Na última de nossas aulas de revisão para o Provão2000 foi suscitada a seguinte questão: Pode alguém que não é funcionário público cometer o crime de abuso de autoridade? Gostaria de saber o posicionamento dos debatedores a cerca do assunto em tela.

Respostas

    ?

    EDUARDO Quarta, 21 de junho de 2000, 14h14min

    UMA PESSOA NÃO FUNCIONÁRIA PÚBLICA PODE PRATICAR O CRIME DE ABUSO DE AUTORIDADE DESDE QUE O CRIME SEJA PRATICADO COM UMA DAS PESSOAS MENCIONADAS NO ARIGO QUINTO DA LEI 4898/65.

    ?

    Hetan Sexta, 30 de junho de 2000, 21h50min

    A lei 4898 de 09 de dezembro de 1965 reza em seu artigo 5.º Considera autoridade quem exerce função pública, de natureza civil ou militar, ainda que transitoriamente e sem remuneração.
    Portanto qualquer pessoa que exerce função pública, como por exemplo, concessionário que move processo expropriatório contra particular e homologada a imissão na posse, adentra-se no imóvel sem autorização do possuidor, ou mandato judicial, comete abuso de autoridade.
    Art.4, h da já citada lei.

    Cordialmente Hetan