MONOGRAFIAS

Há 14 anos ·
Link

Estou indeciso quanto à elaboração de minha monografia. Penso em fazê-la na área penal, precisamente sobre "RESSOCIALIZAÇÃO DE EX-DETENTOS". Não definir um "título" e não tenho a mínima indéia de autores que tratem do assunto. Se alguém souber, por favor, me dê uma luz...

Também estou pensando sobre os temas "abuso de autoridade" e "dignidade da pessoa humana". Da mesma forma, preciso de nomes de autores e definição de "títulos". Por favor, ajudem-me.

8 Respostas
Cavaleiro do Apocalipse
Há 14 anos ·
Link

Superficialmente, quase todos os Livros de Direito Penal, parte geral, falam sobre o assunto.

Os criminólogos e os sociólogos que estudam as características da sociedade excludente afirmam que a ressocialização é um mito. Entre os penalistas há muitos que acreditam que é possível.

Em síntese: o desemprego não é um fenômeno acidental, mas sim estrutural (sempre existirá, e cada vez mais, em razão do progresso tecnológico), logo, não há espaço no mercado de trabalho (trabalho formal e digno) antes da prisão também não haverá depois. Não se pode reintegrar quem nunca esteve integrado.

Mas não dá para estudar isso apenas com alguns parágrafos. E como você está disposto a estudar, eu indico os seguintes livros, e ignore aquelas atitudes imbecis dos analfabetos que falam que emprego é capinar um lote.

Livro: Falência da Pena de Prisão Autor: Bitencourt, Cezar Roberto Editora: Saraiva

Comentário: tese de doutorado do Bitencourt. Explica a origem da pena de prisão, que surgiu no século XVII, pois antes a prisão era apenas custódia, ou seja, o condenado ficava na prisão até receber a verdade pena, geralmente a pena de suplício (morto em praça pública num show de horror), passa por suas reformas e, por fim, analise porque a prisão é um sistema falido, no que se referem as suas funções declaradas (oficiais, como a ressocialização, por exemplo), e um sucesso, no que tange as suas funções ocultas.

Livro: A miséria governada através do sistema penal Autor: Alessandro De Giorgi Editora: Revan

Comentário: analisa, em síntese, a função da pena de prisão na sociedade pós-fordista. Explica, outrossim, porque a prisão atual não tem a função de ressocializar, mas que ainda utilizam esse discurso apenas como retórica, para manter um mínimo ética na utilização da prisão.

Livro: Prevenção Criminal: Análise de Políticas Extrapenais Autora: Ana Paula Zomer Sica Editora: Lumen Juris

Comentário: mostra diversas soluções REAIS, colocadas de praticas, para prevenir a criminalidade. Combate extrapenal, ou seja, como se pode combater o crime de outras maneiras que não apenas com o Direito Penal.

"ressocialização" antes do cometimento do crime.

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Obrigado, PEDRÃO, sua mensagem é muito esclarecedora. Me ajudou bastante. Se houver algo a mais para adicionar, estou pronto para aprender. Um grande abraço.

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Olá, gostaria de ter mais ajudas dos grandes estudiosos do Direito, por este Brasil afora, sobre a monografia relacionada à "RESSOCIALIZAÇÃO DE EX-DETENTOS"; ou, de forma alternativa, "ABUSO DE AUTORIDADE" e "DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA". O PEDRÃO já me deu uma grande ajuda, mas, nunca é de mais outros conhecimentos.

Cavaleiro do Apocalipse
Há 14 anos ·
Link

Sobre a ressocialização você encontrará as informações nos livros citados (teoria e prática (no último livro)). É um bom começo, a meu ver. Como há sempre citação de muitos autores, nesses livros mesmos você conhecerá outros. Pesquise, também, sobre os projetos do CNJ.

Dignidade da pessoa humana como norma de interpretação geral para os Direitos Fundamentais você encontrará no livro de Ingo Sarlet.

Mas você pode trabalhar aspectos específicos da dignidade humana, como, por exemplo, o acesso à dignidade de Afrodescendentes, povos indígenas, pessoas com deficiência etc.

Sobre o Abuso de Autoridade, um estudo teórico sobre a polícia, que inclui estudos sobre Abuso de Autoridade, você encontra no Livro do Fauzi Hassan Choukr e Kai Ambos cujo título é “Polícia e Estado de Direito na América Latina”, publicado pela Lumen Juris, e também em livros de criminologia. Sobre a estatística não sei informar.

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Obrigado, Pedrão, sua atenção é imprescindível para iniciar meus tópicos de debate sobre meus temas pretendidos. Te desejo muito sucesso e tudo de bom

Cavaleiro do Apocalipse
Há 14 anos ·
Link

Eu posso tentar contribuir no debate.

Quando tiver uma dúvida, indagação ou quiser compartilhar algumas descobertas coloque a mensagem aqui neste tópico também. Assim posso acompanhar.

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Com certeza, Pedrão, sua contribuição será sempre muito bem-vinda. Mais uma vez, meu muito obrigado.

Silvio Souza Mauricio Fernandes Rebello Rebello
Há 14 anos ·
Link

A incontinencia civil abrange Sindicos etc?

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos