Quais os riscos, de perder a guarda da minha filha para o pai?

Há 14 anos ·
Link

Tenho uma filha de 4 anos com um rapaz que apenas foi meu namorado, nunca tivemos uma união estável, por pressão minha ele registrou a menina, após a mesma ter mais de um mes. Sempre deixei ele conviver com a criança, inclusive seus pais, tive uma relação tranquila com todos da familia dele até o momento que tive um segundo filho, com outra pessoa e ai ele( o pai da primeira filha) começou me infernizar a vida por querer saber quem era o pai de meu segundo filho. Mas eu decidi que não queria revelar, por não achar interessante, até por que ele não conhecia, a meu ver não faria diferença alguma pra ele quem fosse o pai biológico de meu filho. Ele também teve outra filha com outra mulher, e que nunca interessou-me saber da mulher, ao contrário, fiquei muito feliz quando soube da existência da criança, assim minha filha teria uma irmãzinha, visto que eu não lhe daria, por ter decidido não ter mais filhos. A situação se complicou quando ele( o pai da minha filha) ficou uns dias na minha casa e varreu meu computador, vasculhando tudo quanto era informações sobre meus contatos, instalou um programa espião que gravava tudo o que eu digitasse( haqueou meus e-mails) e com quem eu me comunicava. Nisto ele encontrou um texto em que eu falava com um amigo, que é padre e muito próximo de toda minha família, sobre a possibilidade dele ser pai socio-afetivo de meu filho, visto que ele acompanha a gente desde sempre e as crianças gostam muito dele e a meu ver, ele seria uma boa referência de pai para ele, até por que, isto seria bom para ele também que nunca teve e nem terá filhos, por sua escolha vocacional. Com isto, o pai da minha filha sismou e me acusou por todos os lados que eu era amante do padre e que ele não adimitiria a convivenca do padre com a 'sua" filha e isto lhe daria o direito de tira-la de mim. Eu, desde os 14 anos sou independente,tenho 36 anos, tenho casa própria, ensino superior, nunca me envolvi com crime, drogas, alcool, prostituição, tenho boa reputação, tenho prova de como cuido bem dos meus filhos, tenho emprego e renda fixos( muito maior que a dele)Sem falar que ele é alcoolatra. Contudo isto, pergunto: Existe a possibilidade de perder a guarda da minha filha? Aguardo ansiosa por comentários. obrigada

8 Respostas
Insula
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

Maínha Fique tranquila, a justiça só tira a guarda da mãe se comprovado maus tratos ou grande risco para a criança.

Ele pode até pleitear, mas o juiz vai mandar ele catar coquinhos pois ficará claro ´que é apenas desejo de controlar sua vida no intuito de manter a filha sob seu total e ilusório domínio.

Esse comportamento dele deixa claro que nunca conhecemos realmente as pessoas, como vc disse, vcs apenas namoraram, nunca viveram juntos, assim vc desconhecia esse lado neurótico e dominador dele. Sugiro que afaste-o de sua casa e avise-o que se ele prefere continuar interferindo na sua vida (coisa que ele não tem direito) que vc irá dar queixa dele e ficará no aguardo que a justiça decida as visitas à menina que ele deverá buscar pleitear que se normatize.

Assim, com a pensão regulamentada (direito de sua filha, mesmo que vc não precise no momento poderá fazer uma poupança para ela), as visitas - que são do interesse dele conseguir na justiça - ficam organizadas e ele não mais poderá invadir sua vida.

Boa sorte!!!

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Insula, muito Obrigada.

Depois de lido sua resposta, tomo coragem de de amanhã procurar um advogado, por varias razões entre elas é que ele me ameaça, ja registrei boletim de ocorrência e hj ele esta internado em recuperação, mas pode sair de la a qualquer momento, segundo seus pais, eles não sabem qual seria sua reação relativa a mim. Como ele ja invadiu minha casa uma vez( arrombou uma janela), preciso pensar o que fazer, o que seria mais seguro para Eu e meus filhos. Hoje permiti que minha filha fosse com seus pais visitá-lo na fazenda esperança( local onde esta internado) Você acha que eles os avós que são cumplicer do filhos, podem tentar usar minha filha ou influenciá-la contra mim? Obrigada

Mãezinha
Há 14 anos ·
Link

Oi mainha, toda vez que eu me deparo com situações parecidas ao que estou vivendo, eu sinto uma mistura de revolta e, ao mesmo tempo quanto mas passa, mas eu vejo casos em que a justiça é muito falha, no meu caso, o juiz considerou três declarações, sem nem reconhecimento de firma, cópia do rg, nada, dizendo que a avó do meu filho sempre cuidou dele, e as acusações do pai contra mim foram tão absurdas que até disse que tenho outros filhos que vivem em situações deploráveis, sendo que só tenho o meu filho, que eles conseguiram tomar de mim, sem nem averiguar as provas, primeiro o juiz concedeu que o tirassem de mim, para depois ver o que estava acontecendo. Eu não sou advogada, sou apenas uma mãe decepcionada com a justiça diante de um sofrimento que não desejo á ninguém!!!, ele invadiu a sua vida pessoal, mechendo em seu computador, vc fez o BO contra ele?, sou leiga, mas a justiça não está nem ai para sentimentos, ela quer provas, então, se adiante á ele. Fique com Deus

Insula
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

Maínha Tentar influenciar a criança qualquer pessoa é capaz, afinal. Mas te aconselho a não deixar a criança ir visitar o pai se este está internado, hospital psiquiátrico (assim entendi tratar-se), não é lugar pra uma crinaça tão novinha. Alegue para os avós que a menina ficou impressionada. Se os avós quiserem ficar visitando a criança que entrem eles com ação pedindo direito à isso, se vc acha que eles fazem o tipo de ficar passando a mão na cabeça dos erros deste filho deles.

Se o sujeito invadiu sua casa vc pode mover ação contra ele. Junte tudo que vc tiver (B.O., declarações) para se cercar de toda segurança possível quando vir o pedido de passeios com a menina, peça estudo do perfil pesicológico, e tente saber do motivo e da data da internação dele, isso pode ser útil.

Boa sorte!!

Mãezinha Sua situação me fez lembrar a da menininha daqui do RJ que morreu após 1 mês na companhia do pai e madastra após o juiz acolher a denúncia de alienação parental, chegando a excluir o direito da mãe a visitar a menina.

Não bobeie, recorra desse absurdo!

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Mãezinha, obrigada Por estes fatores, estou buscando diálogo e também juntando provas, tenho o BO e também testemunhas para provar que ele haqueou meu PC e também que invadiu minha casa, pois meu irmão fez uma armadilha e ele entrou an minha casa enquanto meu irmão chamou a policia, então ele saiu correndo. Além disto ele me roubou joias, pendrives, mas disto não tenho provas. Estou revoltada, também coma familai dele, que da apoio a paranóia dele. Mas tenho guardado todas as mensagens dele me ameaçando. MAs eu sei que a justiça é complicada, mas eu estou disposta a fazer tudo que puder para garantir o bem estar dos meus pequenos e viver em Paz com eles. Um abraço

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Insula, Amanhã farei contato com um bom advogado,( recomendado por um amigo), mas estou confusa, você acha melhor que eu não entre com pedido de regulamentação de visitas? Isto seria eles quem deverão pedir, se quiserem visitar? Eu pensava em regulamentar apra poder ter certeza de que somente ele poderia ve-la no dia acertado, assim eu não teria nem um contato com ele. E a pensão alimenticia, mesmo ele estando em recuperação, sem condições economicas, mas seu pai tem uma empresa que esta no nome do filho( pai da minha filha) seria possivel por ai o juiz obriga-lo ele ou os avós a pagarem? não preciso, mas sei que este é um direito dela e ele nunca ajudou com nada. Opa! desculpas! ele comprou uma pomada hypoglos, dois pacotes de fraldas, duas latas de leite e dois vestidos, ah! e uma boneca e um cavalinho de plastico. Então não é nada, mas é pouca coisa!!

Quanto ao motivo de sua internação a primeira vez em um clinica psiquiatrica para desintoxicação de alcool, agora também porém, numa destas fazendas da esperança mantidas pela igreja catolica, para reabilitação e deixar o alcool. apesar que eu penso, que por suas atitudes, não é só alcolismo, pelas carateristicas e oque ele fez os sintomas são de paranóia. Mas não sou psicologa e nem médica. Espero que quem o trata, perceba isto. Obrigada, muito bom poder contar com suas opiniões.

Insula
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

De fato, quem tem interesse que o busque! Vc pode, se quiser, já pedir a regulamentação das visitas, mas como se trata de exercício de direito, deveria ser o pai a fazê-lo, buscar na justiça que regulamente a periodicidade as condições das visitas.

Se o pai entrar com pedido de visitas o juiz irá conceder somente a ele, mas isso não significa que o advogado deles não entre tmb com outra ação pleiteando o direito dos avós. Mas o juiz regulamenta as visitas do pai (que é uma coisa), depois o juiz (que pode ser outro) analisa e regulamenta as visitas dos avós (que é outra coisa).

Como esse sujeito já chegou ao ponto de precisar de internação, sendo elas recorrentes, já desenha um quadro de desequilíbrio, o que dará a seu advogado um bom argumento para conseguir mantê-lo afastado ou ao menos que as visitas a criança sejam monitoradas.

Procure saber porque a empresa dos avós está em nome do filho deles, isso é estranho tendo em vista que o sujeito demonstra ter algum problema de ordem emocional.

Sem dúvidas que diante da incapacidade do pai prestar o auxílio no alimento que lhe é obrigado, os avós poderão ser chamados a assumir essa prestação. entretanto, estando a empresa em nome do pai da criança o juiz irá determinar um valor de acordo com o faturamento da empresa, ou de bens desta empresa. Enquanto o pai tiver bens que lhe forneça recursos, deve-se concentrar nele.

Estando vc assistida por um advogado todas suas dúvidas serão elucidadas, é realmente o melhor que vc pode fazer visando, inclusive, o que eles poderão vir a pleitear futuramente.

Boa sorte!!!

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Insula, muito obrigada, sou muito grata por sua atenção e suas orientações. Receba meu abraço de gratidão

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos