Meu filho de 7 anos foi agredido na escola onde estuda, por um menor que é da outra sala. O menor já deu um soco no meu filho, que não fez nada nem antes nem depois da agressão, exceto, chorar muito. O menor também já tirou sujeirinha do nariz e jogou no meu filho. O problema é que o dito menor tem deficiência mental (tem idade mental de 5 anos, mas idade cronológica e porte físico de 10 anos). Já procurei a direção da escola, conversei com a diretora e com a professora. Elas me falaram sobre inclusão, que não é possivel vigiar todos os passos do menor (que não para na sala de aula, fica andando pelos corredores, não obedece os adultos etc). A cidade é pequena, só tem uma escola pública que atende a faixa etária do meu filho perto de onde eu moro, e não posso (nem quero) mudá-lo de período. Gosto da escola e entendo a situação da professora e dos monitores, mas gostaria de saber: posso processar os pais do outro menor, pelas agressões e constrangimentos ao meu filho? O direito do outro não termina quando começa o direito do meu filho? Se a criança com DM pode frequentar uma escola regular, também não deve ser responsável pelos seus atos? Enfim, é possivel disciplinar uma criança com DM? Com o meu filho eu converso e oriento, mas ele merece ser alvo de agressão e constrangimento? E, então, posso processar os pais do outro garoto, já que eles não souberam educar (ensinar respeito, obediência e limites) ao seu filho? Por fv, preciso de orientação legal sobre o assunto.

Respostas

    C

    Caribe Terça, 26 de abril de 2011, 21h48min

    Vc pode processar tanto os pais da criança como o estabelecimento de ensino que já haviam sido notificados dos acontecimentos.
    Isso se chama Bullying (prática de intimidação, humilhação e/ou agressão no âmbito escolar), cabe danos morais pela falta de responsabilidade dos responsáveis direto e indireto da outra criança, há julgados nesse sentido.

    Simone Alvarenga

    Simone Alvarenga Terça, 11 de novembro de 2014, 0h14min

    Meu filho levou vários socos e chutes de outros dois garotos maiores do que ele, içou com o braço não apenas roxo mas criou um inchaço por baixo do hematoma porque foram vários socos, a coordenadora chamou meu filho e os agressores na sala e perguntou pro meu filho de dez anos como ele gostaria de resolver o assunto se podia ficar ali mesmo me senti ofendida já que ela deveria ter me chamado.nada foi feito como procedo posso dar queixa da coordenadora também essa escola tem vários episodios de violência, ele se sente humilhado está machucado o que eu faço

    E

    ed Terça, 11 de novembro de 2014, 2h36min

    A escola é mais culpada do que os próprios pais do menor deficiente, pois ela assume a responsabilidade quando o aceita como aluno ,se ele não tem condições deve ser afastado dos demais e ter uma educação especial , processe a escola e se não resolver também os pais do aluno problema.

    M

    marcia Quarta, 02 de setembro de 2015, 10h35min

    ontem meu filho de 14 anos ,foi para escola no horário habitual,como está tendo jogos internos dispensaram meu filho mais cedo sem meu conhecimento,em rua sem movimento próxima a escola meu filho foi surpreendido pelas costas por pancadas e chutes que o levaram ao chão ,partindo de uma outra aluna da escola e um rapaz que não é da escola,ele está com hematomas na cabeça e nas costas,na hora do acontecido meu outro filho que acabou de completar 18 anos foi avisado e se dirigiu para achar os agressores encontrou uma viatura da polícia relatou o fato aos policiais levaram meus filhos e meu irmão na busca dos agressores os encontraram meu filho os identificou os policiais perguntaram a meu filho menor que preferiu não registrar ocorrência,ele nunca esteve nesta situação e creio que por falta de experiência,em momento algum fui avisada,a escola é longe de minha casa e normalmente ele vai para a casa de meus pais próximo á escola e só a noite eles vem para casa,ao tomar conhecimento levei ele ao posto policial,e ao médico evou ter que fazer boletim tardio,eu preciso de orientação de como proceder porque como mãe meu desejo é de fazer justiça coma as mãos ,mas sei que não é assim que se resolve por isso quero tomar todas as medidas para que meu filho não se sinta mais injustiçado,o que posso fazer com todos os responsáveis.

    Leticia Neves

    Leticia Neves Quarta, 27 de abril de 2016, 1h17min

    Minha filha de 1 ano e 07 meae foi mordida na creche 05 vezes já e olha que neim tem 1 mes e meio que ela está lá mas primeiras vezes deixamos passar mais hoje foi a hora da água não sei o que fazer toda vez que falo com a direção e professores eles falambq vai fazer uma reunião pra ver a situação pois a menina morde tds os alunos e são 4 professores na sala e ninguém ver isso o que eu pode ser feito me ajuda por favor !!.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 28 de abril de 2016, 1h33min

    A responsabilidade em cuidar, zelar, proteger cada criança é da creche, eles não podem dar de ombros e culpar uma das crianças!! Justamente, sendo crianças nada a eles pode ser imputado, quem tinha de estar de olho em cada criança é a creche!!

    Leve seu filho para fazer um BO e peça o exame de corpo de delito, registre queixa e processe essa creche!!!

    Fique atenta ao tipo de gente da creche, hoje foi preso um pedófilo que pagava a uma cuidadora que trabalhava numa creche para que fotografasse as partes intimas das crianças e enviasse a ele. E a maldita se divertia com isso!!!!

    A

    Adelia Maria Alves Quarta, 10 de agosto de 2016, 15h24min

    Meu filho foi agredido na escol por defender o coleguinha que estava sendo enforcado por um terceiro aluno, que o jogou no chão enforcou-o com as pernas entortando o dedo da mão criando assim um hematoma e inchando ao ponto de não conseguir dormir a noite e se recusa a ir para a escola, a professora disse que não sabe mais o que fazer com o agressor que se trata de uma criança sem a presença dos pais pois não fazem o acompanhamento do mesmo, não comparecendo a nenhuma solicitação da escola. dendo sido suspenso pela escola e ninguém compareceu para tomar conhecimento do assunto posso chamar o concelho tutelar neste caso como proceder ou processar alguma das partes.

    A

    Adelia Maria Alves Quarta, 10 de agosto de 2016, 15h25min

    Meu filho tem apenas 7 anos

    R

    Rafael F Solano Quarta, 10 de agosto de 2016, 23h45min

    Sem a menor duvida!!! Registrar queixa contra o menor e cobrar dos pais, aplicando até pedido de indenização!!!!

    Lorenna Veras

    Lorenna Veras Quarta, 26 de outubro de 2016, 23h13min

    Meu filho de 4 anos vem sendo agredido física e verbalmente por outro colega da sala de aula, constantemente. Minha mãe já chegou para busca-lo e por acaso se deparou com a cena do meu filho encolhido num canto enquanto o outro se prevalecia e aos berros chamava meu filho de cagao pra sala toda escutar (quem estava na hora era a estagiária). Meu filho já chegou com hematomas e dores, fora as reclamações diárias das implicâncias e violência. Já fizeram reunião na sala só por causa desse aluno pq ele não é assim só com o meu filho. Os pais da criança são totalmente ausentes e simplesmente disseram que iam tomar providências que nunca foram tomadas. Gostaria de saber se posso processa-los e processar a escola também, por negligência. Obrigada. Aguardo retorno.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 28 de outubro de 2016, 17h34min

    Lorenna, não espere mais, registre BO e contrate advogado e processe esses pais irresponsáveis, e a escola tmb que não toma atitude, permitindo que isso aconteça!!! Peça indenização por dano moral tmb

    Cecilia Mendonca

    Cecilia Mendonca Terça, 01 de novembro de 2016, 5h42min

    Minha, filha tem 4 anos vem sofrendo agressões físicas e verbais na escola. Durante todo esses ano venho narrando a escola os acontecimento, tenho vários anotados na agenda escolar dela também. Ontem aconteceu o mais grave um meninos da sala dela de 5 anos começou a chamar o cabelo dela de feio logo na aula de capoeira, continuando a aula de psicomotricidade e terminando a sala de aula quando a minha filha já não aguentado mais pegou a tesoura e cortou o próprio cabelo sendo que a auxiliar da professora viu tudo e não fez nada. A escola disse que a culpa é da minha filha. Bem, filha se encontra deprimida e dizendo que quer furar os próprios olhos. Estou desesperada. Gostaria de ajuda!

    R

    Rafael F Solano Terça, 01 de novembro de 2016, 9h03min

    Contrate logo advogado e com ele vá a delegacia registre queixa contra a escola e contra os pais do garoto, e todos os que praticaram bullying contra sua filha. Inicie o processo civel contra todos os acusados!!!!

    E

    Erika Marques Quarta, 09 de novembro de 2016, 15h28min

    No meu caso, meu filho já sofreu diversas agressões, a escola tem tentado atuar junto aos pais, porém eles não demonstraram nenhum interesse em resolver. Gostaria de processá-los, mas não queria processar a escola. É possível?

    Fernanda Motta

    Fernanda Motta Quarta, 14 de dezembro de 2016, 17h10min

    Meu sobrinho foi agredido por um homem maior de idade em uma discussão defendendo o seu pai. O que pode ser feito? Ele tem 14 anos de idade e a agressão lesionou o seu estômago. Aguardo resposta.

    M

    Mãe aflita Sábado, 25 de fevereiro de 2017, 0h30min Editado

    Meu filho tem 6 anos e está sendo agredido físicamente por um colega. No ano de 2016 foram muitas agressões físicas, mas esse ano em uma semana de aula já levou um tapa na boca, e não foi disputa de brinquedo e no dia seguinte na hora da rodinha esse mesmo colega puxou a calça do meu filho até o chão na frente de todos os colegas.
    Pedi educadamente no grupo de Whatsapp para a mãe dele conversar com o menino para não agredir mais meu filho. Resumo da história, o pai do menino é advogado e mandou eu lavar a minha boca antes de falar do filho dele, e se eu viesse a falar mais alguma coisa iria me processar.
    O que devo fazer perante uma covardia dessas? Onde o pai usa o poder para intimidar outros pais?