Olá, gostaria de orientação quanto à possibilidade de se alterar o sobrenome. Tenho 2 sobrenomes: o sobrenome de solteiro de minha mãe (proveniente de seu pai, meu avô materno) e o sobrenome de meu pai.

Meus pais são separados e desde a mais tenra idade, fui criada pela família de minha mãe, tendo pouco contato com meu pai. Apesar de ele ter me registrado, passou a me rejeitar após separar-se de minha mãe. Eu passava meses sem vê-lo, sendo que ele pouco contribuiu financeiramente para minha manutenção e nunca demonstrou qualquer tipo de interesse ou afeto em relação a mim. Nunca tive qualquer tipo de vínculo com ele, o qual era como um parente distante que eu raramente via ou conversava.

Sou, entretanto, muito próxima da família de minha mãe, especialmente minha avó materna, uma mulher forte a quem admiro, que me criou e a quem tenho como referencial tanto materno quanto paterno.

Como já disse, tenho o sobrenome de meu pai como meu último sobrenome, o que me causa grande insatisfação e até mesmo constrangimento, pois não me identifico com essa parte de minha origem (que é apenas biológica), e não tenho qualquer vínculo com sua pessoa ou sua família; na verdade, sequer conheço meus tios/primos/etc.

Gostaria de saber se eu poderia substituir meu último sobrenome (o sobrenome paterno) pelo sobrenome de minha avó materna, que foi quem me criou e cujo sobrenome eu gostaria muito de portar.

Sei que a situação pode parecer boba, mas é motivo de grande chateação para mim, até mesmo porque trata-se de meu último sobrenome, o qual é o mais utilizado.

Já pensei em talvez pedir um exame de DNA e caso o resultado fosse negativo, pedir a mudança de sobrenome, mas infelizmente tenho certeza de que sou filha biológica do cidadão em questão.

Aguardo ansiosa pela opinião/orientação de vocês profissionais. Muito obrigada pela atenção.

Marina

Respostas

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 30 de novembro de 2016, 9h13min Editado

    JOSE

    É possível incluir o outro sobrenome e em qualquer posição através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. Processo simples, rápido, barato. Veja mais no site abaixo. [...]

    ERICH L. TURBUK
    [email protected]
    www.alterarnome.blogspot.com

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 30 de novembro de 2016, 16h01min Editado

    RAILANDER

    É possível alterar seu nome através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. Processo simples, rápido, barato. Veja mais no site abaixo. [...]

    ERICH L. TURBUK
    [email protected]
    www.alterarnome.blogspot.com

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 01 de dezembro de 2016, 11h03min Editado

    JUPITA

    É possível alterar seu prenome JUPITA para JULIA através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. Processo simples, rápido, barato. Veja mais no site abaixo. [...]

    HERBERT C. TURBUK
    [email protected]
    www.alterarnome.blogspot.com

    R

    Rosimary Sexta, 30 de dezembro de 2016, 12h29min

    Gente eu tenho 2 sobrenomes da minha mãe e um do pai,será que posso tirar um da minha mãe??

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 30 de dezembro de 2016, 12h32min Editado

    ROSIMARY

    É possível tentar excluir o sobrenome através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. Processo simples, rápido, barato. Veja mais no site abaixo. [...]

    HERBERT C. TURBUK
    [email protected]
    www.mudarnome.blogspot.com

    Willian Albuquerque

    Willian Albuquerque Sexta, 20 de janeiro de 2017, 10h49min

    Olá, meu nome é Willian Normanton, o sobrenome Normanton vem dá minha parte paterno, já faz muito tempo que eu não tenho contato com pai, desde dos 2 anos de idade eu não tenho mais contato e nem nada com ele, eu gostaria de saber se eu posso trocar esse sobrenome e colocar o sobrenome do meu avô que é por parte materno, e dps acrescentar mais um sobrenome que é o dá minha mãe. Durante todos esses anos minha mãe cuidou de min, é meu pai nunca me ajudou com dinheiro nem com nada. Obrigado aguardo respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 20 de janeiro de 2017, 10h58min

    WILLIAN

    Somente seria possível incluir sobrenomes da linha materna.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    Rhuan Torres

    Rhuan Torres Terça, 28 de fevereiro de 2017, 1h34min

    Meu nom é RHUAN CARLOS RODRIGIES DO MONTE, minha mãe chama MAURICELIA RODRIGUES DO MONTE, o nome do meu pai é ANTONIO FRANCISCO TORRES DA SILVA, eu não sou registrado por ele, ele já morreu, eu queria ter o seu sobre nome(TORRES) no meu, seria possível tirar DO MONTE e por TORRES, e ficaria RHUAN CARLOS RODRIGUES TORRES. Isso pode?

    Janainna Pyetrah

    Janainna Pyetrah Domingo, 05 de março de 2017, 10h45min

    Oi meu nome é Janaina Severina De Souza não tenho nada contra minha familia de parte de mãe mas não me sinto bem com meu primeiro sobrenome nao gosto nem um pouco e para piorar ainda fazem piada com ele mas nao ligo quero trocar porque nao me sinto bem com ele não porque os outros acham feio ... Se fosse possivel colocaria tbm o nome que meu pai queria que eu tivesse ficaria assim Janaina Pyetra e queria colocar o sobrenome de casado que minha mae ficou q e Santos e nao modificaria mas nada .tenho 17 anos

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 05 de março de 2017, 11h39min Editado

    JANAINNA

    Conforme artigo 56 da lei de registros públicos, aos 18 anos de idade (nem antes nem depois) é possível alterar seu nome na forma pretendida através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas e respostas, documentos, prazos, meu e-mail etc)

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    M

    Moacir Pavanati. Sexta, 14 de abril de 2017, 23h37min Editado

    Olá me chamo Moacir Pavanati Elias da Rosa, sempre tive vontade de realizar dois processos de retificações de registro civil no meu nome, um era acrescentar o sobrenome da minha avó materna ao meu nome, pois a mesma ajudou a me criar, e o outro era substituição do sobrenome paterno DA ROSA, pelo sobrenome Mendes que é o primeiro sobrenome do meu avô paterno Nilson Mendes da Rosa, como acreditei que seria impossível realizar essas duas retificações ao mesmo tempo, optei pela mais fácil que é inclusão do sobrenome PAVANATI que é da minha avó materna, pois a troca de sobrenome acreditei que seria mais difícil, só que hoje me arrependo de não ter tentado a substituição do sobrenome ROSA pelo Mendes, pois passei muitos constrangimentos na escola, e hoje esse sobrenome me incomoda pois muitos ainda me chamam de ROSA, não é um nome feio, mas é um nome feminino e não gosto, me deixa muito constrangido, me traz lembranças dos tempos de escola em que chamavam de Rosinha...Portanto, é possível fazer uma nova retificação nesta vez tratando-se da substituição do sobrenome? Ficando o meu nome Moacir Pavanati Elias Mendes? Lembrando que meu pai só se chama José Carlos da Rosa..A outra retificação de acréscimo não irá interferir nesta?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 28 de abril de 2017, 18h26min Editado

    MOACIR

    É possível incluir o sobrenome MENDES na última posição e excluir a partícula DA, ficando MOACIR PAVANATI ELIAS ROSA MENDES no registro de nascimento e demais documentos. E deve ser através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    [email protected]
    www.mudarnome.blogspot.com

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 28 de abril de 2017, 18h54min

    REINALDO

    É possível tentar excluir o prenome CRISPIN e o agnome JUNIOR através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    [email protected]
    www.mudarnome.blogspot.com

    T

    Thyago Oliveira Silva Claudino Quinta, 04 de maio de 2017, 12h20min

    Olá espero que esteja tendo um ótimo dia, gostaria de saber se é possível alterar meu último nome para "Claudini" sendo o original Italiano a qual descobri através de algumas rápidas pesquisas. Como exposto no nome do meu usuário ele atualmente é "Claudino" vindo da parte paterna de minha família. Desde já agradeço pela disponibilidade para responder.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 04 de maio de 2017, 12h29min Editado

    THYAGO

    Esta alteração somente é possível se os seus ascendentes tiveram este sobrenome com a grafia CLAUDINI em seus registros de nascimento.

    HERBERT C. TURBUK