Dúvida: Herdeiro colateral pode herdar por representação ?

Há 14 anos ·
Link

Tenho dúvida quanto à sucessão hereditária para casos em que o "de cujus" é solteiro, seus pais são falecidos e possui 2 irmãos (A e B), sendo que B é falecido. Em caso de sua morte, seus bens serão herdados, na sua totalidade, pelo irmão A ou o irmão B (falecido) terá, automaticamente, o direito transmitido para os seus filhos? Soube que. pelo novo Código Civil, herdeiro colateral (A e B) não pode herdar por representação, sucedendo por direito próprio. Assim, entendo que os filhos do irmão B não teriam direito a essa herança. Estou correto no meu entendimento? Agradeço e aguardo retorno.

Ricardo

3 Respostas
Imagem de perfil de Fernando Stefanes Rivarola
Fernando Stefanes Rivarola
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Caro Mansur, sua interpretação não está correta. O único caso admitido no código civil de colateral herdar por representação é esse. No caso de filhos de irmão pré morto e quando estes estiverem herdando por cabeça(irmãos). Saudações!

Imagem de perfil de Fernando Stefanes Rivarola
Fernando Stefanes Rivarola
Advertido
Há 14 anos ·
Link

...em tempo, art. 1.853, C.C.

Imagem de perfil de Marcos Cassio SP
Marcos Cassio SP
Há 14 anos ·
Link

Mansur Ricardo

Parentes colaterais são, irmãos, tios, sobrinhos, primos, tio-avô, sobrinho-neto que têm um ancestral comum. Para fins sucessórios o parentesco colateral vai até quarto grau. Os parentes em segundo grau excluem da sucessão os colaterais em terceiro grau, assim como os colaterais em quarto grau. A exceção a regra é o direito de representação previsto no art 1853 CC, se o falecido deixou irmãos vivos parentes em segundo grau e também sobrinhos, filhos de um irmão pré morto, mesmo sendo parentes do falecido de terceiro grau, também serão chamados à sucessão. Art. 1.840 CC na classe dos colaterais, os mais próximos excluem os mais remotos, salvo o direito de representação concedido aos filhos de irmãos. Se o de cujus deixou um irmão vivo e um sobrinho filho de um irmão pré-morto, 50% tocará ao irmão vivo e 50% para o sobrinho do morto, na qualidade de representante de seu pai irmão do falecido, chamada representação ou por estirpe. Os parentes em quarto grau tio-avô e sobrinho neto não herdam por representação, só por direito próprio, quando inexistindo herdeiros de terceiro grau.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos