Olá tenho Síndrome do Túnel do Carpo, me afastei pelo Inss no mês de março e abril, o perito do INSS me concedeu B31, mesmo eu tendo a CAT do meu trabalho, alegando como acidente de trabalho, como faço para mudar para B91......Pois fui ao sindicato eles me disseram que teria jeito, mas gostaria de saber de alguém que entende. Desde ja agradeço.

Respostas

    M

    MoKA Quinta, 14 de julho de 2011, 11h12min

    Olha fdossmaciel passei pela mesma situação sua, entrei no auxilio doença pelo B31, pois a empresa me negou o CAT, tive que buscar o CAT no CESAT (Central de Saúde do Trabalhador), ao conseguir o CAT voce deve se dirigir a agencia do INSS onde vc faz pericia e solicitar a transformação do beneficio, onde será aberto um processo de transformação que demora um pouco no meu caso levou quase 01 ano, este processo é julgado pelo perito médico gestor que avaliará se sua lesão ou doença tem ligação com sua atividade profissional ou não, caso o médico perito ateste ligação com sua atividade trabalhista o seu beneficio é transformado para B91, e se não houver ligação alguma voce continuará no B31, no meu caso foi transformado para B91 pois tenho sérios problemas de coluna e sou motorista de ônibus. Boa sorte.

    ?

    fdossmaciel Quinta, 14 de julho de 2011, 12h37min

    Obrigado caro companheiro Moisés Silva Santos.

    U

    ultimo sonhador Quinta, 14 de julho de 2011, 14h36min

    amigo , c tudo isso vc naõ consequi , entra a justiça pedindo a transformaçao do seu beneficio ok

    A

    Apollo Sexta, 12 de agosto de 2011, 17h55min

    passei po pericia no inss dia 12,08.2011, 0 medico perito meu deu indeferimento do meu afastamento e colocou b31 mesmo com cat emitida pela empresa, que foi reaberta pelo medico do trabalho pois me acidentei em 2009 tendo que operar o joelho entao foi feita a reabertura o que eu posso faser nesta situaçao me ajudem por favor

    J

    jcbs Sábado, 13 de agosto de 2011, 20h10min

    fiz 3 cirurgias
    sindrome do túnel do carpo
    02 cirurgias do ombro direito com tendinite
    estou me recuperando da terceira cirurgia no ombro que fiz há duas semanas, coloquei
    pino e ancora.
    mesmo assim o INSS não aceitou meu CAT.
    A porcaria da empresa que eu trabalho se recusou a abrir meu CAT,
    então foi aberto pela Saúde do trabalhador(CEREST) e sindicato.
    e a perita me deu (B31) auxilio doença,
    tem cabimento uma coisa dessa?

    BOA SORTE p/ vcs, porque estou nessa luta a quase 2 anos e nada.

    A

    anomina Sábado, 13 de agosto de 2011, 20h40min

    Gente me explica a diferença de b31 e b91, tenho o mesmo problema (sindrome de carpo e tendinite nas duas mãos, sou professora) estou aux. doença , é mais vantajoso b91??Mesmo estando em aux. doença pode trocar???

    M

    MoKA Domingo, 14 de agosto de 2011, 0h39min

    anonima, boa noite.
    o fato de adequar ao AUXILIO DOENCA (B31) ou ao AUXILIO DOENÇA ACIDENTÁRIO (B91) não é questão de ser vantajoso, e sim da sua lesão ou doença ser ligado a alguma doença trabalhista , para isso vc deverá consultar seu médico assistente ou trabalhista para elaborar laudo técnico causal com nexo para solidificação de acidente de trabalho.Boa sorte!

    P

    paulinho cachoeira Quarta, 15 de julho de 2015, 22h51min

    BOA NOITE, já no meu caso eu tambem tenho sindrome do tunel do carpo, desde1995, estou afastado, pois mal consigo segurar um copo com as mãos, o meu caso tambem, foi acidente de trabalho, o meu codigo é o numero 94, será que posso pedir para mudarem o meu codigo.

    Walter Gandi Delogo

    Walter Gandi Delogo 39804/MG Quinta, 16 de julho de 2015, 11h49min Editado

    B-31 é o auxílio-doença previdenciário comum, que o segurado recebe do INSS após quinze dias de afastamento do trabalho por motivo de doença incapacitante não decorrente das condições normais de trabalho. Já o B-91 é o mesmo auxílio-doença, porém em decorrência de lesão por acidente do trabalho ou por doença do trabalho, isto é, aquela contraída face à precariedade das condições ambientais do trabalho que podem ocasioná-la, como por exemplo infecção por fungos, poeira e outros detritos, perturbação funcional de órgãos auditivos, sensitivos ou funcionais pela não concessão de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), ou sua concessão deficiente. Ainda é de se considerar que durante o afastamento por acidente do trabalho ou doença decorrente das condições ambientais de trabalho (B-91), são devidos os recolhimentos relativos ao FGTS, o que não acontece relativamente ao auxílio-doença comum (B-31).
    Caso o INSS não venha a reconhecer a relação de causa e efeito entre a atividade do empregado e a doença que deu ensejo ao auxílio-doença, pelo que não será concedido o B-91, mesmo tendo havido a CAT, somente restará ao empregado recorrer à Justiça Comum Estadual para ver reconhecida tal afinidade.

    Geazi Oliveira Dias

    Geazi Oliveira Dias Quinta, 28 de abril de 2016, 23h54min

    Entrei com cat junto ao Inss para mudar 31 para 91 vi respostas que costuma demorar 1 ano mais são respostas antigas ainda demora tudo isso??

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Ariadne Guimarães

    Ariadne Guimarães Sábado, 21 de maio de 2016, 5h45min

    Tbm estou na luta para mudar, a perícia me deu b91, porem a empresa contestou e o INSS mudou para b 31 ... ja corri atras mas disseram q demora muito, enquanto isso corro o risco de ser desligada da empresa a qual trabalho 9 anos, e com o tempo adiquiri vários problemas nos braços, ombros e mãos. Boa sorte a todos!

    Ariadne Costa

    Ariadne Costa Quarta, 25 de maio de 2016, 14h02min

    Administrativamente talvez não consiga, mas procure um advogado previdenciarista e ele fará isso essa mudança para você, caso seja realmente o caso.

    Luciana Fernandes

    Luciana Fernandes Quarta, 29 de junho de 2016, 15h43min

    É demorado e consultar um advogado previdenciário é o melhor caminho. Procure o sindicato, pericia alegou q na minha idade (51) estou predisposta a lesões. :(

    F

    Fabio Santos Quarta, 07 de junho de 2017, 22h19min

    Olá Boa noite dr eu trabalho em uma empresa prestadora de serviço pós trabalhei alguns meses em um hospital publico nesse período que trabalhei no hospital eu contrair uma baqueteria toxoplasmose no meu olho esquerdo e isso eu perdir a visão total de um dos meus olhos pós fui na empresa com os laudos do meu medico atestando que eu estou cego de um olho e mesmo a sim a empresa me deu o papel do inss com o código b 31 a empresa não teria que me dá o b 91 porque foi acidente de trabalho não auxílio doença e hj a medica da empresa ainda falou que é o b31 mesmo só que eu acho que esta errado queria tira esta duvida aguardo resposta por favor

    Rodrigo Henrique Santana

    Rodrigo Henrique Santana Sexta, 05 de janeiro de 2018, 20h38min Editado

    EU tenho 4 anos na minha empresa tive um problema no ombro o perito do inss me concedeu 5 meses
    tenho a CAT que o sindcato abriu e a apresentei ao perito mais ele nao me deu b91 como faco pra pedir a transformacao junto ao orgao agradeco desde ja