Boa noite,

Nos últimos três meses tenho recebido as contas de consumo de água residencial com valores abusivos, a media de consumo da minha residencia e de R$ 26.00 e ultimamente tenho recebido contas de ate R$ 1000.00!!! Compareci a um posto de atendimento da Embasa para reclamar e fui orientada a aguardar visita técnica para avaliar se ha vazamento na minha rede, porem isto tem quase um mês e ate hoje nao obtive resposta tampouco a tal visita, sendo que tenho plena certeza de que nao ha algum vazamento este procedimento e padrão para que eles possam ganhar tempo e as contas permanecem chegando com valores altos, neste caso qual o próximo passo devo dar?

Respostas

    M

    MARCOS F. SILVA Sábado, 03 de setembro de 2011, 21h51min

    Dê uma olhada nas contas que chegam e olhe qual era a leitura antes e agora. Depois vá até o seu hidrometro e confira qual a numeração.
    Sua conta pra vir de mil reais tem que ter não só um vazamento, mas vários.
    Nunca ouvi falar que uma conta de água viesse de mil reais.
    Se há vazamento, eles tem que abater no valor da conta e te cobrar apenas os vinte e seis reais. Ainda mais que o vazamento está debaixo da terra.
    Outra coisa que os técnicos dessas empresas, bem como quem vai fazer a leitura dos hidrômetros não tem credibilidade pública como os policiais civis, miliares, então terão que provar que a leitura era uma e agora é outra.

    M

    M Kessaris Sábado, 03 de setembro de 2011, 22h04min

    Jorge Soares, penso um pouco diferente de voce: Primeiro, se há um vazamento, ele pode ser em qualquer lugar, e não apenas embaixo da terra. Segundo, se o vazamento ocorre após o medidor e dentro da propriedade, a responsabilidade pela conservação e manutenção das instalações hidráulicas é de responsabilidade do dono do imóvel (a responsabilidade da concessionaria de águas e esgotos vai das instalações externas, até o cavalete=relogio medidor, incluindo este). Porem, concordo que se há algum vazamento, é possível pleitear alguma redução, mesmo porque a água que vazou muitas vezes não correu pela rede de esgotos, e portanto, não pode ser cobrada como esgoto !!

    M

    MARCOS F. SILVA Sábado, 03 de setembro de 2011, 22h23min

    M Kessaris, quando disse que o vazamento foi embaixo da terra quis dar apenas um exemplo. Não foi uma afirmação de que há vazamento debaixo da terra. Agora se há vazamento e o cliente não usou a água, esse vazamento é de dificil acesso, então não há um motivo justo para que o consumidor pague pelo vazamento. O hidrometro é da empresa que fornece a água, verifica se não há cobrança de taxa pela conservação desse hidrometro. Vc irá perceber que existe uma taxa por isso sim. Volto a repetir que esses técnicos não tem credibilidade pública, sendo assim, terão que provar o que alegam.

    ?

    Desconhecido Domingo, 04 de setembro de 2011, 17h42min

    Boa tarde caros colaboradores,

    Ontem entrei em contato com a Embasa e fui informada pela atendente que no dia 04/08 ha um registro de visita técnica a minha residencia, pois bem minha mãe fica em casa o dia inteiro e aguarda essa tal visita a mais de um mês, ou seja, eles simplesmente estão relatando uma ocorrência que nao houve, nao me deram alguma posição sobre o problema e cansada de esperar eu mesma pedi auxilio a um encanador e o mesmo nao identificou nenhum vazamento aparente. Pra variar a Embasa nao tem enviado os recibos pra minha residencia e, verificando os mesmos no site da mesma para impressão levei um susto e ao mesmo tempo fiquei indignada com tanta falta de respeito pois o recibo de 1055.83 baixou para 199.15 o de 580.00 para 179.00 e o ultimo recibo esta em 189.00 agora nao sei mais o que fazer, penso em comparecer ao Procon... seria a melhor solução?

    M

    MARCOS F. SILVA Segunda, 05 de setembro de 2011, 0h42min

    Sim, essa é uma otima opção. A Embasa vai ter que provar o motivo das cobranças desses valores abssurdos. Lembrando que os técnicos dessas empresas não tem credibilidade pública, ou seja, o que falam não tem presunção de veracidade sendo necessário que façam prova de tudo que falam. Não irão conseguir provar o motivo pelo qual estão cobrando de vc esses valores abussurdos, lembre-se só dizer que a leitura do hidrometra era uma e no outro mês era outra não basta, tem que fazer prova.

    R

    Rosana E. Sexta, 27 de setembro de 2013, 22h49min

    Estou com o mesmo problema, meu consumo de água varia entre 18m e 34m, valores entre R$ 35,00 e R$ 160,00, meses de pico no verão. Mas em julho e agosto recebi contas com consumo de 280m, valor R$ 2.560,00 e outra de 206m, valor 1.780,00, isto é simplesmente 10 vezes mais do que eu usei de verdade. Sempre recebo as contas em casa mas essas não chegaram e quando fui pedir a 2º via, tomei um susto, porque isso é um absurdo, não tem vazamento, como não ver um dessas proporções. Solicitei uma análise, o fiscal demorou 30 dias e quando veio, deu o parecer de que está tudo certo e confirmou o consumo. Como tudo certo? Pois hoje recebo a fatura de setembro com consumo e valor corretos, 24m. Acredito que o problema tenha sido no hidrometro, mas agora ele voltou a funcionar corretamente. Estou tentando dar entrada em um processo no Procon. Por favor, conte o que aconteceu no seu caso, como e onde resolveu. Muito grata Rosana.

    E

    Eliana Araujo Saback Domingo, 22 de maio de 2016, 17h10min

    Passei , 22 anos ou mais consumindo taxa miníma, em 2014 apareceu um vazamento ,foi consertado e dai pra ca mais nunca tive paz, com a conta da EMBASA.
    Sábado dia 21.05,2016 a leitura estava em 2140 ás 04:44h fechamos, como estamos fazendo diariamente, abrimos umas 15:00 e minha filha tomou um banho eu tambem e ela saiu. Estava tendo febre, levantei pra fechar e acabei esquecendo de anotar. Hoje 22.05.2016 as 14:10 h, pedi a ela pra abrir e olhar a leitura estava, 2143, um absurdo e inexplicável, duas pessoas em casa um tanque de 1000 litros, consumir 3m2, estou nem sem saber a quem procurar, pq já fui lá anteriormente,veio gente olhar não tem vazamento, já chamei encanador tambem e foi constatado que não tem, pedi pra trocarem o idometro, disseram que alguem já veio aferir e está tudo normal. Então peço a vcs que verifiquem o que devo fazer, pq até passar dois ou três dias sem abrir a água estou.

    Luic Muniz

    Luic Muniz Sexta, 20 de janeiro de 2017, 7h34min

    Bom dia!

    A Embasa me roubou também. Pago R$22 todo mês. Por´m recebi uma cona de R$500 conto. Não sei o que fazer. Cortaram minha água. Não consumi isso tudo. Ninguém faz nada por mim na Embasa. Estou sem água, tenho um filho especial, sou só eu e ele. Se ele.