O pai tem direito aos exames do seu filho??

Há 14 anos ·
Link

Olá a todos,

O pai tem direito de acesso a todos o exames e cartão de vacina do seu filho que está com a mãe ??

Pois a mãe não me informa sobre o estado de saúde do nosso filho de 3 anos e 9 meses. Sempre peço com certa delicadeza e muito educadamente! E a mesma sempre me fala que me passa se ela quiser e a firma que não tem a obrigação de me enviar.

Preciso saber de forma documental sobre os exames e consultas médicas que a mãe já fez com o nosso filho.

Obrigado por qualquer apoio.

23 Respostas
página 1 de 2
Elisete Almeida
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Olá luciohelio;

Apesar de o senhor, pelo o que entendi, não ter a guarda do seu filho, ainda obtém o poder paternal ou poder familiar, o qual só se extingue "por morte dos pais ou do filho; pela emanciapação; pela maioridade; pela adoção; ou por decisão judicial" (art. 1635 CC). Sendo assim, os pais não têm só o direito de acompanhar o desenvolvimento do filho, os pais têm a obrigação de zelar por este pleno desenvolvimento, estando casados/unidos ou não. Por tanto, procure auxílio através de um advogado, pois, caso a mãe não esteja a zelar devidamente pela saúde do menor (quem diz saúde, diz educação, segurança, etc), a guarda poderá ser revista. Boa sorte! Cumprimentos

requinha
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

na minha opiniãe, é o MINIMO que a mae pode fazer, falar sobre a saude e a parte de educação com o pai.... se não quer falar pessoalmente, que mande por e-mail, carta, fax, pombo-correio... o que for....

o pai ter que marcar outra consulta só pra saber a opinião do médico é demais pra cabeça....falta de maturidade

Alexandre - MS
Há 14 anos ·
Link

olha,

parece até um pouco estranho discutir sobre direito do pai a ter acesso a resultado de exames do filho, principalmente nao tendo sido ele destituido do poder familiar.

na minha opiniao, como ao genitor que nao detem a guarda cabe fiscalizar a criação do filho (art. 1.589, CC) o luciohelio, em tese, teria sim o direito de exigir da mae da criança que lhe apresente estes documetos, bem como preste contas de qualquer outro assunto relacionado ao bom exercicio da guarda.

pesquisando agora sobre o assunto encontri trabalho academico relacionado ao tema da "prestação de contas" por parte do genitor que detem a guarda:

jus.com.br/revista/texto/14007/do-direito-do-alimentante-exigir-prestacao-de-contas-em-face-de-quem-administra-os-alimentos-dos-filhos-menores/2

nina 1976
Há 14 anos ·
Link

Não é falta de maturidade. Mas o que ele fez para saber sobre o filho? tem coisas que não precisa vim a mãe já que pode se resolvido sem problemas.

Conheço vários amigos que sabe sobre o filho na escola, tratamentos médicos, sem precisar ir a mãe.

Conheço um caso que o pai achou que o filho não estava bem, nem perguntou para a mãe levou o filho ao médico e vez os exames,

Quando realmente o PAi quer fazer algo pelo filho, não pensa duas vezes, vai atrás, agora ele entra com uma ação, ate ser intimida mãe, correr o processo... se a criança tiver mesmo doente e necessitando de médico e ai! vai esperar o juiz mandar a mãe entregar os exames? ele que corra atrás mesmo entrando com um processo depois.

Agora tem muitos pais e muitas mães que fazem uma tempestade em um copo de água e coloca a criança no meio da tempestade sendo que com consciência pode fazer desta água uma calmaria no mar.

A criança não é um boneco o que podemos fazer no minimo como pais é tentar dar PAZ mesmo que o outro lado venha com tempestade, se temos como resolver para que piorar.

Mostre a ela que você não depende dela para saber sobre o estado de saúde do seu filho.

Agora se ela não deixasse ver a criança, ter a visita regular, isto eu seria contra, uma criança precisa da presença do pai e da mãe

eppp
Há 14 anos ·
Link

Alexandre, pelo que eu já li qui no fórum, esse negócio de prestação de contas não é levado a sério pela justiça. Eu nunca vi aqui alguém falar que conseguiu a prestação de contas na justiça.

luciohelio, quem paga o plano de saúde da criança, é vc diretamente? Ou a empresa onde vc trabalha?

requinha
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

Mas o que ele fez para saber sobre o filho? tem coisas que não precisa vim a mãe já que pode se resolvido sem problemas--> o cara além de pagar pensão para a ma~e levar no médico, ainda tem que pagar consulta extra com o médico pra saber das coisas..... e ainda acha que isso é "normal"....

nina 1976
Há 14 anos ·
Link

Pagar a pensão é o dever do pai ou da mãe.

O dever do pai e da mãe e zelar pelo filho, agora ficar em guerra apor causa de exames.

O dever é dos dois referente a criança,

o caso não é pensão. quer dizer que a pensão o pai não pode levar ao medico, a pensão não é paga para isto,

e por que não se ele esta com tanto interesse saber sobre o estado de saúde do filho.

isto é ter conciência. sim é normal, se ele quer participar do estado de saúde do filho. então ele tem que também escutar o médico, participar junto com o médico.

sem mais.

nina 1976
Há 14 anos ·
Link

ha ele não paga pensão para a mãe e sim para a criança, a pensão é para ajudar a criança em alimentação e necessidades estão que são divididas com ambos. para o bem estar do menor

requinha
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

pois é o pai já paga a pensaõ para isso sim!! a pensaõ tb é para levar os filhos no médico sim!!! com certeza vc é uma dessas mães....

nina 1976
Há 14 anos ·
Link

a Pensão não tira o direito de zelar pela crianças os dois tem que fazer isto juntos ou separados, então o interesse não seria pelo filho e sim em ficar falando com a mãe;

Quero saber a onde está inscrito judicialmente que a Pensão é para levar o filho ao médico?

Levar o filho ao médico é um dever dos dois juntos ou separado. os responsável pelo menor, a guarda da criança não tira o dever e nem o direito de zelar pelo filho.

Não sou nenhuma dessas mães, mesmo, porque não dependo de pensão para pagar plano de saúde para meu filho ou dar sustento ao menor.

Se vc for falar isto que disse aqui em Uma audiência, vai tomar uma bronca grande do Juiz, Como já vi casos iguais a este.

a mãe não leva o filho ao médico. Porque vc não levou? se esta tão preocupado com a criança levasse a criança ao médico desse todo cuidado e entrasse com providencia Judiciaria depois.

Isto foi JUIZ Homem e não uma mulher.

e ainda deu a guarda do menor para Tia que estva cuidado da criança e zelando. sem receber a pensão .

Enquanto os pais estava discutindo quem deveria levar a criança ao médico;

EU já vi vários casos assim, Essas ´pessoas que chegam no tribunal já falando que a pensão é para isto ou para aquilo, recebe uma bronca.

nina 1976
Há 14 anos ·
Link

Apensão é alimentícia, Art. 1.696. O direito à prestação de alimentos é recíproco entre pais e filhos, e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigação nos mais próximos em grau, uns em falta de outros. Art. 1.695. São devidos os alimentos quando quem os pretende não tem bens suficientes, nem pode prover, pelo seu trabalho, à própria mantença, e aquele, de quem se reclamam, pode fornecê-los, sem desfalque do necessário ao seu sustento. Art. 1.703. Para a manutenção dos filhos, os cônjuges separados judicialmente contribuirão na proporção de seus recursos. A lei determina que os alimentos sejam fixados "na proporção das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada" (art. 400 do Código Civil).

Art. 1.701. A pessoa obrigada a suprir alimentos poderá pensionar o alimentando, ou dar-lhe hospedagem e sustento, sem prejuízo do dever de prestar o necessário à sua educação, quando menor.

nina 1976
Há 14 anos ·
Link

há,

Art. 229 Os pais tem o direito de assistir, criar e educar os filhos menores.

então não é somente a mãe quem a responsabilidade sobre o menor e sim o pai também.

Monalisa2
Há 14 anos ·
Link

luciohelio, vc tem absolutamente todo o direito de exigir que a mãe lhe deixe a par de tudo o que se passa com o filho de vcs e não necessariamente precisa ir ao médico do filho para ficar a par da situação. Tudo é um questão de bom senso. Na minha opinião, a mãe da criança que nega a ti o direito a ter acesso a esses exames é por pura rebeldia, má vontade...e olha que trata-se do FILHO de vocês, hein... Não ligue para opiniões de pessoas frequentadoras do fórum que certamente estão passando por problemas e estão revoltadas com algo.

requinha
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

Exatamente Monalisa.... a questão nao é depender da pensao para pagar plano de saude... e sim se negar a informações medicas apenas para encher o saco!

julianh
Há 14 anos ·
Link

no meu caso o médico chama o pai e ele não comparece. no ouro caso o pai quer os exames, que vida.mas referente ao exames, veja pela internet, ligue para laboratorio que seu filho faz os exames, e pegue a senha e tire segunda via pela internet, é rápido e fácil, se você estiver no memso caso que eu, a justiça é tão lenta, que não vale nem a pena gastar um tempo, por uma coisa vamos nos estressar. tenha uma boa sorte espero que consiga os exames, do seu filho o que está em jogo é saúde dele. direito de ver todos nos temos, o dificil é consegui nosso direito. Veja da melhor maneira que você consiga resolver seu problema, sem brigar, querendo ou não ela é mãe do seu filho, entrar na pilha da outra pessoa que está chateado nervosa ou até com raiva, não adianta. Faça o melhor por ele

requinha
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

o duro é lutar para fazer o mlehor, enquanto a mãe usa uma justiça falha para punir o pai, negando informações... se a mae estivesse de bom grado, JAMAIS se negaria a dar informações médicas e exames....

Adler
Há 14 anos ·
Link

Caramba!! Quem está arrumando confusão é a mãe. Nina, vc está sugerindo que é pro pai mandar repetir os exames?? Dependendo de que exame, a criança ficar em jejum e ser furada de novo? A mãe fica mais tempo com o filho, tem a posse dos resultados do exame, o pai está indo pessoalmente pedir os resultados, o pouco tempo que ele tem pra ficar com o filho, que geralmente é nos finais de semana e vc tem a coragem de dizer que o pai que está fazendo tempestade em um copo d'água? Faça-me o favor...

nina 1976
Há 14 anos ·
Link

Adler,

Você imaginou, se todo mundo fosse entrar com processo por causa da birra do mãe contra o pai. Este Processo vai demorar no minimo uns 2 anos depende onde qual o esto que vai tramitar,

è mais simples ele consegui pelo jeito fácil.

para que ele quer o cartão de vacina?

Pense, um pouco a criança tem 3 anos e 9 meses, está idade é da criança esta no jardim I ele não fala de colégio, maus tratos da mãe com o filho, como a criança é tratada, se a criança tem algum problema saúde serio, é exame de rotina,

O problema que o corre com eles, não é judiciário, ele tem que procurar uma psicologa especialista em família, para entender tanta raiva que mãe sente do pai, para chegar este ponto. Se a criança tivesse mesmo um problema de saúde ele já tinha ido ao conselho tutelar reclamar da mãe. já tinha do ligado ao colégio. se seu filho tem um problema de saúde vc desconfia que a mãe não cuida direito. vc vai levar ao médico, ver se é verdade para tomar as devidas providencias.

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Olá Pessoal,

Muito obrigado pela manifestação pelo pedido que fiz.

Mas para não haver (ou continuar!) interpretações erradas por parte de nós todos abri uma outra discussão com o assunto:

" O pai tem direito aos exames do seu filho - melhor explicando, favor leiam !"

Lá eu relato com mais precisão os motivos pelos quais quero tais exames e cartão de vacinas do nosso filho...

Sempre procuro a mãe para tratar exclusivamente de assuntos de nosso filho e quase sempre sou muito mal (mau) atendido. Temos que saber que o caráter de nosso ainda está em fase de formação e que nossas atitudes diante do filho e das pessoas contribui em para tal caráter etc.

Favor, se puderem, leia o outro tópico de discussão que abri e reflitam.

Caso eu esteja errado, pelos argumentos que coloquei, em algum fato, me orientem para que eu possa melhor me colocar diante da mãe em favor de nosso filho.

Com isso quero entender do ponto de vista jurídico a relação de direitos e deveres no aspecto dos acompanhamentos médicos (exames, consultas, vacinas, tratamentos etc) que o pai e a mãe devem exercer (mesmo que guarda seja proferida unilateralmente a um dos dois) para o bem está da criança.

Muito obrigado a todos,

Lúcio Hélio

Adler
Há 14 anos ·
Link

nina, eu acho super natural um pai que realmente ama o seu filho, e que não está com ele no dia a dia querer participar "de tudo" o que acontece com ele, independente ou não dessa criança ser ou estar doente. É, vc tem razão isso é caso pra psicólogo resolver. Mas quem vai obrigar e fazer essa mãe ir ao psicólogo? Com certeza não vai ser o pai da criança com delicadeza e educadamente. Pelo que entendi, me parece apenas que o pai quer participar de tudo que diz a respeito ao filho, (talvez, sem precisar faltar ao trabalho). Será que o Luciohelio poderia dizer se a ex trabalha fora?

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos