Concurso de Pessoas

Há 27 anos ·
Link

Em crime realizado em concurso, as circunstâncias agravantes, v.g. -por motivo fútil, irão se comunicar aos outros co-autores se estes não participaram da causa agravante da conduta sendo que esta não era elementar ao crime e estes só quiseram participar do resultado delituoso? Não incorreria aí nos arts. 29 e §2º, art. 30, respondendo o autor que cometeu o delito com a pena agravada e os outros co-autores ou mesmo partícipes na pena prevista no tipo, respeitando os limites de sua culpabilidade?

1 Resposta
Carlos Gutiérrez
Advertido
Há 27 anos ·
Link

O colega tem razão ao lembrar do artigo 320 do CP. A regra geral é da incomunicabilidade das circustâncias, tendo como exceção, quando aquelas forem elementares do tipo.É o debatido caso do infanticídio. Na questão formulada, o motivo fútil não se caracteriza como elementar do tipo, mas sim como qualificadora, lembrando não ser possível a interpretação extensiva "in pejus". Destarte, o motivo fútil não se extenderá a todos. Não cabe o §2º do 29, uma vez que não se considera, neste caso crime menos grave. O homicídio é um só, podendo ser, no entanto, doloso, privilegiado, qualificado ou culposo. A melhor alternativa, nos parece ser a utilização da parte final do caput do artigo, "...,na medida de sua culpabilidade."

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos