Carreira Penal é uma boa escolha ?
Olá,
Me formei em Direito a seis meses, estou estudando muito para prestar a OAB, não tenho experiência alguma, mas estou trabalhando com um advogado agora, as vezes até coloco situações aqui no fórum para esclarecimento e mais informações, pois tenho a certeza de respostas de ótimos profissionais, logo prestarei a OAB, mas o que eu gostaria de saber é se hoje em dia é compensador seguir a carreira criminal, ou se eu devo seguir algo mais calmo como Direito do Trabalho, eu gosto muito quando penso na área criminal, parece ter mais emoção, mas também penso que lidarei com pessoas de pouco caráter, o que vocês ilustres colegas me dizem a respeito dessa área?
Obrigada!
Pois é, depois que de se formar é natural ficar um pouco perdido, a OAB eu vou prestar pra Trabalhista, mas pretendo seguir Penal e Trabalhista, Penal pela "emoção" e também pela parte financeira, não gosto de pensar na idéia de fazer 5 anos de faculdade e não ter retorno breve desse investimento...
Alessandra,
O mercado da advocacia é cruel, não imagine que irá atuar apenas em uma área, ainda mais no início de tua carreira, principalmente se depender de teus esforços para “captação” de clientela, pois pode gastar grande parte do seu tempo tomando café no escritório vazio e olhando para a porta.
Na área trabalhista o movimento é intenso, diariamente pessoas aparecem com instruções de amigos que não possuem qualquer conhecimento jurídico e sem direito algum e já chegam de cara dizendo “Você faz aquela rescisão indireta? Meu chefe não quer me mandar embora e arrumei um lugar melhor pra trabalhar”.
A parte boa nesta área é a celeridade, estrutura-se bem o escritório e as continhas são pagas com facilidade graças aos trocos, pois grande parte dos casos acaba em acordo.
Na área criminal o movimento, no início de carreira, é nulo. Não imagine que alguém irá confiar sua liberdade a uma pessoa inexperiente, pois não o fazem. Procuram logo os mais caros e mais famosos para se livrarem rápido de uma prisão preventiva ou conseguir uma liberdade provisória.
Não que seus conhecimentos não sejam suficientes para defender alguém em juízo, mas é a realidade do mercado, mesmo que ofereça preços melhores para o mesmo procedimento, aparentemente não confiam em uma pessoa “nova na área”.
Com a experiência vem a gratificação, é uma área bem rentável, e não se esqueça de cobrar pelo menos a metade antes...
E claro, o direito civil, sempre moroso mas considere como uma poupança, e evite casos que te tomarão muito tempo sem proveito econômico futuro, estes apenas tomam tua agenda.
Nas demais áreas não atuo, portanto não opinarei, deixo para os colegas comentarem. Sucesso e abraço.
Penso que é uma das melhores. Se tiveres exito no exame da ordem e for tua vontade e dom, se tiveres boa oratória, criatividade, e desinibida, podes obter muito sucesso na área do tribunal do juri, que além de trazer notoriedade, apresenta um bom retorno financeiro. Afora isso, há os concursos da área. P. Ex: para o m.P., para a escola de magistratura, para advogados da petrobras, bco do brasil, correios; inss; e vários outras. Boa sorte.
Weis
Sem dúvida fiquei muito feliz com suas palavras, elas foram de enorme valia e pode ter certeza que vou levá-las comigo por tempos, muito bom saber sobre o começo, eu tenho dúvidas em relação a isso, tem muita gente pra incentivar, assim como ao contrário, pretendo atuar em todas as áreas possíveis no início, e depois que me identificar escolher com calma algumas para seguir em frente e me especializar, por hora me agrada a penal e trabalhista...
Obrigada!
Alessandra2010,
Quando você diz que gosta da Advocacia Criminal pela emoção o que isto quer dizer?
Início de carreira: já que pediu opiniões vou dizer. Fique no escritório que você já está ou procure outro melhor, até ter seus clientes, fechar um bom contrato etc. Ou quem sabe entrar em alguma sociedade.
Abrir as portas e esperar o cliente chegar, ou naquela busca diária (Incessante) por novas ações, a chance de o projeto naufragar é enorme.