Trata-se de prescrição? Crime de receptação

Há 14 anos ·
Link

Em se tratando de crime de receptação praticado no ano de 2006 quando o agente tinha 19 anos de idade e oferecimento de denúncia no ano de 2011; pergunta-se: houve prescrição? Obrigada!

9 Respostas
Pseudo
Há 14 anos ·
Link

Se receptação simples, sim. Se qualificada, não.

Autor da pergunta
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Dr, se na modlidade qualificada, quanto tempo seria? Obrigada!

Imagem de perfil de Marcos Cassio SP
Marcos Cassio SP
Há 14 anos ·
Link

N a forma qualificada, o tempo para prescrição seriam 12 anos, porem como o agente é menor de 21 anos o prazo prescricional é reduzido a metade que seriam 6 anos.

Autor da pergunta
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Dr. Marcos, agradeço-lhe pela informação gentilmente prestada. Felicidades!

Estudo
Há 14 anos ·
Link

sei poco de direito penal mas mesmo qe tenha sido qalificada pode haver prescrisao retroativa e se foi simples ja prescreveu totalmente

Imagem de perfil de Marcos Cassio SP
Marcos Cassio SP
Há 14 anos ·
Link

estudo legal . Preste atenção no que foi postado " oferecimento de denúncia no ano de 2011; pergunta-se: houve prescrição"

Pois é poderia tratar-se de prescrição retroativa desde que houvesse sentença transitado em julgado ou improvido seu recurso, que não é o caso.

Esclarecendo prescrição retroativa trata-se de uma segunda espécie de prescrição da pretensão punitiva e tem seu prazo regulado pela pena aplicada na decisão condenatória e não na pena em abstrato.

Estudo
Há 14 anos ·
Link

sei dr discupe so qis dser o seguinte qe caso haja sentensa pode se pedir a prescrisao retroativa

Estudo
Há 14 anos ·
Link

dr pode me dar uma ajuda gostaria de saber se transacao penal e suspensao do processo e a mesma coisa? e como acontece? pena minina for igual a 1ano ou pena maxima igual a 2? e se no crime tb existir multa?

Imagem de perfil de Marcos Cassio SP
Marcos Cassio SP
Há 14 anos ·
Link

estudo legal Não se preocupe espliquei pois imaginei que não tinha atentado ao detalhe de não haver sentença no caso exposto.

TRANSAÇÃO PENAL é um acordo que o MP propõe e não será dada continuidade ao processo criminal, desde que presentes alguns requisitos previstos em lei como não ser reincidente em crime doloso, crime de pena máxima não superior a 02 anos e cumpra-se determinadas condições impostas, como prestação de serviços, cestas básicas, etc. Esta prevista no art. 76 da Lei n. 9.099/95 é cabível para todas as infrações de menor potencial ofensivo.As contravenções penais e os crimes a que a lei comine pena máxima abstrata não superior a 1 ano. A Lei dos Juizados Especiais Federais (Lei n. 10.259/2001) estendeu o conceito sendo aplicado a todas as contravenções e crimes em que a pena máxima abstrata não seja superior a 2 (dois) anos, ou multa, estando ou não submetidas a procedimento especial. Ja no art. 89 da lei n. 9099/95 a SUSPENSÃO CONDICIONAL DO PROCESSO é uma forma de solução que busca evitar o início do processo em crimes cuja pena mínima não ultrapassa 1 ano e o acusado não for reincidente em crime doloso e não esteja sendo processado por outro crime. O momento adequado é do oferecimento da denúncia. O MP deve fundamentar e apresenta sua proposta para o réu, caso este a aceite o juiz homologa o acordo e pode impor outras condições da suspensão. Após a homologação, o acusado entra num período entre 2 e 4 anos no qual terá que cumprir certas obrigações impostas como, proibição de freqüentar certos lugares ou comparecer mensalmente em juízo ao final deve ser decretada a extinção da punibilidade. Na Transação Penal ou Suspensão Condicional do Processo o acusado em sua aceitação não implica em confissão, reconhecimento de culpa ou de responsabilidade.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos