava todo e qq barulho de cima do meu....Discuti muito, e no meu caso a vizinha fazia intriga a todo mundo dizendo que eu nada tolerava....só que ela não dizia que mandava a menina dela correr a vontade por todo o apartamento.... Coloquei a construtora na justiça e saí de lá...Mas tenha a certeza que realmente qq barulho incomoda sim.... seja de crianças, cachorros, saltos....ninguém é obrigado a escutar barulhos de outros

    M

    maspp- Rio de Janeiro Quarta, 27 de abril de 2011, 0h24min

    Giloca

    Concordo como vc, mas as Construtoras para baixar os preços dos imóveis(ter mais lucros) estão fazendo as paredes muito finas e sem qualquer tipo de acustico. Agora não adianta você vender seu imóvel e ir para outro , terá o mesmo problema, a não ser prédios antigos que eram bem construidos, paredes grossas , salas amplas. Mas nos dias em que vivemos onde falta moradias fica inviável ter aptos grandes.

    Agora gostaria de saber o que deu seu processo com a Construtora, Ela ganhou????

    Boa sorte

    ?

    FabioC Quarta, 27 de abril de 2011, 12h42min

    Olá Giloca,

    Eu sei o que você está dizendo. Posso dizer que vivi os dois extremos da situação; logo que me mudei, o vizinho do apto de baixo (que se mudou e deu lugar ao atual...) dava festas homéricas e o barulho me incomodava sim.

    A diferença é que consegui conversar com o vizinho e chegamos a uma solução! Ele tinha o direito de reunir os amigos, só que havia hora de amenizar o barulho.

    O que enfrento hoje é que qualquer som dentro do meu apto é motivo. Tenho necessidade de estudar ou eventualmente trabalhar em casa e para isso preciso de silêncio; ou seja, sou o primeiro a ser incomodado...

    Perdão por ser indiscreto... você tem filho(s)? Caso sim, acha justo ser um verdadeiro carrasco em sua própria casa? Tenho que me lamentar por ter filhos saudáveis? Já se sentiu acuada em sua própria casa?

    Estou buscando uma solução para o problema. Sou avesso a intrigas e picuinhas, acho isso muito imaturo. Como disse anteriormente, acabo escutando também a atividade dos outros vizinhos e nem por isso faço uma "caça às bruxas".

    Este mesmo vizinho deixou seu cachorrinho latir das 23:00 até 23:30 do dia 26/03/2011; o que você me diz? Não reclamei pois não quero entrar em guerra, quero uma solução!

    Agradeço seus comentários e participação!!

    M

    Marisa Quinta, 28 de abril de 2011, 10h18min

    Oi

    Porque vocês não tentam um isolamento acústico nos seus apes e param de perturbar síndico e vizinhos?

    Nem é tão caro. O problema é que todos esperam que o outro faça alguma coisa quando seria tão mais fácil a gente fazer, não é mesmo? Como se diz: o problema não é da matemática e sim do aluno que não consegue resolvê-lo.

    Pronto, já disse, estou aguardando as pedradas.

    Abraços

    M

    maspp- Rio de Janeiro Domingo, 01 de maio de 2011, 3h03min

    Marisa| S�o Paulo / SP

    Isolamento acústico é caro sim,já tentei colocar no Salão de festa . Não há como pagar este dinheiro todo, mas pertubação ao síndico é normal, ele esta ali para tentar resolver da melhor maneira a situação, agora o que não pode é vizinho reclamar sempre sem ter as vezes motivo. Como sabemos que não temos como controlar crianças, temos sim como administrar dentro de nossa casa.

    O aluno as vezes consegui resolver, mas as vezes o professor que não sabe passar a materia direito.

    Você não precisa aguardar as pedradas, pois as vezes temos que falar, tentamos sim passar um caminho para tentar resolver da melhor maneira.

    Mas gostei : Pronto , já disse, estou aguardando as pedradas.

    Bjos

    ?

    FabioC Segunda, 02 de maio de 2011, 7h41min

    Marisa,

    Esta atitude de "aguardar pedradas" é que serve de combustível para encrencas maiores; não acho que essa seja a melhor abordagem para qualquer problema.

    E quanto ao "perturbar vizinhos e síndicos", às vezes quem se posiciona assim acaba não percebendo o próprio incômodo que causa (preocupa-se tanto com o que os outros fazem que acaba ficando cego em relação às suas próprias ações)...

    Quem vive em apartamento, produz algum som, impossível ficar no silêncio absoluto. Perceba, estou falando de atitudes excessivas, reações explosivas. Vc resolve tudo assim?

    Abraço,

    FabioC

    M

    Marisa Segunda, 02 de maio de 2011, 18h49min

    Fabio

    Como eu tenho que administrar prédio de temporada morando em São Paulo, por absoluta falta de candidato morador, eu tenho que delegar muito. O que eu já fiz foi pedir a duas moradoras que na hora da "chiadeira" entrassem cada uma num apartamento para ver o que de fato ocorria. E constatamos que não existia barulho. E mandamos uma correspondênica à reclamante pedindo que parasse de perturbar. Por enquanto ela parou, daqui a pouco só Deus sabe, a gente vai levando.Eu estaria disposta até mesmo a tentar conseguir um medidor de decibel, não precisei chegar a tanto e não sei se é possível, mas eu tentaria até isso. Porque em prédio de temporada eu jamais conseguiria um quorum para enquadrar alguem como antisocial.

    Mas no meu ape, porque tenho muitos sobrinhos, eu coloquei um isolante debaixo do meu piso, e nunca mais tive reclamação de barulho por parte do vizinho de baixo e nao ficou caro, quem sabe seja uma saída para você? Ou colocar placas de isopor por baixo dos tapetes? Isopor tb costuma ser um exelente isolante. Quem sabe tentar buscar no mercado um medidor de decibeis e provar que você está rigorosamente dentro do seu direito?

    Porque uma coisa é fato: morar em condomínio é um constante exercício de paciencia, e algumas pessoas sempre serão bem menos tolerantes do que outras. E querem conforto de casa térrea, coisa que não é possível mesmo, ao menos não em prédios populares.

    E nada a ver, mas quem acha incômodo morar em condomínio deveria experimentar morar em rua de feira. Você acorda de madrugada e ainda passa o dia sem o carro.

    Abraços, espero que você solucione o seu problema.

    M

    malquita Segunda, 02 de maio de 2011, 20h27min

    No meu caso e um pouquinho pior, pois acabei de mudar, ainda tenho menos de um mes no apto, e recebi algumas ligacoes da portaria dizendo q estava fazendo barulho, inclusive uma dessas ligacoes foi as 10h da manha pq meu filho de 2 anos estava jogando sentado no chao uma bola... e p/ completar descobrimos q o reclamante e o sindico. E hj acabei de receber uma advertencia da administradora deixando claro q da proxima vez seria uma multa no valor de 5x o valor do condominio... Eu estou totalmente perdida com essa situacao, pois nao tive nenhum problema semelhante no outro apto q morava, e sem falar q nao conheco a cara desse cidadao, pai de outra criancinha...

    M

    Marisa Segunda, 02 de maio de 2011, 21h29min

    Oi Malquita

    O problema é que cada vez as construtoras fazem um isolamento pior, e isso acaba se refletindo na qualidade de vida das pessoas. Crianças choram, cachorros latem, não tem jeito.

    Talvez se você perguntar a ele que tipo de isolamento o pessoal está usando?

    E no caso da multa que eu saiba eles é que terão que provar a infração. Veja o que diz a sua convenção e para quem você poderá recorrer. No meu caso por exemplo o condômino pode recorrer das multas para a assembleia e com certeza terá mais gente com criança por aí, certo?

    Abraços

    S

    Sílvio L.D.S J Rio Preto Quarta, 04 de maio de 2011, 17h44min

    Negócio é dificil mesmo. Infelizmente nem sempre teremos toda a liberdade como se morassemos numa residencia.
    Mas mesmo assim tem muita gente chata que não quer ouvir um pio sequer. Ai já é impossível.
    Se o seu vizinho faz barulho reclame sim e muito, e faça isso de forma escrita.
    Quando a causa for parar na justiça vc terá provas de que ele também icomoda os outros, principalmente com animais.
    No mais vai levando e deixe as crianças brincarem de dia, a noite seja mais rigoroso e de dia deixe icomodar bastante o mala, afinal ele parece ser muito chato e não se esqueça de reclamar de qualquer barulho do seu vizinho.

    M

    Makamaxo Segunda, 13 de junho de 2011, 15h26min

    Fábio,

    estou com um problema bem parecido com o seu. Minha vizinha e agora o marido dela do ap de baixo, vivem reclamando do barulho do meu AP.Tenho um bebê de 1 ano e 1 mês, que acorda as 6 da manhã e quer brincar.Eu consigo segura-lo até as 7, mas depois eu e meu marido precisamos arrumar as coisas para irmos trabalhar, então ele abre armário, bate brinquedo no chão, e se tentá-lo colocar no chiqueirinho ou no carrinho ele chora de berrar e ira incomodar mais pessoas. Poxa, ás 7 da manhã de segunda -feira, até onde eu sei é normal que as pessoas já estejam de pé para ir trabalhar...então acho que não é para tanto.
    Hoje o Marido da vizinha bateu em minha casa, com uma cara de que estava muito bravo. Ele disse que tem muito barulho, ate as vezes a 1hora da manhã, eu disse que não pq meu filho está dormindo, as vezes ele chora, ai eu tenho q sair correndo(normal de qualquer criança).Ai perguntei a ele se a filha dele que tem a msm idade do meu filho não brinca no chão, ele me respondeu que sim mas respeitando os vizinhos. Mas ele vive batendo na parede para me repreender do barulho, será que não incomoda o vizinho de baixo???Óbvio que sim!
    E mais, eu escuto eles tbm, a vizinha de cima com o marido, os vizinhos que colocam pagode muito alto, e não reclamo.Eles não podem ser mais tolerantes????
    Hoje eu acabei sendo mau educada!!
    Eu não consigo dormir cedo, mas acordo cedo, e as vezes tropeço em algum móvel, gosto de tomar banho tarde....não vou mudar meus hábitos por causa deles.Não posso viver no apartamento que suo para pagar o aluguel???
    Se eles não têm dinheiro para morar em um lugar com um isolamento acústico melhor, precisam ser mais tolerantes!!Eu tbm não tenho e não fico importunando o resto do prédio.
    Eu tenho receio que esse casal de baixo, queria processar-nos e use os vizinhos de cima (dos quais são super amigos) como testemunha.Se fizerem isso vou começar a reclamar do prédio inteiro.
    Na boa, não sei o que fazer...

    M

    maspp- Rio de Janeiro Quarta, 15 de junho de 2011, 0h10min

    Makamaxo,

    O bom é vocês tentarem diminuir o barulho, pois ninguém é obrigado a ficar escutando tanto barulho. O que se pode fazer é tentar arrumar os brinquedos antes de dormir, pois assim quando precisar acordar depressa, você não deixará cair nada no chão.
    Falo isso, pois estou tendo este mesmo problema com dois vizinhos no prédio que administro.
    Moradores só sabem reclamar, o morador de cima tem crianças, e não podem fazer nada, que o morador de baixo começa a bater no teto do apto.
    Fica muito difícil, pois ninguém que aceitar nenhum tipo de barulho, se não quer ouvir nenhum barulho tem que se mudar para uma casa.
    Pois viver em condomínio tem que haver um pouco de paciência, com algum tipo de barulho, isso é viver e conviver em uma comunidade.
    Eu como administradora tento conversar com os moradores e até mandar um comunicado, explicando que temos que ter um pouco de paciência , com as crianças, pois elas não sabem que incomodam os vizinhos. Eles são apenas crianças, e não podemos punir as crianças por serem crianças.

    Cabe o síndico intervir as vezes, para que nada de ruim aconteça. Brigas e até mal estar entre vizinhos.

    Boa sorte

    M

    MLaura Quarta, 06 de julho de 2011, 13h37min

    moro em uma vila e recentemente o proprietario de algumas casas esta alugando as casas para varias pessoas juntas para conseguir o valor que ele quer de aluguel( que é mto alto).
    O condominio esta virando uma republica.
    nos fins de semana as casas fazem festas, as quais acontecem de tudo inclusive uso de drogas inlicitas, com som altissimo e vozes das pessoas tb altissimas até pela madrugada afora. Qdo chamamos a policia eles ficam quietos e a policia não pode dar o fragante.
    essas pessoas se tornam agressivas qdo alguem vai reclamar do barulho.
    Em que art, da lei do inquilitano podemos nos resguardar?
    obrigda

    M

    MLaura Quarta, 06 de julho de 2011, 13h40min

    Participação em reuniões de condominio

    Sou inquilina e o proprietario não me permite participar das reuniões nem mesmo para assistir.
    Depois aparece om cotas extras e quer nos obrigar a apagar, e sabemos que as cotas extras e de obrigação do proprietario.
    Qual art, na lei do inquilinato posso me resgardar para não pagar essas cotas e poder assistir as reunioes?
    obrigda

    H

    Hen_BH Quarta, 06 de julho de 2011, 15h59min

    MLaura,

    Primeiramente, você tem de saber a que exatamente se referem estas "cotas extras". Se são para fazer face a despesas extraordinárias (reformas, pinturas etc.) serão de responsabilidade do locador, ou seja, o dono do imóvel.

    A lei 8245/91 diz que:

    "Art. 22. O locador é obrigado a:

    (...)

    X - pagar as despesas extraordinárias de condomínio.

    Parágrafo único. Por despesas extraordinárias de condomínio se entendem aquelas que não se refiram aos gastos rotineiros de manutenção do edifício, especialmente:

    a) obras de reformas ou acréscimos que interessem à estrutura integral do imóvel;

    b) pintura das fachadas, empenas, poços de aeração e iluminação, bem como das esquadrias externas;

    c) obras destinadas a repor as condições de habitabilidade do edifício;

    d) indenizações trabalhistas e previdenciárias pela dispensa de empregados, ocorridas em data anterior ao início da locação;

    e) instalação de equipamento de segurança e de incêndio, de telefonia, de intercomunicação, de esporte e de lazer;

    f) despesas de decoração e paisagismo nas partes de uso comum;

    g) constituição de fundo de reserva."

    Ou seja, toda vez que o síndico cobrar a taxa de condomínio, ele tem de especificar no recibo qual valor se refere a despesa ordinária (que é paga pelo inquilino, ou seja, você) e qual valor é despesa extraordinária (paga pelo dono). Aí, nesse caso, o valor que você pagar a título de despesa extraordinária poderá ser abatido no valor que você paga de aluguel.

    Você realmente não tem direito de votar nas assembléias, pois não é proprietária. Mas não pode haver proibição de você assistir às reuniões, principalmente se elas ocorrerem na área externa dos apartamentos (hall, garagem etc.) pois o acesso a elas é livre a qualquer morador, seja ele dono ou não.

    Agora... o proprietário é síndico? Ele mora no prédio também? É o síndico também?

    Ab.

    ?

    FabioC Terça, 16 de agosto de 2011, 8h07min

    Makamaxo,

    Conversei com o síndico novamente e deixei claro para ele todas as medidas que estou tomando para diminuir qualquer eventual barulho. Comprei tapetes mais grossos, todos em casa estão usando chinelos, tenho explicado para minhas crianças que há pessoas que moram no andar de baixo, etc. Também me posicionei para o síndico que não desejo guerra, quero respeitar e ser respeitado.

    Tudo isso ajudou muito e o próprio síndico disse que eu estava no meu direito e que boa parte das reclamações, além de grosseiras e mal criadas, não eram fundamentadas... ele disse que iria conversar com o vizinho de baixo e me tranquilizou.

    Entendo e compartilho sua angústia e acho que você pode adotar um caminho parecido; não entre em guerra, não retribua ofensas, por mais difícil que isso seja!! Coloque-se serenamente e com a motivação de quem quer resolver a situação; informe-se quanto aos seus direitos, veja o que é cabível de reclamação mesmo e tome algumas medidas que possam ajudar sem te privar dos seus hábitos.

    Outra coisa: converse com os vizinhos, veja quem tem criança e se passam por algo semelhante. Participe da rotina do seu condomínio, vá nas reuniões pois dessa maneira você demostra interesse pelo todo (normalmente um vizinho "reclamão" só vê o prórpio umbigo e nem se dá conta do próprio barulho que produz).

    De fato não podemos punir crianças por serem crianças... temos que educar e orientar para justamente viver bem em comunidade! É uma fase e vai passar mais rápido do que você pensa! Infelizmente algumas pessoas moram em apartamentos e querem benefícios que só uma casa pode oferecer, além da questão da intolerância!

    Boa sorte e tenha paciência!!

    J

    Juana_ Quarta, 17 de agosto de 2011, 0h45min

    Olá pessoal, tenho algumas dúvidas sobre a questão do barulho no apartamento e condomínio. Tenho um filho de 2 anos e um cachorro.
    O vizinho de baixo (aproximadamente 70 anos) reclamou do barulho a noite. A gente (eu e meu marido) começou a se policiar a noite para não fazermos barulho, mas com uma criança de dois anos é um pouco difícil. A criança não entende o que se passa. A gente ainda tenta mudar a brincadeira mas no fim menino gosta é de bagunça.

    A estrutura do edifício não ajuda. Até a vassoura que a gente passa no apartamento dá pra escutar na casa do vizinho.
    A gente se pega reclamando com nosso filho mas percebemos(achamos) que não é o certo, criança chora, grita, corre. Se a gente reclama ele chora.

    Uma semana após a reunião o vizinho começou a fazer barulho no teto da casa dele quando a gente varre a casa, quando liga o som ou quando meu filho brinca com o carrinho no chão da sala. Ele já chegou até a gritar "cala a boca". A gota d'água foi quando ele começou a bater na própria porta com força até quebrar, então meu cunhado desceu pra ver o que estava acontecendo e ele esculhambou todo mundo da minha casa. E eu prontamente chamei a polícia pois o mesmo é descontrolado e semanas atrás ele inventou de tocar fogo em um lixo dentro de seu apartamento fazendo fumaça para todo o prédio. Ainda soltou piada. Outra vez inventou que estava criando um novo combustível e que por sinal incensava o prédio com um mal cheiro.

    Então fiquei sem saber com que tipo de pessoa estava lidando por isso chamei a polícia.
    A polícia vem mais para apaziguar as coisas mas no fim não resolve nosso problema. De lá pra cá não houve nenhuma bronca mas queria saber se existe alguma lei sobre barulho em relação a crianças, já que a síndica está fazendo um estatuto do condomínio e deve colocar algo sobre barulho.

    E o que poderíamos fazer com relação ao cachorro, ele só late quando o cachorro do vizinho sai pra passear, e quando a gente manda, ele para de latir.

    M

    maspp- Rio de Janeiro Domingo, 21 de agosto de 2011, 22h15min

    Juana_

    Este é o mesmo assunto que respondi acima, mas o assunto barulho dentro de unidades é o que mais esta acontecendo em condomínio as pessoas estão muito sem paciência. Mas esquecem que um dia eles podem fazer barulho e incomodar as pessoas também.

    Acho que o melhor caminho é em Assembléia colocar em votação sobre este assunto e colocar multa pesadas não só para quem faz o barulho e para quem reclama, pois ele reclama uma vez e acha que tudo que acontece a partir daí é o apto de cima.

    Passa este morador ser pior do que aqule que faz o barulho. Acho que multando os dois o assunto acabará ali.

    Boa sorte

    Patrícia Lino

    Patrícia Lino Terça, 08 de novembro de 2016, 15h04min

    Oi
    Estou com problemas em relação a barulhos em apto. Tenho um filho de dois anos e por enquanto eu e meu marido não conseguimos controlar suas brincadeiras e passadas, incomodando assim o apto de baixo. Entendemos que as crianças têm q ter educação, mas as vezes é muito difícil vc ficar o tempo todo controlando, já que temos outras coisas a fazer. No caso de meu vizinho de baixo