Estou a procura de informações sobre os brephotrophium (lares para crianças expostas) durante o Império Romano. Se estes lares substituiram a Coluna Lactária, se funcionavam como a roda dos expostos da época moderna, quais as formas de entrega das crianças, o que acontecia com as crianças que iam para estes lares, se algumas famílias buscavam as crianças para criá-las sem concretizar a adoção, etc. Também preciso saber o que aconteceu com estes lares nas épocas seguintes. Se alguém souber de alguma fonte bibliográfica que aborde estes tema de forma mais aprofundada, por favor, me indique.

Obrigada.

Respostas

    ?

    Elisete Almeida Sexta, 02 de setembro de 2011, 11h49min

    Ninguém conhece um livro que aborde esse tema?

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Domingo, 18 de setembro de 2011, 17h32min

    Elisete,

    Não conheço.

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Domingo, 18 de setembro de 2011, 17h36min

    Você é professora de história?

    ?

    Elisete Almeida Domingo, 18 de setembro de 2011, 19h46min

    Olá Dr. Pedrão;

    Primeiramente, obrigada pela atenção e desculpa pela demora em responder.
    Este tema não se encontra nos manuais de Direito Romano. É um assunto específico e os autores não o abordam.
    Eu sou mestre em Ciências Jurídico-Históricas e, neste momento, estou a escrever a minha tese doutoral sobre a relação sócioafetiva paterno-filial na área do Direito Civil.
    Diferentemente de outros investigadores que, na parte hitórica, se apegam à família agnatícia e à família cognatícia quando abordam o tema que estou a trabalhar, pela minha, pouca, experiência, entendo ser melhor abordar o poder de expor os filhos pertencente ao pater. As crianças que eram expostas na Coluna Lactária, por vezes, eram acolhidas por outras famílias e criadas como filhas, no início o pater não perdia o poder sobre estas crianças, mas, depois e ainda no período romano, isto mudou, e quem acolhia a criança passava a ter a patria potestas sobre ela. Neste período posterior surgiram os brephotrophium que, como expliquei acima, eram lares para crianças expostas. Por isso o meu interesse neles.
    Já percorri o Corpus Iuris Civilis todo e encontrei pouquíssimas referências à estes lares, não consigo encontrar nada detalhado. Sei que são lares que foram criados pela Igreja, estou para ir na Casa Episcopal para tentar conseguir mais informações.
    De qualquer forma, se o dr., por acaso, deparar com alguma coisa respeitante a estes lares, por favor, me passe a referência bibliográfica.
    Os melhores cumprimentos.

    C

    Cavaleiro do Apocalipse Terça, 04 de outubro de 2011, 14h05min

    Elisete Almeida,

    Parabéns pela pesquisa.

    P

    pensador Terça, 04 de outubro de 2011, 14h26min

    Veja se este link lhe auxilia na parte de bibilografia.
    http://www.teclim.ufba.br/site/material_online/dissertacoes/dis_marcia_carramenha.pdf

    mais este
    http://books.google.com.br/books?id=BdTSYlXeosIC&pg=PA331&lpg=PA331&dq=brephotrophium&source=bl&ots=hYt99xLuzT&sig=ks2ZcYJ0bobRQHUo3A4z2jxu1Z0&hl=pt-BR&ei=6ECLTqTAI8jIgQfPxaXFAw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=3&ved=0CDgQ6AEwAg#v=onepage&q=brephotrophium&f=false

    Prezados moderadores, não sei se é proibido colocar este link, caso seja, favor avisar.

    ?

    Elisete Almeida Terça, 04 de outubro de 2011, 15h19min

    Caro Dr. O Pensador;

    Foi de grande valia a sua ajuda, já li e guardei os textos no meu computador.

    Muito obrigada.

    Com os melhores cumprimentos