Estou sofrendo ameaças por 2 estrangeiros residentes fora do país
Prezados Doutores,
Gostaria de uma orientação.
No ano passado, conheci um rapaz suiço, residente em Zurique, através de um site de relacionamentos.
Dois meses depois nos conhecemos pessoalmente (fui até a Suiça custeada por ele).
Após minha volta, em decorrência da distância resolvemos nos casar.
Como eu tinha uma divida de cartão de crédito, ele resolveu mandar um dinheiro para que eu quitasse essa divida e usássemos o cartão para as despesas do casamento, sempre cobertas por ele.
Começamos o processo civil do casamento aqui por São Paulo (ele à distância, através de um procurador que era uma amiga minha).
Tivemos diversas despesas inerentes ao casamento e para tudo ele me enviada o dinheiro através do banco rendimento.
Os custos foram bem altos com processos, reconhecimento de documentos, tradução, lua de mel, festa, etc e acabou compromentendo mais do que esperávamos (ele, no caso). Mas o casamento foi marcado para o dia 16 de Abril deste ano.
A partir daí começamos a ter diversos problemas, discutir muito, muitas crises de ciumes, etc.
Quando cheguei ao meu limite, resolvi que ia acabar o relacionamento e o casamento não aconteceria. Isto ocorreu um mês antes do casamento.
Quando acabei o relacionamento (por email, forma de contato mais usual entre nós dois), o rapaz começou a perder o rumo, começou a me mandar emails ofensivos, com palavras pesadas, me enviou no trabalho fotos minhas que ele tirou sem minha autorização e conhecimento (nua), etc.
Nesta altura, muitas dividas ainda existiam e o mesmo parou de pagar as referidas contas (que só foram criadas por insistência dele no ato do casamento) que estavam todas relacionadas diretamente ao meu nome e cpf.
Em decorrência destas contas, infelizmente, o contato entre nós continuo existindo, mesmo com os surtos psicóticos do rapaz.
Ao acontecer tudo isto, descobri que ele era uma pessoa psicológicamente abalada, com claros sintomas de bipolaridade.
Muitos altos e baixos aconteceram, o que envolveu um acidente de trabalho dele, o que fez com que seu irmão, residente em Munique, na Alemanha, se metesse na situação tentando resolver, fosse para ficar junto ou separar de vez.
No mês de Maio deste ano ainda, o rapaz veio ao Brasil com a intenção de acertar as contas pendentes, escondido até do irmão.
Nesta vinda, ocorreu mais uma discussão e o mesmo foi embora de meu apartamento roubando minhas chaves, enquanto eu trabalhava.
Indiquei que ele procurasse um médico e o mesmo o fez, e conseguindo se controlar um pouco mais, enviou mensagem informando que pagaria as dividas que deixou pra trás.
A partir daí, entrou-se um conflito entre os dois irmãos pela questão monetária e o irmão (da Alemanha) hackeou meu email, pegou meus contatos, hackeou meu skype e pegou meu historico, o qual envolvia uma pessoa que eu conheci e que estava me envolvendo.
Após o hackeamento do skype, o irmão começou a me chantagear por email e também me ameaçar.
Não sei o que fazer, uma vez que os dois moram fora do país.
Procurei os devidos consulados, que me orientaram a procurar a polícia. A polícia me informa para procurar a polícia federal. A polícia federal diz que como estão fora do país, não implica em nada.
Continuo sofrendo ameaças por parte do irmão e, além de ter invadido meus meios de comunicação (email e skype), agora ele invadiu tbm o email da pessoa com que eu estava me relacionando, que tbm mora em Munique (Alemanha), inclusive o ameaçando, falando que iriam atrás dele.
Vocês podem me orientar o que deve ser feito efetivamente para minha proteção e de minha filha ?
Atenciosamente.
Cara Daniela,
É preciso entrar com ação de danos morais contra os autores do fato.
Isso pode ser feito aqui no Brasil, caso em que os dois seriam citados por carta rogatória, ou diretamente nas jurisdições de residência deles, através de processos autônomos.
Também é possível entrar em contato com a promotoria (ou órgão semelhante) das mencionadas jurisdições e prestar queixa.
Atenciosamente,
Adler Martins www.adlerweb.blogspot.com www.brazilianlawblog.com