Olá, gostaria de indicações de livros de direito constitucional para a graduação. Gostaria de saber se os seguintes autores são bons: Paulo Bonavides, Uadi Lammêgo Bulos, Luís Roberto Barroso, Bernardo Gonçalves Fernandes, entre outros quais vocês me indicam, desde já agradeço.

Respostas

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Domingo, 21 de agosto de 2011, 22h13min

    André Ramos Tavares.

    Melhor livro de Direito Constitucional. Eu sou fã demais desse doutrinador.

    Mas para conhecer a obra “Direito Constitucional” do André Ramos Tavares seria necessário que comprar todos os seus livros, e não apenas o Curso.

    Tudo que ele escreve é profundo. Publicou livros sobre hermenêutica, súmula vinculante, mandado de segurança, coletânea de pareceres etc.

    Ele poderia tranquilamente escrever um curso de Direito Constitucional em Três volumes ou mais. Tem muito a dizer e competência para isso.

    Como ele optou em escrever um volume único, infelizmente, nem todos os capítulos são profundos. Alguns bens sucintos, porém, todos com qualidade.

    - Curso de Direito Constitucional: André Ramos Tavares;
    - Súmula Vinculante: André Ramos Tavares;
    - Direito Constitucional Econômico: André Ramos Tavares;
    - Teoria da Justiça Constitucional: André Ramos Tavares;
    - Tratado de Arguição de descumprimento de preceito fundamental: André Ramos Tavares;
    - Direito Constitucional Brasileiro Concretizado: Volumes I, II e III: André Ramos Tavares.
    - Mandado de Segurança: André Ramos Tavares.

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Domingo, 21 de agosto de 2011, 22h40min

    Se eu fosse professor indicaria os seguintes livros (para começar pelo que é bom):

    Direito Constitucional: André Ramos Tavares (todos os livros);
    Direito Administrativo: José dos Santos Carvalho Filho;
    Direito Internacional: Valerio de Oliveira Mazzuoli (todos os livros);
    Processo Penal: Aury Lopes Jr.; Paulo Rangel; Fauzi Hassan Choukr;
    Direitos Humanos: Valerio de Oliveira Mazzuoli; Carlos Weis;
    Processo Civil: Alexandre Freitas Câmara; Luiz Guilherme Marinoni; Fredie Didier;
    Direito Civil: Carlos Roberto Gonçalves;
    Direito Penal: Cezar Roberto Bitencourt; Guilherme de Souza Nucci;
    Teoria do Direito: Eros Grau; Lenio Luiz Streck;

    Não estudo outras matérias, portanto, deixo de indicar.

    P

    pensador Segunda, 22 de agosto de 2011, 8h38min

    Gosto do Bonavides (como teoria geral) e tem o do José Afonso da Silva. Para teoria constitucional não deixe de ver o Canotilho, apesar de ser um livro para além da graduação.

    A

    adv.toledo Sexta, 26 de agosto de 2011, 1h22min

    -Direito Constitucional: Alexandre de Moraes (fácil leitura);Guilherme Pena de Moraes (idem); José afonso da Silva (idem); Gilmar Mendes/Inocêncio Coelho/Paulo Branco (profundo); André Ramos Tavares (idem);
    -Direito Administrativo: José dos Santos Carvalho Filho; Vicente Paulo & Marcelo Alexandrino (fácil Leitura);
    -Direito Civil: Carlos Roberto Gonçalves (ele possui todos os volumes num só livro(fáil leitura); Paulo Nader
    -Direito Penal: Cezar Roberto Bitencourt; Rogério Greco (the best); Guilherme de Souza Nucci (esse é objetivo);
    Sociologia Jurídica: Ségio Cavalieri Filho

    A

    adv.toledo Sexta, 26 de agosto de 2011, 1h25min

    Não esqueça o Livro de Direito Constitucional de JJ Gomes Canotilho (profundo) (para quem quer arrebentar no Direito).
    É isso.

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Sexta, 26 de agosto de 2011, 1h34min

    Carlos Roberto Gonçalves lançou um volume único? Não tinha conhecimento disso.

    V

    Vini_1986 Sexta, 26 de agosto de 2011, 2h40min

    adv.toledo,

    Acho que você está se referindo ao esquematizado do Carlos Roberto Gonçalves, mas este livro possui apenas Parte Geral, Obrigações e Contratos.

    Pedrão,

    apenas por curiosidade, as folhas "transparentes" do livro do André Ramos Tavares não te incomodam?

    Pergunto isso pois já fui à livraria duas vezes para comprar o livro dele e acabei desistindo por causa dessa porcaria de "folha de bíblia"!

    Acho que essas folhas atrapalham demais a leitura.

    Quando sair a próxima edição eu vou até a livraria novamente para comprá-lo (mas é bem provável que eu mude de ideia mais uma vez...rs).

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Sexta, 26 de agosto de 2011, 10h44min

    Vini,

    A edição que eu possuo é antiga. Não é papel bíblia. Depois da sétima ou oitiva edição que houve a modificação.

    O livro Leis Penais Comentadas que eu tenho do Nucci é papel bíblia e não me incomodam, mas não sei dizer se o livro do André é o mesmo papel.

    P

    pensador Sexta, 26 de agosto de 2011, 11h14min

    O de civil, até tenho o do Carlos Roberto Gonçalves, mas acho muito superficial, no dia a dia tenho sempre o comentado do Fiuza (Saraiva), mas para estudo e reflexão gosto mesmo dos antigos, do Caio Mario por exemplo.
    Tem uma coleção muito boa de civil em homenagem ao Miguel Reale para estudos mais aprofundados de civil.

    V

    Vini_1986 Sexta, 26 de agosto de 2011, 12h43min

    O papel do livro do André é diferente.

    Ele é "transparente" - o que está escrito no verso e na página seguinte atrapalham a leitura da página em que você está (na minha opinião).

    Enfim, foi apenas uma pergunta idiota. rs

    Saudações aos colegas.

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Sexta, 26 de agosto de 2011, 12h52min

    A meu ver, não há nada de superficial, para o dia a dia, no Carlos Roberto Gonçalves (não estou falando da sinopse). Tudo que precisar tem a resposta lá.

    Basta ver o volume sobre Responsabilidade Civil. Ele fala tudo. Não há outra obra do gênero igual à dele. Os outros autores não falam nem 30% do que ele comenta, outros se resumem a Teoria Geral da Responsabilidade Civil.

    Veja o sumário:

    http://bdjur.stj.gov.br/xmlui/bitstream/handle/2011/23579/Responsabilidade_Civil_13.ed.pdf?sequence=6

    Ele trata de Uma infinidade de temas. Só a responsabilidade Civil automobilística já daria outro livro.

    E a liquidação do dano. Homicídio (indenização pela expectativa de vida), lesão corporal e tantos outros temas polêmicas que outros autores nem sequer comenta.

    O volume contratos também. A maioria não escreve sobre todos os contratos, outros escrevem só sobre os contratos previstos no Código Civil.

    Carlos Roberto analisa quase todos. Até de títulos de crédito.

    Sumário:

    http://bdjur.stj.gov.br/xmlui/bitstream/handle/2011/22083/Direito_civil_brasileiro_8.ed_v.3.pdf?sequence=36

    Para quem quer um livro para o dia a dia com qualidade, este livro é Carlos Roberto Gonçalves.

    E os temas de Direito Civil ele comenta bem. Ele fraco na Teoria do Direito, mas isso a maioria é, e seu estudo de Direito Civil, como respeito à tradição (no sentido que lhe deu Gadamer) faz do seu livro um excelente livro.

    Se não fossem as sinopses, acredito, seu nome no meio acadêmico seria diferente.

    Até o Cassio Scarpinella, jurista magno, depois que publicou aqueles livros áudio já há comentários querendo deturpar a sua imagem.

    ?

    anonimo colaborador Sexta, 30 de setembro de 2011, 13h17min

    Obrigado

    V

    Viviane- SP Terça, 04 de outubro de 2011, 0h39min

    Canotilho e Pedro Lenza.

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Terça, 04 de outubro de 2011, 2h20min

    Teoria do Direito:

    Luigi Ferrajoli - “Principia Iuris: Teoria del Diritto e della democrazia". Três volumes.

    Luigi Ferrajoli - Diritto e ragione: teoria del garantismo penale.

    Lenio Luiz Streck - Verdade e Consenso.

    P

    pensador Terça, 04 de outubro de 2011, 7h35min

    Agora sim!
    Gosto muito do Streck. Muito bom "Verdade e Consenso" e também Hermenêutica Jurídica e(m) Crise. Para quem se interessa acerca da contraposição hermenêutica-discurso, recomendo da leitura de "Verdade e consenso" tendo a obra Direito e Democracia de Habermas, Ser e Tempo de Heidegger e Verdade e Método de Gadamer à mão para consultas.

    Direito e razão também é obra fundamental a quem pretende entender o garantismo penal (apesar de confessar jamais ter terminado de estudá-lo).

    Parabéns ao colega Pedrão pelas indicações. Se pelo menos um dos acadêmicos que frequentam o fórum for levado a ler tais obras por estas indicações, já estaremos no lucro.