Boa tarde,

Como eu estou começando minha vida como advogada agora, eu gpstaria muito de saber a forma correta para eu cobrar de meus clientes.

No caso estou com 2 casos novos. Um pelo JEC e outro pela Justiça Comum. Como eu devo cobrar desde o início?

No caso, nao faz diferença se é jec, justiça comum, justiça federal ne?

O cliente vem e explica a situaçao dele.. daí eu aceitando pegar o caso, eu posso cobrar a partir do momento que começo a trabalhar em seu caso. Ou seja, eu poderia cobrar um valor para distribuir a petiçao dele? Quanto ,mais ou menos é um valor justo?

Vou dar um exemplo.. vamos dizer que eu cobre 50,00 para elaborar a petiçao e distribuir.. Após isso como devo cobrar? Somente cobro ao final da açao os honorarios de 20% ou alem disso posso cobrar durante o processo? Os honorários posso cobrar até 30% em qualquer caso da area cível?

Nao queri ser injusta, mas tambem quero receber o que é meu por direito.

Estou com 3 açoes em maos e em todas as 3 eu nao cobrei NADA até agora, nem passagem, nem cópias, NADA. Somente estou cobrando 20 % da sentença.

Preciso de orientação de advogados mais experientes.

Desde já agradeço.

Att

Respostas

    Lucilene Almeida da Costa

    Lucilene Almeida da Costa Terça, 31 de maio de 2016, 18h44min

    Trabalho em uma empresa e presto serviços jurídicos, recebo mensalmente. Qual a forma legal de prestar contas desse valor, visto que Adv não emite NF (se estou certa)? Obrigada

    Davi Celso Schmitz

    Davi Celso Schmitz Sexta, 10 de junho de 2016, 18h11min

    Dra. Juliana, boa tarde!
    Estava acompanhando suas respostas para a Carla e gostaria de lhe dar os parabéns. Bom não sou advogado, na verdade sou contador e o que me traz a este fórum é uma situação pessoal e que esta me constrangendo.
    Recentemente contatei uma advogada aqui na minha cidade em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, para entrar com uma ação no JEC contra uma instituição financeira que acionou a minha empresa indevidamente no Serasa. Acordamos que meus custos seriam de R$ 1.600,00 para ela entrar com a ação e posteriormente havendo êxito, dividiríamos o valor recebido, até ai estava ocorrendo tudo bem, porém no inicio deste mês, saiu a data de nossa audiência e minha advogada, me disse que cobraria uma valor a parte para me acompanhar na audiência. Em meu entendimento essa cobrança é abusiva, pois acordamos uma situação no inicio e não esperava por tal surpresa, como profissional na minha área, não faço isso com meus clientes e em meu entendimento, o advogado deve acompanhar seu cliente nas audiências sem cobrar nenhum extra, salvo situação em que tenha que recorrer a instâncias superiores, me corrija se eu estiver enganado. Eu gostaria de uma comentário seu e dos ilustres doutores deste fórum a respeito de tal situação e uma orientação de como proceder. Muito Obrigado! Davi Schmitz

    Edite Sousa

    Edite Sousa Terça, 21 de junho de 2016, 16h28min

    sim cobrar para entrar numa ação,significa prestar serviço até a sentença.

    Astolfo

    Astolfo Sexta, 16 de setembro de 2016, 3h24min Editado

    Prezados, tenho uma duvida para ser questionada. Eu venci uma etapa de um processo de execução de alimentos, no qual a minha ex mulher impetrou contra mim, fui absolvido de pagar alguns extras que ela quer colocar na minha responsabilidade. Após vencer na 1a instancia, a advogada da outra parte entrou com um recurso, e a minha advogada me informou que para me defender neste recurso, requer honorários extra, no valor de R$ 2.100,00 - para me defender, alem do custo já pago inicialmente. Qual a opiniao de voces quanto a isto, eu acredito que a advogada deveria me defender com os honorários ja pagos dentro da 1a instancia, qual seria a posição que devo apresentar ao advogado.

    Astolfo

    Astolfo Sexta, 16 de setembro de 2016, 3h27min

    Prezados, tenho uma duvida para ser questionada. Eu venci uma etapa de um processo de execução de alimentos, no qual a minha ex mulher impetrou contra mim, fui absolvido de pagar alguns extras que ela quer colocar na minha responsabilidade. Após vencer na 1a instancia, a advogada da outra parte entrou com um recurso, e a minha advogada me informou que para me defender neste recurso, requer honorários extra, no valor de R$ 2.100,00 - para me defender, alem do custo já pago inicialmente. Qual a opiniao de voces quanto a isto, eu acredito que a advogada deveria me defender com os honorários ja pagos dentro da 1a instancia, qual seria a posição que devo apresentar ao advogado.

    M

    Maria Julia Quarta, 19 de outubro de 2016, 10h37min

    Pessoal, aproveitando a dúvida inicial da Carla, deixo a minha.
    Me formei em janeiro, e 5 meses atrás consegui minha primeira causa.
    Cobrei os honorários e a cliente pagou à vista! só que agora eu preciso deixar o processo dela, por motivos particulares.
    Eu posso sair? Ou tenho que devolver o dinheiro pra isso?

    G

    Gabriela Alves Demétrio Domingo, 20 de novembro de 2016, 10h24min

    Eu queria saber se quantos cobram pra ter que ajuda fica com a aguarda compartilhada meu é.mail [email protected] responde lá