COMO FAÇO PARA MUDAR CODÍGO NO INSS DE B31 PARA B91
Olá tenho Síndrome do Túnel do Carpo, me afastei pelo Inss no mês de março e abril, o perito do INSS me concedeu B31, mesmo eu tendo a CAT do meu trabalho, alegando como acidente de trabalho, como faço para mudar para B91......Pois fui ao sindicato eles me disseram que teria jeito, mas gostaria de saber de alguém que entende. Desde ja agradeço.
Olha fdossmaciel passei pela mesma situação sua, entrei no auxilio doença pelo B31, pois a empresa me negou o CAT, tive que buscar o CAT no CESAT (Central de Saúde do Trabalhador), ao conseguir o CAT voce deve se dirigir a agencia do INSS onde vc faz pericia e solicitar a transformação do beneficio, onde será aberto um processo de transformação que demora um pouco no meu caso levou quase 01 ano, este processo é julgado pelo perito médico gestor que avaliará se sua lesão ou doença tem ligação com sua atividade profissional ou não, caso o médico perito ateste ligação com sua atividade trabalhista o seu beneficio é transformado para B91, e se não houver ligação alguma voce continuará no B31, no meu caso foi transformado para B91 pois tenho sérios problemas de coluna e sou motorista de ônibus. Boa sorte.
passei po pericia no inss dia 12,08.2011, 0 medico perito meu deu indeferimento do meu afastamento e colocou b31 mesmo com cat emitida pela empresa, que foi reaberta pelo medico do trabalho pois me acidentei em 2009 tendo que operar o joelho entao foi feita a reabertura o que eu posso faser nesta situaçao me ajudem por favor
fiz 3 cirurgias sindrome do túnel do carpo 02 cirurgias do ombro direito com tendinite estou me recuperando da terceira cirurgia no ombro que fiz há duas semanas, coloquei pino e ancora. mesmo assim o INSS não aceitou meu CAT. A porcaria da empresa que eu trabalho se recusou a abrir meu CAT, então foi aberto pela Saúde do trabalhador(CEREST) e sindicato. e a perita me deu (B31) auxilio doença, tem cabimento uma coisa dessa?
BOA SORTE p/ vcs, porque estou nessa luta a quase 2 anos e nada.
anonima, boa noite. o fato de adequar ao AUXILIO DOENCA (B31) ou ao AUXILIO DOENÇA ACIDENTÁRIO (B91) não é questão de ser vantajoso, e sim da sua lesão ou doença ser ligado a alguma doença trabalhista , para isso vc deverá consultar seu médico assistente ou trabalhista para elaborar laudo técnico causal com nexo para solidificação de acidente de trabalho.Boa sorte!
B-31 é o auxílio-doença previdenciário comum, que o segurado recebe do INSS após quinze dias de afastamento do trabalho por motivo de doença incapacitante não decorrente das condições normais de trabalho. Já o B-91 é o mesmo auxílio-doença, porém em decorrência de lesão por acidente do trabalho ou por doença do trabalho, isto é, aquela contraída face à precariedade das condições ambientais do trabalho que podem ocasioná-la, como por exemplo infecção por fungos, poeira e outros detritos, perturbação funcional de órgãos auditivos, sensitivos ou funcionais pela não concessão de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), ou sua concessão deficiente. Ainda é de se considerar que durante o afastamento por acidente do trabalho ou doença decorrente das condições ambientais de trabalho (B-91), são devidos os recolhimentos relativos ao FGTS, o que não acontece relativamente ao auxílio-doença comum (B-31). Caso o INSS não venha a reconhecer a relação de causa e efeito entre a atividade do empregado e a doença que deu ensejo ao auxílio-doença, pelo que não será concedido o B-91, mesmo tendo havido a CAT, somente restará ao empregado recorrer à Justiça Comum Estadual para ver reconhecida tal afinidade. 16/07/2015.
Tbm estou na luta para mudar, a perícia me deu b91, porem a empresa contestou e o INSS mudou para b 31 ... ja corri atras mas disseram q demora muito, enquanto isso corro o risco de ser desligada da empresa a qual trabalho 9 anos, e com o tempo adiquiri vários problemas nos braços, ombros e mãos. Boa sorte a todos!
Olá Boa noite dr eu trabalho em uma empresa prestadora de serviço pós trabalhei alguns meses em um hospital publico nesse período que trabalhei no hospital eu contrair uma baqueteria toxoplasmose no meu olho esquerdo e isso eu perdir a visão total de um dos meus olhos pós fui na empresa com os laudos do meu medico atestando que eu estou cego de um olho e mesmo a sim a empresa me deu o papel do inss com o código b 31 a empresa não teria que me dá o b 91 porque foi acidente de trabalho não auxílio doença e hj a medica da empresa ainda falou que é o b31 mesmo só que eu acho que esta errado queria tira esta duvida aguardo resposta por favor