Volta de licença maternidade

Há 14 anos ·
Link

Olá! Trabalho em uma empresa vai fazer 2 anos dia 21/10/11,entrei de licença maternidade dia 20/05/11 eles disseram que a data do meu retorno é dia 17/09 porém cai em um sábado,volto msm assim? Ñ pretendo permanecer mais nessa empresa,gostaria de saber com quanto tempo após a minha licença eles podem me demitir,e se eu pedir demissão quais são os meus direitos? Fis um empréstimo no banco conveniado com a empresa em caso de pedido de demissão eles tem direito de descontar todo o valor do empréstimo?

Se alguém poder me ajudar,desde de já agradeço.

11 Respostas
Insula
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

Se seu expediente não é num sábado nem no domingo, não tem por que retornar neste dia!! Mas se seu expediente inclui o trabalho no sábado, sim, terá de retornar no exato dia 17.

O período de 5 meses de estabilidade começa no dia do parto, neste período a empresa não pode dispensar sem justa causa, mas se der causa eles podem dispensar.

Apesar do direito a estabilidade vc pode se demitir, abrindo mão desta estabilidade, com isso vc deixa de sacar o FGTS, não pode requerer o Seguro Desemprego, terá de cumprir o Aviso Prévio ou indenizá-lo ao empregador caso não queira trabalhar no Aviso. Terá 2 férias completadas e o 13º proporcional.

kamila jessus
Há 14 anos ·
Link

sai de licença maternidade dia 02/08/11 peguei ferias e só volto em outubro mas nao tenho com quem deixar a nenem o meu empregador pode me mandar embora? no meu retorno em outubro?

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Meu parto foi dia 10/06 então dia 10/11 a mepresa pode me demitir?

Adriana M Araujo
Há 14 anos ·
Link

Letícia, após o seu retorno da licença maternidade vc tem estabilidade de 2 meses, salvo convenção coletiva do sindicato.

Insula
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

Amiga Kamila, a empresa pode lhe demitir, sim, pelas ausencias reiteradas ao serviço.

A estabilidade no emprego é garantia apenas contra a dispensa imotivada, sem justa causa, mas se o empregado der motivo poderá ser dispensado mesmo que esteja gozando de estabilidade.

Amiga Leticia, sua estabilidade extingue-se 5 meses após o parto, tendo em vista que ignoramos em que data sua licença foi iniciada, há gestantes que gozam da licença bem antes dos 30 dias que antecedem o parto por recomendação médica, há outras que somente saem de licença 15 dias antes do parto....

A Lei estabelece, com isso, a data do parto para que se contem os 5 meses de estabilidade - incluindo o período de amamentação.

A dispensa é como eu descrevi à Kamila, dando motivo a empresa poderá, sim, dispensar a empregada estável.

Boa sorte à todas!!!!

Imagem de perfil de Vigilante
Vigilante
Há 14 anos ·
Link

Letícia Alvares 04/09/2011 14:32 Olá! Trabalho em uma empresa vai fazer 2 anos dia 21/10/11,entrei de licença maternidade dia 20/05/11 eles disseram que a data do meu retorno é dia 17/09 porém cai em um sábado,volto msm assim? Ñ pretendo permanecer mais nessa empresa,gostaria de saber com quanto tempo após a minha licença eles podem me demitir,e se eu pedir demissão quais são os meus direitos? Fis um empréstimo no banco conveniado com a empresa em caso de pedido de demissão eles tem direito de descontar todo o valor do empréstimo?

Se alguém poder me ajudar,desde de já agradeço.

RESPONDENDO SUAS PERGUNTAS.

(1).Como aqui foi dito "Se seu expediente não é num sábado nem no domingo, não tem por que retornar neste dia!! Mas se seu expediente inclui o trabalho no sábado, sim, terá de retornar no exato dia17". (2). Após o parto vc tem 4 meses de descanso em casa e 1 mês de estabilidade depois do retorno ao trabalho,resumindo 5 meses de estabilidade.Depois desse tempo a empresa pode continuar ou não com seu trabalho. (3) Não é um bom negócios vc pedir demissão,bem vc perde os 40 % ,o seguro desemprego e o seu FGTS fica trancado por 3 anos,só vai poder resgatar se passa 3 anos sem carteira assinada, aposentadoria por idade,tempo de serviço ou invalidez,como disse não é um bom negócio, entre em a cordo com a empresa. (4) Como vc falou tem um empréstimo consignado com um banco que tem convenio com a empresa bem, ela só pode desconta o valor de 1 parcela do mês que vc esta de saída e o restante do empréstimo vc vai paga via boleto p/ o banco ele vai te enviar os mesmos ou debito automático na sua conta corrente para isso vc deve fazer os depósitos nos dias de vencimentos do empréstimo caso tenha conta corrente. Espero ter ajudado.

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Gente muito obrigado pelas informações... Pretendo pedir demissão,pois arrumei outro emprego após a minha licença.. quanto ao empréstimo,estava com medo deles descontarem tudo..até pq ñ vou receber quase nada pedindo demissão... e o pouco que vou receber perder pro banco vai doer no meu bolso..

muito obrigado por esclarecer minhas dúvidas

kamila jessus
Há 14 anos ·
Link

obrigada por esclarecer minhas duvidas, entao eles só podem me mandar por justa causa? e por justa causa perco meus direito? tem possibilidade de me manda sem justa causa em novembro? lembrando q meu bebe nasceu dia 8 de mail, meu sindicato é de telefonia sintetel

volivato
Há 13 anos ·
Link

Estava de licença maternidade e retornei na data correta 17/07/2012 e logo no primeiro dia meu gestor me dispensou SEM JUSTA CAUSA, porém eu teria estabilidade conforme a convenção do sindicato. A Empresa depositou um valor x na minha conta e pediu para aguardar a homologação. O sindicato me informou que não irá homologar e informou que teria que procurar o Ministério do Trabalho uma vez que fiquei dois anos na empresa. A Empresa não me dá nenhuma resposta sobre esse caso. Meu salário era composto de fixo + comissão. como devo agir agora, pois tenho um filho para sustentar?

Adriana M Araujo
Há 13 anos ·
Link

Reclamação trabalhista ja.....

Autor Desconhecido
Há 11 anos ·
Link

eu estava de licenca e entrei de ferias assim que voltei, so que recebi so as ferias ,eu tenho o direito de receber o salario

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos