contrato de gestao

Há 25 anos ·
Link

Ilustres Colegas:

Tenho necessidade de conhecer melhor a aplicação dos contratos de gestão no âmbito da administração publica. Alguém tem algum trabalho neste sentido ? Gostaria de sugestões. Obrigado. JH

4 Respostas
Homem Cueca
Advertido
Há 25 anos ·
Link

Parceria na Administração Pública - Maria Sylvia Zenella Di Pietro - Ed. Atlas.

José Patrocínio de Brito Júnior
Advertido
Há 25 anos ·
Link

Caro José Homero,

Na atualidade faço dissertação sobre o tema no Mestrado desenvolvido pela UNESP/UNIC. Para subsidiar seu trabalho, peço que me envie relato sobre as suas necessidades, com enfoque específico ao tema que deseja abordar/desenvolver. Com esses dados poderei fornecer dar a minha humilde contribuição, seja na forma de indicação de bibliografia, envio de material (nacional ou estrangeiro).

José Patrocínio.

José Patrocínio de Brito Júnior
Advertido
Há 25 anos ·
Link

Caro José Homero,

O tema em que pese a pouca experiência brasileira no assunto é auspicioso e tende a ganhar destaque à medida que melhor dimensionarmos o que é o contrato de gestão.

Segundo a melhor doutrina contrato de gestão é considerado um acordo firmado entre uma entidade pública e suas diversas unidades administrativas a fim de torná-las mais competitivas e eficientes. Por meio deste instituto os Governos Federal,Estaduais e Municipais traçarão os compromissos, objetivos e metas de suas Instituições. Do ponto de vista de governo, o Contrato de Gestão estabelece um instrumento moderno e eficaz de acompanhamento e avaliação do desempenho de uma organização, tornando a gestão no setor público mais transparente para a sociedade. O acordo (contrato) realizado visa dar autonomia aos contratados para efetuarem serviços públicos, porém estipulando metas com prazos estabelecidos, objetivando um resultado satisfatório. A Duração do acordo é no mínimo de 01 (um) ano e é renovável sempre que os resultados são alcançados, podendo estabelecer novos ou reajustar outros resultados. O instrumento sempre será assinado por alguns Ministérios ou Secretarias, se for o caso de Governo Estadual ou Municipal. Assim, se determinado órgão for pactuar com a administração deverá participar o Ministério ou Secretaria que esteja vinculado. No caso da Administração Federal em regra envolve àqueles Ministérios que denominamos de provedores de meio, como o MARE, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e Orçamento e quando Governo Estadual. O suporte legal para a realização do Contrato de Gestão é o art. 37, § 8º e 9º, da Constituição Federal. Vale a lembrança que o contrato de gestão teve o seu surgimento na Europa, especificamente na França na década de 70, visando justamnete regulamentar as relações entre as empresas estatais e o Governo, máxime nos setores energéticos, telecomunicações e transportes rodoviários. No Brasil busca-se no contrato de gestão um instrumento eficaz de acompanhamento e avaliação do desempenho de uma organização, tornando a gestão no setor público mais transparente para a coletividade. Não perder de vista (tal como na Europa) que o contrato de gestão deve ser simples, iniciando-se com um delineamento estratégico, contendo um Plano de Ação - Planejamento Operacional, projeção de Recursos Financeiros, Sistema de Indicadores Gerenciais e Avaliação de Desempenho Institucional, sempre comparando o projetado ao que foi realizado. Com esse Instituto o que se busca é envolvimento de todo o corpo funcional com os resultados voltados para a coletividade (verdadeiro empregador), ausência de controle hierárquico, mas presente o controle finalístico, o cumprimento à risca do Poder Central com liberações de verba na época aprazada, sob pena de comprometer todo o processo e a contrapartida pela empresa contratada em forma de quantidade e qualidade de serviços (que denomino qualitividade) e a geração de empregos.

Feitas estas breves considerações, fico no aguardo de perguntas específicas sobre o tema, as quais terei imenso prazer de respondê-las.

Saudações,

José Patrocínio de Brito Júnior

Jussara de Castilhos Rosa Azevedo
Há 18 anos ·
Link

Caro Professor José Patrocínio de Brito Júnior Estou fazendo dissertação sobre o mesmo tema que o senhor no Mestrado Profissional de Gestão de Tecnologias em Saúde junto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Faculdade de Medicina Programa de Pós-graduação em Epidemiologia. Trabalho em Curitiba na Secretaria Municipal de Saúde e aqui temos um Contrato Interno de Gestão, que usualmente chamamos de Termo de Compromisso / TERCOM e Plano Operativo Anual, que contém os indicadores e metas pactuadas, realizado entre as unidades de Saúde e Distritos Sanitários e estes com a Secretaria. A pesquisa que estou propondo realizar é para análise da percepção dos gestores locais e trabalhadores em saúde quanto ao Contrato Interno de Gestão como ferramenta para avaliação, monitoramento e planejamento das ações em saúde no território da unidade de saúde. Navengando em busca de material para escrever meu trabalho encontrei este site e li a solicitação do senhor José Homero e então sua resposta e resolvi escrever-lhe pois estou a procura de material que eu possa conhecer como surgiu o contrato de gestão pois preciso escrever um histórico inicial para então chegar como é aplicado na Secretaria Municipal de Saúde de curitiba.

Desde já Agradeço

Jussara

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos