Meu marido quer que eu vá embora de casa, como ficam os bens?
Meu marido está optando pela separação e pede para que eu vá embora da nossa casa alugada. O caso é o seguinte: já que ele é quem não quer mais ( e por motivo desconhecido), ele disse que posso levar todos os móveis e outras coisas dentro de casa. Tem como eu fazer um documento desta autorização dele, para caso no futuro ele decida que quer dividir tudo, eu não fique no prejuízo. Tenho um carro no meu nome que paguei sozinha e vou comprar uma casa com 0 de entrada, financiada, onde ele disse que vai assinar só para eu ir embora logo. Tem coisas que comprei com muito esforço e sacrificio enquanto ele estava desempregado e sem receber quase nada para ajudar em casa. Não quero sofrer injustiça de dar pra ele o que eu conquistei com trabalho e suor (literalmente). Queria fazer um documento que seja aceito pelo juiz, no caso de divorcio, onde ele diga que não quer os móveis e coisas que eu comprei, o que ele comprou eu dou pra ele. E que também abre mão de tomar posse ou morar na casa que vou comprar e pagar sozinha.
Cris, tudo que foi adquirido de forma onerosa durante o casamento, ambos têm direito. Essa casa que vc irá financiar ele não terá direito se vc adquirir depois da separação. Qual é a necessidade dele assinar? Quanto aos bens que vc quer que ele não tenha direito, faça o seguinte: já que a separação será consensual é só ele renunciar esses bens que vc deseja, ele terá que renunciar porque direito ele tem sobre os bens.
Abraços!
Então, como eu faço ele renunciar, ele disse que vai deixar as coisas pra mim? Tem algum documento modelo pois em caso de divórcio eu quero que o juiz aceite o documento.
A necessidade dele assinar é que ainda sou casada no papel e a Caixa que vai financiar a casa exige isso. (porém não nos falamos nem temos relação um com o outro, ele nem usa mais aliança....) Enfim, ele tem que assinar pois a casa está sendo comprada no nome dele tbm só pq ainda sou casada com ele, mas ele NÃO vai me dar nenhum centavo para me ajudar. Como ele quer que eu vá embora de casa, ele vai assinar.
Cris, vc não mencionou acima que tem um filho de 5 anos. Com isso, o divórcio extrajudicial não pode ser realizado. Só judicialmente e esse é mais demorado, se a casa já está para ser entregue, não dará tempo para que o divórcio saia antes. Vou dar o meu posicionamento: não vejo uma forma de evitar que ele tenha direito a casa, se ele quiser poderá reclamar a sua parte na casa, a lei permite isso a ele. Espere demais posicionamentos, algum colega pode entender de forma diferente de mim.
Abraços!