Olá, nao estou no Brasil, estou estudando e trabalhando nos estados unidos, Meu ex deposita a pensão da nossa filha desde marco de 2011 estipulada e homologada por juiz de são Paulo, agora fala q nao vai pagar mais e vai depositar menos, nao quero o dinheiro pra mim mas sim pra nossa filha e ele tem outra filha do primeiro casamento q ele paga a pensão dis ele desde q eu o conheci q ira entrar com revisão da pensão desta filha e o q ele me falou novamente e q por conta propia ira diminuir o valor de nossa filha, tive q pedir a uma juíza pra estar aqui pq ele me falou q nao daria pq aqui eu iria ficar mto bem!!! Tive q siar de casa com a policia pq descobri q ele tinha outras era extramente promiscuo tive q chamar a policia e abrir inquérito comtra ele , me ameaçou de me matar e me jogar no central park, sou bióloga só estou neste fórum pq gostaria de saber o q fazer se ele pode diminuir por si só a pensão , so pq nao acho justo ele dar a pensão certa pra outra e a minha filha só pq ele quer me castigar pq nao quis mais ele, ele querer cortar, desde marco eu usei apenas pra ela o dinheiro dele, ela só tem 2 anos eu tenho a guarda, nao sei o q fazer será q só pra nao ter mais q me encomodar vou ter q abrir mão dos direitos da minha filha ???? será q e certo eu nao poder trabalhar onde quero e estudar dar uma vida melhor pra minha filha !!! Do pq escolhi o cara errado uma vez na vida !!! Agora vou ter q ficar condenada a fazer e ficar onde o pai quer ??? Meu deus só ele mesmo !!!

Respostas

    A

    Alexis Terça, 30 de agosto de 2011, 5h51min

    Se ele diminuir por conta propria voce o executa e provavelmente ele ira preso - se nao justificar.

  • -1
    J

    janacorvel. Quarta, 31 de agosto de 2011, 0h02min

    Alexis vc foi a única pessoa q me deu uma resposta tdo o dia será q pode me falar o q devo fazer pois estou aqui nos estados unidos e o pai aí no Brasil, eu entro com o pedido onde, antes de sair do Brasil estava na casa da minha Mae no rio grande do Sul, e antes morava com meu ex marido em são Paulo, nao sei como e onde entrar com isso, eu já sabia q o pai iria pedir revisão ele já tinha me falado q só estva dando um tempo p esconder o dinheiro dele ele colocou quase todo no nome do pai dele, p pedir revisão e falar q nao tem mais dinheiro vendou 1 dos carros e o outro colocou no nome do amigo dele, sei de tdo mas nao tenho como provar sei ele e médico e ganha mto bem tem clinica propia em dois estados e ainda trabalha em hospital......mas fazer o q ele acha q se ele nao der dinheiro p a filha eu voltou pra ele no Brasil e um louco....antes de eu sair do Brasil ele me enviou uma menssagem pedindo pra eu nao ir e voltar p ele....
    Desculpas o desabafo

    C

    Cristina SP Original - No FAKE Quarta, 31 de agosto de 2011, 0h10min

    Cara Consulente

    Onde está a criança ?

    Ele não pode diminuir o valor de pensão por conta própria. Se fizer isso, vc. poderá executá-lo, pois cabe a ele alimentante provar o pagamento integral dos alimentos.

    E

    Evelise Stumpf Advogada Quarta, 31 de agosto de 2011, 0h16min

    Janacorvel...

    Conforme já lhe foi respondido, se o pai diminuir o valor dos alimentos, a Sra. pode ajuizar uma ação de execução, cobrando a diferença não paga, sob pena de prisão.
    Presumo que seu filho também esteja nos Estados Unidos, então, o ideal seria a Sra. consultar um advogado no Brasil, melhor que seja no Estado onde o pai se encontra, e ver o que o mesmo pode fazer para lhe ajudar. A Sra, representando seu filho, pode passar uma procuração pública com poderes específicos pra atuação em demanda judicial, em um consulado Brasileiro, para um familiar seu, o qual poderá constituir advogado e lhe representar pessoalmente, forçando que o pai cumpra com a obrigação!
    Espero ter ajudado!

    Att,
    Evelise Stumpf

    J

    janacorvel. Quarta, 31 de agosto de 2011, 1h06min

    Evelise Stumpf

    Sim minha filha esta comigo aqui eu tenho a guarda, eu gostaria de agradecer pois já me ajudou mto, e se vc pode me falar se o pai no dia da audiência p nao pagou ele pode falar ao juiz q nao tem como pagar e pedir revisão da pensão ou se primeiro ele tem q pagar a pensão e depoi ele entra com outro processo pedindo revisão???

    Obrigada

    E

    Evelise Stumpf Advogada Quarta, 31 de agosto de 2011, 1h13min

    Janacorvel

    Enquanto não houver decisão determinando o pagamento de valor a menor da pensão, o pai é devedor dos alimentos até então fixados. Se ele diz pro juiz que não tem dinheiro, o juiz vai lhe mandar trabalhar, com toda a certeza, pois isto não é argumento para descumprimento.

    Ele vai ser forçado a pagar o que deve, sob pena de prisão, no caso, este é um processo de execução, ou seja, para cobrar o que é devido, não havendo audiências, normalemente. Sendo assim, após o ajuizamento da ação, o pai terá um prazo pra apresentar justificativa para o não pagamento, a qual será analisada pelo juiz (difícil de ser aceita). Em não sendo aceita a justificativa, nem sendo pagas as diferenças dos alimentos, o juiz expedirá mandado de prisão em nome do pai devedor, só revertendo a situação, caso o mesmo efetue o pagamento.

    Fique tranquila, ele só terá direito de reduzir os alimentos, depois de uma decisão judicial, não tendo meios pra discutir isso em uma ação de execução, que é própria e exclusiva para cobrar os valores devidos.

    Att,

    Evelise Stumpf

    J

    janacorvel. Quarta, 31 de agosto de 2011, 1h27min

    Nossa muito obrigada mesmo Dra Evelise, estava querendo infs pq o advogado q tenho contato no Brasil nao e de família mas confio nele já me ajudou mto ate foi ele q entrou com o pedido de pensão para minha filha, entAo amanha vou falar tdo pra ele, pq essa semana ele estava lotado de audiências e nao iria ter tempo p ver meu caso, e entAo falo tdo q vc me falou a ele.
    Só estava me perguntando qual seria a vantagem do pai neste caso pq ele vai ter q fazer isso mesmo q vc falou? Só se ele tem certeza de q vai provar pro juiz q nao tem mais as mesmas condições financeiras de 6 meses atras, pq ele mesmo me calou q iria esconder o dinheiro e iria diminuir o valor das pensões pq ele já paga pra filha do primeiro casamento.

    Mas obrigada mesmo .

    E

    Evelise Stumpf Advogada Quarta, 31 de agosto de 2011, 1h39min

    janacorvel!

    Olha...já que o pai está neste ponto, de esconder o patrimônio, ainda que este advogado de tua confiança seja um amigo, o fato de ele não atuar em direito de família pode não te beneficiar tanto....não sei se procurar alguém especialista na área poderia ser ponderado por ti, mas creio que se o pai está fazendo isso, terás que correr atrás de detalhes pra provar que ele está mentindo...e ninguém melhor do que um advogado com prática de detetive em direito de família assim faça.

    O pai pode ter a certeza de que vai conseguir minorar o valor dos alimentos, porém, isso só será descoberto após um longo processo judicial, então, por enquanto, ele que fique com seu achismo,rsrsrsr.

    Fica tranquila que o direito dos menores é o único que ainda se mantém bem resguardado neste país.

    Att,

    Evelise Stumpf

    J

    janacorvel. Quarta, 31 de agosto de 2011, 1h46min

    Nossa vc e maravilhosa !!!! Vc responde duvidas com um professor mto bom !!!!

    Vc pode ser minha advogada??? Nao tenho !! Ou vc conhece alguém bom em são Paulo?? Por favor me ajude ????

    E

    Evelise Stumpf Advogada Quarta, 31 de agosto de 2011, 2h04min

    janacorvel!

    Eu atuo no RS, mas em correspondência com uma advogada de SP.

    Caso tenha interesse, podes me contatar através do e-mail [email protected]!

    Obrigada!

    Att,

    Evelise Stumpf

    J

    janacorvel. Quarta, 31 de agosto de 2011, 2h08min

    Mto obrigada vou te escrever agora mesmo !!!

    Ate

    A

    Alexis Quarta, 31 de agosto de 2011, 6h00min

    O unico inconveniente aqui é a distancia. Voce tera que provar que ele pode pagar, que tem consultorio e tudo mais. E isto custa tempo - no minimo. E ele por sua vez, se justificar o nao pagamento com mil argumentos mais um que nem sempre sao verossimeis nao vai preso e o processo se arrasta. Quanto a ele pedir revisao é outro processo. Nunca o juiz de uma audiencia/ processo vai misturar as coisa. Primeiro julga-se revisao. Depois execucao e assim por diante. Neste momento só posso te desejar boa sorte, pois mesmo quando estamos perto o negocio é enrolado...longe entao...

    R

    requinha Suspenso Quarta, 31 de agosto de 2011, 11h54min

    só espero que vc esteja sendo justa e querendo dinehiro suficiente apenas para a criança (metade, pq a outra metade é obrigação sua).... e não simplesmente querendo dinheiro...
    pq afinal, esse pai já nem sequer conseguiria conviver com a filha, uma vez que vc foi embora do país

    Raquel Ferreira

    Raquel Ferreira Sábado, 22 de novembro de 2014, 14h19min

    meu marido não tem como pagar o valor combinado o q ele faz

    C

    CIBELE LUNETTA Sábado, 22 de novembro de 2014, 17h13min

    Raquel,

    O valor da pensão foi fixado por um Juiz? porque há a análise da situação financeira do alimentante e da necessidade do alimentado. O que aconteceu? Ele perdeu o emprego? Houve alguma alteração da situação financeira após a audiência? Se nada aconteceu, ele terá de pagar o valor já decidido em Juízo, se houve alguma alteração, deve constituir advogado para entrar com ação de redução de pensão alimentícia.

    Saudações.