Bons livros de direito constitucional
Olá, gostaria de indicações de livros de direito constitucional para a graduação. Gostaria de saber se os seguintes autores são bons: Paulo Bonavides, Uadi Lammêgo Bulos, Luís Roberto Barroso, Bernardo Gonçalves Fernandes, entre outros quais vocês me indicam, desde já agradeço.
André Ramos Tavares.
Melhor livro de Direito Constitucional. Eu sou fã demais desse doutrinador.
Mas para conhecer a obra “Direito Constitucional” do André Ramos Tavares seria necessário que comprar todos os seus livros, e não apenas o Curso.
Tudo que ele escreve é profundo. Publicou livros sobre hermenêutica, súmula vinculante, mandado de segurança, coletânea de pareceres etc.
Ele poderia tranquilamente escrever um curso de Direito Constitucional em Três volumes ou mais. Tem muito a dizer e competência para isso.
Como ele optou em escrever um volume único, infelizmente, nem todos os capítulos são profundos. Alguns bens sucintos, porém, todos com qualidade.
- Curso de Direito Constitucional: André Ramos Tavares;
- Súmula Vinculante: André Ramos Tavares;
- Direito Constitucional Econômico: André Ramos Tavares;
- Teoria da Justiça Constitucional: André Ramos Tavares;
- Tratado de Arguição de descumprimento de preceito fundamental: André Ramos Tavares;
- Direito Constitucional Brasileiro Concretizado: Volumes I, II e III: André Ramos Tavares.
- Mandado de Segurança: André Ramos Tavares.
Se eu fosse professor indicaria os seguintes livros (para começar pelo que é bom):
Direito Constitucional: André Ramos Tavares (todos os livros); Direito Administrativo: José dos Santos Carvalho Filho; Direito Internacional: Valerio de Oliveira Mazzuoli (todos os livros); Processo Penal: Aury Lopes Jr.; Paulo Rangel; Fauzi Hassan Choukr; Direitos Humanos: Valerio de Oliveira Mazzuoli; Carlos Weis; Processo Civil: Alexandre Freitas Câmara; Luiz Guilherme Marinoni; Fredie Didier; Direito Civil: Carlos Roberto Gonçalves; Direito Penal: Cezar Roberto Bitencourt; Guilherme de Souza Nucci; Teoria do Direito: Eros Grau; Lenio Luiz Streck;
Não estudo outras matérias, portanto, deixo de indicar.
-Direito Constitucional: Alexandre de Moraes (fácil leitura);Guilherme Pena de Moraes (idem); José afonso da Silva (idem); Gilmar Mendes/Inocêncio Coelho/Paulo Branco (profundo); André Ramos Tavares (idem); -Direito Administrativo: José dos Santos Carvalho Filho; Vicente Paulo & Marcelo Alexandrino (fácil Leitura); -Direito Civil: Carlos Roberto Gonçalves (ele possui todos os volumes num só livro(fáil leitura); Paulo Nader -Direito Penal: Cezar Roberto Bitencourt; Rogério Greco (the best); Guilherme de Souza Nucci (esse é objetivo); Sociologia Jurídica: Ségio Cavalieri Filho
adv.toledo,
Acho que você está se referindo ao esquematizado do Carlos Roberto Gonçalves, mas este livro possui apenas Parte Geral, Obrigações e Contratos.
Pedrão,
apenas por curiosidade, as folhas "transparentes" do livro do André Ramos Tavares não te incomodam?
Pergunto isso pois já fui à livraria duas vezes para comprar o livro dele e acabei desistindo por causa dessa porcaria de "folha de bíblia"!
Acho que essas folhas atrapalham demais a leitura.
Quando sair a próxima edição eu vou até a livraria novamente para comprá-lo (mas é bem provável que eu mude de ideia mais uma vez...rs).
O de civil, até tenho o do Carlos Roberto Gonçalves, mas acho muito superficial, no dia a dia tenho sempre o comentado do Fiuza (Saraiva), mas para estudo e reflexão gosto mesmo dos antigos, do Caio Mario por exemplo. Tem uma coleção muito boa de civil em homenagem ao Miguel Reale para estudos mais aprofundados de civil.
A meu ver, não há nada de superficial, para o dia a dia, no Carlos Roberto Gonçalves (não estou falando da sinopse). Tudo que precisar tem a resposta lá.
Basta ver o volume sobre Responsabilidade Civil. Ele fala tudo. Não há outra obra do gênero igual à dele. Os outros autores não falam nem 30% do que ele comenta, outros se resumem a Teoria Geral da Responsabilidade Civil.
Veja o sumário:
http://bdjur.stj.gov.br/xmlui/bitstream/handle/2011/23579/Responsabilidade_Civil_13.ed.pdf?sequence=6
Ele trata de Uma infinidade de temas. Só a responsabilidade Civil automobilística já daria outro livro.
E a liquidação do dano. Homicídio (indenização pela expectativa de vida), lesão corporal e tantos outros temas polêmicas que outros autores nem sequer comenta.
O volume contratos também. A maioria não escreve sobre todos os contratos, outros escrevem só sobre os contratos previstos no Código Civil.
Carlos Roberto analisa quase todos. Até de títulos de crédito.
Sumário:
http://bdjur.stj.gov.br/xmlui/bitstream/handle/2011/22083/Direito_civil_brasileiro_8.ed_v.3.pdf?sequence=36
Para quem quer um livro para o dia a dia com qualidade, este livro é Carlos Roberto Gonçalves.
E os temas de Direito Civil ele comenta bem. Ele fraco na Teoria do Direito, mas isso a maioria é, e seu estudo de Direito Civil, como respeito à tradição (no sentido que lhe deu Gadamer) faz do seu livro um excelente livro.
Se não fossem as sinopses, acredito, seu nome no meio acadêmico seria diferente.
Até o Cassio Scarpinella, jurista magno, depois que publicou aqueles livros áudio já há comentários querendo deturpar a sua imagem.
Agora sim! Gosto muito do Streck. Muito bom "Verdade e Consenso" e também Hermenêutica Jurídica e(m) Crise. Para quem se interessa acerca da contraposição hermenêutica-discurso, recomendo da leitura de "Verdade e consenso" tendo a obra Direito e Democracia de Habermas, Ser e Tempo de Heidegger e Verdade e Método de Gadamer à mão para consultas.
Direito e razão também é obra fundamental a quem pretende entender o garantismo penal (apesar de confessar jamais ter terminado de estudá-lo).
Parabéns ao colega Pedrão pelas indicações. Se pelo menos um dos acadêmicos que frequentam o fórum for levado a ler tais obras por estas indicações, já estaremos no lucro.