Servidor Público convocado por Comissão de Processo Administrativo Disciplinar para, na qualidade de testemunha, prestar esclarecimentos, está obrigado a responder a questões sem qualquer pertinência às investigações? Em caso negativo, qual o suporte legal para negar-se a responder os quesitos?

Respostas

    ?

    denise maria manzo Sábado, 13 de abril de 2002, 21h32min

    caro dr. paulo,
    entendo que se a comissão processante desvituar as questões sobre os fatos apurados, estará ela sendo suspeita para continuar à frente da investigação. cabe no caso estar primeiramente o investigado devidamente acompanhado de seu procurador para que este possa insurgir-se ao desvio cometido, quando da oitiva das testemunhas.
    quanto a testemunha em responder pergunta sem qualquer ligação dos fatos não vislumbro sua obrigatoriedade, pois de forma inversa entendo não haver norma legal que dá essa amplitude à comissão em questionar fatos estranhos à investigação.
    esperando ter colaborado com sua pesquisa,
    denise