Não quero que ele registre...

Há 14 anos ·
Link

Não somos casados nem moramos juntos, foi um relacionamento de 01 ano (namoro) que atualmente estou grávida de 05 meses. Quando contei para o pai do meu filho que estava grávida ele disse que assumiria. Ele trabalha como autonomo em uma micro empresa registrada por ele, ele nunca me ajudou com nada durante a gestação. E quando uma vez falamos em pensão, ele que ja tem outra filha, disse que dividiria os R$ 250,00 que paga a ela com esse bebê. Não quero registrar no nome dele, ele nunca me ajudou com nada. O que posso fazer se caso ele entrar na justiça para registrar? quais os direitos do meu filho? é certo ele pagar 100,00 reais sabendo-se a compra de fraldas/mês é mais cara? me ajudem.

32 Respostas
página 1 de 2
Miles Edgeworth
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Se ele entrar com a investigação de paternidade ele terá direito ao registro. Agora, se ele não entrar, você pode ficar quietinha e ele não pode te obrigar a nada sem o processo. Por outro lado, isso não é aconselhável. Você deveria exigir que ele registre e assuma as responsabilidades dele. E quanto a pensão não é assim que funciona, não será ele que determinará quanto lhe dará, mas sim a justiça analisando quanto ele ganha e outros fatores.

S F.
Há 14 anos ·
Link

Bom dia! Olha só, uma coisa não está vinculada a outra. É DIREITO da criança ter o SOBRENOME do pai em seus documentos e não seu!! Agora quanto a pensão, entre na justiça e deixe que a lei estabeleça o valor a ser pago. Ele diz que pagará tal valor, mas na verdade quem vai estabelecer quanto ele irá pagar é o juiz. Só não negue o direito da criança de ter o nome dos pais em suas documentações!!! Isso sim é absurdo!

S F.
Há 14 anos ·
Link

Lucas vc é advogado? Pode responder um tópico que iniciei com o título pai demitido? Por favor...obg

Insula
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

paolamvit A obrigação do sustento da criança é dos dois que a fizeram.

Se vc acha pouco o que ele disse estar disposto pagar, porque então sequer esse pouco vc não quer receber? Acha que se ele registra a criança ele tem de pagar por esse PRIVILÉGIO?

Brincadeira, não é menina?!!

Se vc tivesse pensado antes, tomado um remedinho, não estaria agora se queixando do preço das fraldas!!!

Como disse SF o direito é da criança, não é seu. Se vc já começa com essa alienação parental merece vir a perder a guarda desse filho, e ai será vc a trabalhar para pagar pensão pro pai da criança a sustentar!! O mundo dá voltas, cuidado!

Imagine se esse cara amanhã morre num assalto, como vc vai bancar os estudos desse pobre e infeliz ser que vai nascer? Vai mandar ele pagar pensão do além!?

A gente sempre tem de pensar antes de agir, até antes de fazer criança, pois as consequências são pro resto da vida!!!

Autor da pergunta
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Mas, eu nao disse isso. Eu não quero que ele registre até pq meu bem sou eu que estou assumindo todas as despesas e ele não! pai só para dizer que tem para criança nenhuma precisa.

S F.
Há 14 anos ·
Link

Faça como achar melhor...porém é direito do seu filho ter o sobrenome...quer vc queira ou não!

Insula
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

paolamvit

Vc diz isso hoje, mas já pensou se vc sofre um acidente e morre e por acaso ninguem da sua família fica com a criança? Vc vai preferir que o moleque vá pro orfanato e aos 18 anos ter de ificar na rua, não é? O muleque vai de agradecer pro resto da vida!!!!!!

É direito da criança conhecer seus antepassados, saber da origem paterna. Pai não é só pra dar dinheiro.

Já pensou se esse cara que fez a criança morre, ou fica aleijado sem poder trabalhar, a família dele gasta tudo que ele tem com tratamento. Vc ainda ia continuar achando que ele não serviria de pai?

Criança não é sinônimo de bens materiais. Nem toda criança só visa presente caro no Dia de Natal. Muitas só querem saber que são amados, e vc pode estar tirando esse amor desse infeliz que vc trará ao mundo.

Mas, repito as palavras do SF: faça como achar melhor .

O mundo dá voltas!!!

GLC
Há 14 anos ·
Link

Atualmente, os cartórios estão exigindo que as mães digam quem é o pai, pois a exigência vem do CNJ. Ocorre que os filhos matriculados nas entidades escolares são obrigadas a encaminhar relação dos matriculados sem o nome do pai à Justiça a fim de que a mãe seja convidada para indicar quem é o pai biológico, e consequentemente o pai será intimado para fazer o registro. Portanto, Paola, não é sua vontade que prevalece é o direito da criança, como disse SF. Quer queira ou não o filho tem o dreito de ter o nome do pai no registro.

Insula
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

GLC, grande contribuição a sua!!!

Oportuna e vital esta informação.

Ainda bem que a justiça se posiciona em pról do direito do incapaz que pode ficar refém dos caprichos das emoçoes humanas desequilibradas e mau orientadas.

Essa medida impede que se perpetre tal agressão ao direito do cidadão ( aqui: da criança).

Parabenizo-o e lhe agradeço pela valiosa contribuição!

Julianna
Há 14 anos ·
Link

Meu texto caberia aqui, né Insula? Gostei da parte do "remedinho". Abraços**

Lívia Cristina
Há 14 anos ·
Link

Insula,

Não precisa de tanta agressividade. Ela está com dúvidas e precisa de orientação, não de ataques.

paolamvit,

Para uma criança ter ou não o nome do pai da certidão pode não fazer muita diferença, mas quando ela crescer isso com certeza vai pesar de alguma forma, principalmente por questão de preconceito.

Criar um filho sozinha já se tornou algo comum, e você, como tantas outras mães, vai conseguir superar todas as dificuldades, é só ter paciência e perseverança. Digo isso por vivência de causa.

A pensão é sim muito importante, e é um direito do seu filho. A justiça dererminará o valor, considerando as condições financeiras de ambos os genitores.

Tente estabelecer com o pai da criança um relacionamento saudável, pelo bem da criança. Não é pq vocês não deram certo que não podem tem uma convivência pacífica pelo bem da criança, e com certeza, um dia ela ira agraceder por você não ter privado-a da companhia do pai, que é muito importante para qualquer pessoa.

Boa sorte.

GLC
Há 14 anos ·
Link

Eis o que diz o CNJ: O Conselho Nacional de Justiça encaminhou os dados gerais do Censo Escolar 2009 para todos os Tribunais de Justiça do país. - Esses dados incluem uma listagem com os nomes e os endereços das mães cujos filhos não têm indicação de pai e serão repassados aos juízes responsáveis. - Com os dados em mãos, os magistrados mandarão chamar as mães para que compareçam em juízo e indiquem, se quiserem e puderem, o nome do pai de seu filho. - O indicado será intimado a comparecer diante do juiz. - Ele poderá reconhecer espontaneamente a paternidade ou, se tiver dúvidas, pedir análise de DNA. - Também poderá não admitir a paternidade e se negar a fazer o exame, mas, nesse caso, poderá ser intimado a fazer o teste. - Ao final do processo, se tudo der certo, o filho terá o nome do pai em seus documentos.

Imagem de perfil de *Fernanda*
*Fernanda*
Há 14 anos ·
Link

Livia, está certíssima!!! GLC, que interessante isso não? Tomara que funcione assim mesmo, isso é muito bom!

Insula
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

Desculpe-me Livia, talvez eu tenha sido intensa demais, mas ao ler o texto culminado com "Não quero registrar no nome dele, ele nunca me ajudou com nada", pode-se depreeender que "ou o sujeito paga mais de pensão ou nada feito!".

Com tanto pai querendo ser útil na vida do filho, essa menina acha que o cara não tem direitos, esquecendo ela do direito deste ser que não é ela, não é dela, é outra pessoa, apenas ela o está gestando para depois entregá-lo ao mundo.

Lamento se agi com algum agressividade, mas acho deplorável tanto o macho que abandona o ser que ele engendrou e agora larga no miserê, como as fêmeas que se queixam do baixo valor de pensão como se a criança fosse apólice de seguro - como se caso estivessem casadas e enviuvassem devessem receber um prêmio por ter parido.

É revoltante!!

Cristina SP Original - No FAKE
Há 14 anos ·
Link

Cara Consulente

Entendo perfeitamente seu posicionamento a respeito. E, muito embora sabendo que é antes de mais nada um direito da criança ter o reconhecimento paterno. Sei o que vc. está passando.

Não se trata de alienação parental, como alguns aqui disseram e sim de resguardar alguns direitos, que enquanto não reconhecida a paternidade, serão inerentes somente a mãe.

Se o pai, quiser realmente compartilhar a responsabilidade sobre essa criança, saberá buscar seus direitos.

Faça o que seu coração mandar e seja feliz.

GLC
Há 14 anos ·
Link

Fernanda: A orientação do CNJ já vem sendo cumprida em todos os Estados, principalmente aqui na cidade onde atuo os pais estão procurando o Cartório para regularizar a situação.

rose.rosangela
Advertido
Há 14 anos ·
Link

paolamvit, calma vc esta nervosa, esta se sentindo sozinha abandonada, não faça isso com seu filho, faça sim o pai registrar e cumplir com os deveres dele, amor e carinho se ele dê pra criança melhor, se não , vc dá, faça ele registrar, o resto é o resto, as coisas se ajeita com o tempo, não ira faltar nada pro seu filho, e é tão feio uma criança sem nome do pai no registro, a criança ira ter vergonha, sou uma velha hoje, e até hoje tenho vergonha de não ter o nome do pai no meu registro, por pura birra da minha mae na epoca ( pai DECONHECIDO ou iguinorado), o mas dificio é na escola quando pergunta pro criança em voz alta, nome do pai?

missmada
Há 14 anos ·
Link

Hoje tenho 49 anos, quando eu nasci minha mae não quiz registrar no nome de meu pai, hoje sofro por isto, aonde vou mexer com documentos as pessoas fala porque não tenho o nome de meu pai, e se aparecer alguma herança só os meus irmãos que tem o nome dele e eu não recebo, eu fico muito triste por não ter o nome do meu pai e eu sou a primeira filha.

GLC
Há 14 anos ·
Link

A única saída é conversar com ele vá a cartório junto contigo para reconhecer a paternidade. Caso ele não queira, deve entrar com o pedido de investigação de paternidade em juízo, com pedido de exame de DNA, para tal é necessário procurar um advogado ou a Defensoria Pública. Boa sorte.

FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

Que Deus perdoe...para o filho ter o nome do pai, depende do valor da pensão a ser paga??? é fundamental para a auto estima dessa criança ter o sobrenome do pai, pois o mesmo sempre irá se sentir inferiorizado, pense tambem no desenvolvimento psicológico ddo filho...o pai não ajuda financeiramente, e a mãe prejudica o filho psicologicamente, pobre criança....

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos