REGISTREI MINHA FILHA SÓ EM MEU NOME, MAIS O PAI QUER POR O NOME DELE, POSSU TER PROBLEMA?
Olá pessoal espero que me ajudem estou com um grande problema!! Sou casada e numa das separações que tive com meu marido eu acabei engravidando de um outro homem. Ficamos algum tempo juntos mais por motivos decidi voltar para o meu marido, que aceitou criar a criança, a criança nasceu e eu registrei ela apenas no meu nome, só q o pai biologico quer registrar a criança tb ( ele nao sabe que eu registrei ela apenas no meu nome pois fazem poucos dias), Ele comentou que eu iria me dar mal se eu tivesse feito o registro dela apenas no meu nome. Na vdd eu queria que meu marido tivesse registrado como pai da criança mais sei q isso não é possivel. Ai vem algumas duvidas: -Posso mesmo ter algum problema em te-la registrado somente em meu nome? -Como não quero que ele registre a criança nao irei facilitar para ele entao ele tera que provar por meio de exame de DNA a paternidade da criança e só assim podera ter o nome dele no registro ou tem outro meio de ele por o nome dele na criança? -E se ele buscar seus direitos nesse meio tempo para provar a parternidade ( Sei que demora um pouco) ele tem direito de visitas ou algum outro direito? Espero por respostas!! Desde já agradeço.
Não, vc não terá nenhum problema de ordem judicial por ter registrado a criança somente em seu nme, isso não é nenhum crime. Ele terá de entrar com uma ação de investigação de paternidade para poder comprovar a paternidade, não há outra forma, a não ser que vc concorde em deixa-lo registrar por livre e espontanea vontade, coso contrario, ele é quem vai ter que propor a ação em questão.
não, enquanto o vinculo de parentesco não for reconhecido judicilmente, ele não tem qualquer direito de visita ou guarda ou qualquer tipo de direitos.
Agora, lembre-se, após o exame de DNA comprovar que ele é o pai, (demora viu), a criança será registrada em nome dele, mesmo contra sua vontade, por ordem judicial, e ai sim ele tera direito a visitas, será direito dele e da criança em manterem convivencia pai-filho, e tbm terá obrigações, como a pensão alimenticia por exemplo.
Entendo!!! - Alem da pensão o que mais a minha filha tem direitos e podera pedir a ele? - Sei que minha filha completando 2 anos ele tem direito de levar para a casa, tem alguma coisa que eu possa fazer para que isso não aconteça? Algum conselho, dica? - O que aconteceria se eu registrasse a minha filha no nome do meu marido sendo que ele não é o pai. O pai biologico poderia entrar com alguma ação sobre mim ou sobre meu marido? - Tenho que aceitar tudo que o juiz decidir sobre o pai biologico ou eu posso recorrer de alguma forma?
Aguardo novamente respostas. Desde já agradeço
Sim jorge o meu marido não quer a presença dele, mais entendo que é necessário, estou ciente disso. Só que o pai da criança não é uma pessoa boa, por isso minha preocupação com a bebe ( descobri isso depois q terminamos) Se ele fosse uma pessoa boa eu não teria nada contra e sim tudo a favor porque também acho que a criança tem q ter contato com o pai. E sei que ele só quer registrar a criança para competir com o meu marido, não que ele queira mesmo assumir a neném, por isso quero estar ciente dos direitos da criança já que ele tanto quer por o nome terá que também assumir com os custos.
Sou leigo no assunto, mas tive uma ideia, quem sabe possa lhe ajudar e até dar certo:
(Se eu tiver errado, alguém me corrija)
Como vc disse, seu marido aceitou vc e a nenê. Então sugira a ele, já que moram juntos,
entrar com ação em juízo, solicitando a guarda ou tutela, ou até mesmo, entrar com pedido de adoção.
Talvez, quem sabe, vc contando sua história e os motivos , vocês tenham êxito?
Boa sorte.
Meu filho tem 3 anos de idade, o pai dele nunca tive contato desde que eu estava grávida. Tenho meu marido e ele quer registrar, não sou casada no papel e meu filho nunca teve contato com o pai dele.Não sei fone e endereço dele.É como se ele não existe em nossas vidas.Preciso saber se vou ter algum problema ao quer registrar meu filho com o nome do meu marido.Registrei meu filho só no meu nome.
Raimundo, não faça isso, vc não é o pai deste cidadão que nasceu, se vc fingir no documento que é o pai vc pode ir preso conforme reza o art 242 do Codigo Penal.
Além de que, daqui uns anos vc pode se arrepender amargamente caso se separe da mulher, vc terá de pagar pensão até que esse cidadão hoje criança complete 24 anos, e não vai adiantar dizer que vc não é o pai.