o pai nao tem o dever de ajudar nos estudos dos filhos
sou divorciada, o pai so paga pensao , ele tem o deverde ajudar nos estudos dos filhos, com materiais escolares ?
Olá Sandra. Esse assunto é bastante complicado. Se vocês fossem amigos ou mantessem uma relação um tanto amigável seria mais fácil de resolver as coisas. Só pelo fato de você falar em divórcio e pensão já dá para perceber que as coisas não são tão legais entre vocês dois. Se houvesse uma relação de amizade vocês poderiam acordar sobre várias coisas, como a responsabilidade de cada um, inclusive a ajuda com as despesas de materiais escolares. Agora se foi estabelecido um valor de pensão a ser pago pode ter certeza que é somente esta responsabilidade que cabe a ele. A não ser que seu ex-marido e seus filhos se deem muito bem e se sinta a vontade de dar essa ajuda por conta própria. Tem que ver também qual a relação dele com os seus filhos para saber se existe essa possibilidade. Caso exista, talvez seja até uma oportunidade de seus filhos convencê-lo, de forma amigável, a essa contribuição/ajuda.
com certeza não ,porque se já estipulado o valor da pensão que servirá pra isso para ajudar nos custos da criança seria muito injusto tambem além da pensão ter que pagar materiais escolares e a mãe ajuda com oque? devemos saber que depois da separação o pai tambem tem vida e contas para pagar mas seria bom se vc tivesse uma conversa com ele amigavel para que ele podesse ajudar em alguma coisa.
boa noite,lamontanha.entao....a mae no caso EU estou desempregada,a pensao seria de 300, reais os 2 filhos estudam,fazem cursos de tarde e noite , pagam os cursos, a passagem, precisam roupas , eu pago luz,alimentaçao,vc acha que 300 reais da???, e pelo que sei p PAI ,esta bem de vida só nao ajuda porque nao quer, isso é justo????
realmente arrumar um emprego seria uma bençao.Voce sabe de algum, pois meus curriculos estao espalhados por toda minha cidade e fora dela tb, mas pareceque é facil assim nao é, esta muitooo facil conseguir um emprego, sou tec em enfermagem tenho uma pasta de cursos e ms assim nada, entaao ate la, o((PAI)) digamos assim, poderia sim ajudar o filho que só quer estudar.
Sim,eu ate concordo que emprego na sua area nao esteja facil,mas arrume em outro e continue procurando um na sua area,nao estou te julgando mas pense comigo: pra vc esta dificil estar sem trabalhar,e pra ele tmb pq ele nao pode deixar o dinheiro dele todo nas maos do filho e deixar de viver entende? Ele tem outros compromissos além do filho,ele tem uma vida tmb. Só nao acho justo
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Constituição Federal são enfáticos em dizer que a obrigação dos pais são com os filhos menores, dentre as obrigações a educação é uma delas. Se o seu filho é menor, a senhora for força de lei, deverá informar o seu marido que ele não está cumprido com suas obrigações fundamentais. Obrigado!
bom dia, acho que nao estou me expressando bem,meu filho tem 15 anos, ja faz ate uns extras em restaurante, estuda sim em escola publica sempre estudou,mas ele e muito esforçado,estuda de manha,a tarde faz um curso de informatica,que ele msm paga , a passagem,ele paga, e agora apareceu a oportunidade de fazer um curso de ingles ate ganhou meia bolsa, mas o material tem que pg, eu me virei sim, usei o dinheiro que eu tinha da nota fiscal paulista, e paguei, mas tadinho o dinheirinho que ele ganha ele se vira,mas nao sobrou nada para comprar uma blusa de frio, isso me corta o coraçao pq nao posso no momento ajudar,poxa vcs acham que nao seria ou nao poderia o pai ajudar pelo menos uma vez ,com um pouco a mais ,pq ele bate no peito p os amigos e diz :esse é meu filho.mas quando o filho pede qualquer que é dificil,o pai diz:eu ja pago pensao e quando meu filho estava fazendo um extra no restaurante que o pai trabalhaa ele fazia meu filho pagar a gasolina do carro do pai p ir trabalhar, cobravatudo do dinheirinho que meu filho estava começando a aprender a ganhar,eu só queria ajuda dessa vez mas eu sei que se eu ligar,elel vai dizer :nao posso tenho dividas, é isso pesssoal,mas ja que nao é lei,a revisao de pensao pode nao dar certo pq ele nao deixa o dono da empresa colocar na carteira oque ele ganha realmente que eu sei nao é pouco,mesmo assim eu vou atras dos direitos dos meus filhos.obrigada por esse demate, parece que isso mexe msm com a populaçao.