juliana Domingo, 07 de maio de 2000, 17h57min

    a vigilância é feita através das varas de execução penal de cada comarca, mas ela ainda nao é 100% eficaz; já li textos na web, onde, v. g., no Piauí ou no Ceará estão sendo eficazes. Caso vc. tenha algum texto sobre penas alternativas gostaria que me enviasse, posto que minha monografia de conclusão de curso versa sobre este assunto.
    Juliana

    ?

    Cláudia Redin Patel Segunda, 15 de maio de 2000, 19h50min

    Sou estágiária de uma vara de execução criminal, e no caso de prestações de serviços á comunidade é feito todo um acompanhamento dos serviços prestados pelo apenado junto á instituição, que na maioria das vezes é beneficiente, e que envia formulários com as horas prestadas para serem anexadas ao processo; possuem as penas que se convertem em multas sendo muitas vezes o dinheiro enviado a uma instituição beneficiente da própria cidade e existem ainda casos em que a pessoa se apresenta no fórum de mês a mês ou ainda em intervalo de dois meses. Quanto á sua eficácia, em minha acepção acredito ser mais vantajoso aplicar esse tipo de pena nos casos em que convém, levando-se em consideração a situação em que se encontra nosso sistema penitenciário que muito mais que ineficaz torna-se prejudicial ao próprio apenado e á sociedade em si.

    ?

    FÁBIO F. LEONARDO Quinta, 25 de maio de 2000, 15h07min

    NUM SISTEMA ONDE NAO TEMOS CONDIÇÕES NEM DE VIGIAR E MANTER SOB COAÇÃO DA JUSTIÇA NEM OS PROPRIOS DETENTOS QUE ESTÃO "SOB VIGIA CONSTATNE " E FOGEM DAS PENITENCIARIAS DE BAISO DO NARIZ DE MUITA GENTE , COMO PODERÍAMOS VIGIAR OS MILHARES DE APENADOS QUE ESTÃO CUMPRINDO PENA EM SUAS PRÓPRIAS CASAS? É MEU CARO COLEGA, ESSA QUESTÃO COMO TANTAS OUTRAS INSERIDAS EM NOSSA LEGISLAÇÃO E TANTO DIFÍCIL COMO AO MEU VER IMPOSSÍVEL , POIS O NOSSO SITEMA JUDICIÁRIO PECA , NÃO SÓ NESSA VIGIA , MAS EM TODO O TIPO DE TERMO QUE DIZ SER A " JUSTIÇA ". ESPERO QUE UM DIA ISSSO TUDO MUDE , E QUE NO FUTURO POSSAMOS VIVER NUM PAÍS DIGNO DE NOSSA IMENSA RIQUEZA. É UMA PENA QUE NÓS A CADA DIA ESTAMOS EM MÃOS ERRADAS , POIS É LÁ DE CIMA QUE VIRÁ A SOLUÇÃO DOS NOSSOS PROBLEMAS , ENQUANTO "AQUELAS RAPOZAS" NÃO SE CONCIENTIZAREM DO CÃOS QUE VIVEMOS , NÓS AFUNDAREMOS DA ANGÚSTIA DE SER SEMPRE UM "PEQUENO" 3º MUNDO .

    ?

    Leandro Lacerda Terça, 18 de julho de 2000, 9h08min

    Ilustre colega,

    apesar de ocorrer erros graves em nosso sistema penitenciário, erros estes que você mesmo descreveu, quando falamos de PENAS ALTERNATIVAS este quadro muda um pouco. Vamos lá, há de se considerar que os apenados que usufruem deste "privilégio" são criminosos de bons antecedentes, que cometeram crimes menos grave, e outras coisas que atenuam sua conduta. Se colocarmos estes agentes num presídio vamos cometer um erro irreparável, vamos ensiná-los a cometerem os crimes mais graves, pois nosso sistema penitenciário so propicia isto aos presos.

    Tudo que li até hoje sobre as penas alternativas e também palestras que já assisti sobre o referido assunto, constata que o resultado é bastante satisfatório.

    Aguardo sua resposta e torço para que outras pessoas venham a debater conosco este assunto de tantas controvérsias.

    Quero desculpar-me com o amigo pelo tempo que levei para responder a mensagem, e prometo que não acontecerá.

    Leandro Lacerda.

    ?

    giovanna teles Quinta, 05 de outubro de 2000, 22h55min

    Meu tema para monografia é : O Caráter ressocializador das penas alternativas em face do sistema penitenciário brasileiro. Gostaria de discutir sobre o assunto e receber toda ajuda possível, como bibliografia. Estou em dúvida a respeito do tema não está muito batido~! Aceito sugestões .

    Atenciosamente, Giovanna