Edital de Licitação

Há 24 anos ·
Link

Sou Vereador-Relator de uma comissão de inquerito que investiga supostas irregularidades na alienação de dois veiculos de propriedade da Prefeitura Municipal de Francisco Dantas, ocorre que em relação a citada licitação surgiu algumas duvidas que se possivel gostaria que os senhores me orientasem, já que na minha região não consegui tirar essas duvidas:

1-Esta explicito no Edital(Modalidade Convite-regime de Melhor Preço) que a data da abertura das Propostas seria no dia 10 de Setembro de 2001, ocorre que a adjudicação, e homologação, e apuração das propostas foi realizada 4 dias antes ou seja no dia 6 de setembro de 2001, isso não é suficiente para anular a referida licitação?

2-Tambem no edital diz que podera participar qualquer pessoa dispensada previa inscrição ou cadastramento, isso é legal, não seria nescessário um cadastro dos interessados, para avaliar seu poder de compra?

3-A espoza do Prefeito é a presidente da Comissão de Licitação, e duas primas do mesmo integram o resto da Comissào, isso é legal?

1 Resposta
Sandro Henrique Araujo
Advertido
Há 24 anos ·
Link

Prezado Kassandro,

Com efeito, a data da abertura das propostas contida no edital (que, na modalidade convite, é tecnicamente denominado "carta-convite" e não "edital") jamais poderia ter sido alterada para ser realizada em data anterior à prevista, pois a Administração submete-se ao princípio da vinculação ao instrumento convocatório, que é lei interna do procedimento licitatório.

Já tive a oportunidade de ver, em diversas ocasiões, o adiamento da data da abertura dos envelopes contendo as propostas de licitantes, por diversas razões (como a interposição de recurso administrativo, com efeito suspensivo, da decisão da comissão que inabilita um licitante); jamais, porém, o adiantamento do certame, que configura cerceamento ao caráter competitório da licitação.

A apuração das propostas, adjudicação e homologação em data anterior à prevista no edital tem o condão de fraudar o caráter competitivo do procedimento licitatório, sujeitando o agente, se for o caso, à pena de detenção de 2 a 4 anos, e multa, estando incurso no delito tipificado no art. 90 da Lei 8666/93.

No que concerne à dispensa de cadastramento dos licitantes, não vislumbro ilegalidade alguma, eis que a modalidade de licitação (convite) a permite, vez que os proponentes são "convidados" (art. 22, parágrafo terceiro da Lei 8.666/93). O cadastramento só seria obrigatório se a modalidade de licitação escolhida fosse a tomada de preços, a teor do que mandamenta o art. 22, parágrafo segundo da Lei 8666/93).

Ressalte-se que as normas da Lei Federal n. 8.666/93 sobre modalidades de licitação são "normas gerais", de observância obrigatória a todos os entes da federação (Estados-membros, Distrito Federal e Municípios).

Em relação à consulta formulada acerca da composição da comissão de licitação, submeto o consulente à resposta exarada à indagação anteriormente apresentada em 25.11.2001, neste fórum de debates.

SANDRO HENRIQUE F. C. DE ARAUJO

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos