E

    Elisete Almeida Sexta, 09 de setembro de 2011, 12h17min

    [email protected];

    Isto varia em cada faculdade.

    Quando eu fiz esta matéria, ela era dividida em duas partes: 1-História do Direito Romano, que vai desde a fundação de Roma até o Imperador Justiniano com o Corpus Iuris Civilis; 2- História do Direito, que começa com a morte de Justiniano e vem até a atualidade.

    Na História do Direito Romano aprende-se as fontes de Direito Civil, formas de tutela dos direitos, Direito obrigacional, garantias pessoais e reais, delitos e quase delitos, etc.
    Na História do Direito: Direito Peninsular (direito primitivo, romano vulgar, germânico, muçulmano, reconquista cristã e direito franco), Pensamento Jurídico (Grego, romano e medieval), Individualização do Direito Português, Renascimento do Direito Romano, Direito Comum, Ordenações, Renascença, Segunda Escolástica, Corrrentes do Pensamento Moderno, Iluminismo, Liberalismo, Movimento Codificador, etc.

    Trata-se de uma matéria que, no meu ponto de vista, é fundamental para a compreensão do Direito atual

    Convem que vejas na página da sua Faculdade o sumário da matéria.

    Cumprimentos