Há burocracia no procedimento licitatório? Se há, qual o meio de minimizá-la, o que emperra o certame? Há um exagero de cuidados por parte da administração pública, em se preocupar demasiadamente em conhecer o interessado, em vez de saber se o mesmo sabe executar o serviço, tem bons produtos e bons preços?

Respostas

    ?

    Homem Cueca Segunda, 05 de junho de 2000, 23h33min

    Caríssima,

    Essas perguntas elaboradas por vc não são de pronta resposta. Merecem reflexão e envolvem conhecimentos amplos e globais de Direito Administrativo. Para conhecer a matéria, primeiro leia os manuais e, em seguida, procure adquirir a obra Parcerias na Administração, da Di Pietro, professora da USP.

    ?

    Andréa Dantas Terça, 06 de junho de 2000, 20h49min

    Maria Leila

    Infelizmente tenho de concordar com o colega anônimo. As respostas para as suas perguntas são, na verdade, conclusões pessoais que se constroem a partir do conhecimento da matéria. Para isso, é necessário, primeiro, estuda-la para só então, proferir alguma julgamento. O que para mim pode parecer um processo burocrático e inútil, para você pode ser uma verdadeira maneira de a Administração se proteger daqueles que estão preocupados apenas com o lucro fácil.

    Uma abraço

    Andréa

    ?

    Jeferson Segunda, 24 de julho de 2000, 11h13min

    existe a necessidade de abertura de procedimento licitatório na contratação de médico? no caso do médico a ser contratado para oferecer serviço de consultas médicas, em cidade pequena do interior, o mesmo poderá ser contratado por meio de contratação direta? Caractereza-se neste caso a singularidade do serviço a ser desempenhado, vez que existe escassez de profissinais com esta formação em cidadezinhas pequenas?