Mãe esquizofrênica acumula dívidas

Há 14 anos ·
Link

Minha mãe sofre de esquizofrenia e possui um cartão que inicialmente seria somente para receber dinheiro do meu pai que mora fora do brasil. O banco com o tempo liberou cartão de crédito e empréstimos. A minha mãe tem certa noção das coisas, mas sempre gostou muito de gastar, principalmente com supérfolus. O problema é que ela deixa de pagar condomínio, IPTU, e outras coisas importantes para gastar com coisas que lhe tragam algum prazer momentâneo. São empréstimos atrás de empréstimos, todos os meses ela pega 50,00~200,00 e parcela em 12x, além da dívida no cartão de crédito que ela insiste em sempre pagar somente o mínimo. Eu não sei mais o que fazer, não há como ter diálogo com ela. Me ajudem, preciso fazer com que o banco bloqueie todas estas transações. Obrigada

5 Respostas
Julianna
Há 14 anos ·
Link

Somente com interdição de sua mãe. Mas pra isso vc terá que provar ao Juiz que sua mãe é incapaz de gerir a própria vida. Procure um advogado e peça orientações de como fazer, e se é possível, pois somente com as peculiaridades do caso é que dá pra orientar de forma correta. Boa sorte**

eppp
Há 14 anos ·
Link

Não sou advogado, ok?

Do ponto de vista jurídico, a Julianna colocou muito bem.

Uma sugestão não-jurídica: faça ela "quebrar". Tipo não pagar nem o mínimo do cartão de crédito. O banco é muito rigoroso para dar crédito, e adora gente como a sua mãe, que, aos trancos e barrancos, paga tudo (com juros absurdos).

Banco não gosta de gente que não paga, pq o banco vai perder o dinheiro. Só que o banco SABE exatamente quanto ela recebe, e sabe melhor do que ela.

Por exemplo, com um cartão de crédito ela provavelmente consegue abrir crediário em um monte de lojas. Mas, se ela tiver um cheque devolvido e for para o serasa, não consegue mais crédito nenhum.

É viável o seu pai mandar o dinheiro diretamente para vc, ou mandar de alguma outra forma? Isso pode ser menos desgastante do que a interdição. É que, se ele faz isso por decisão judicial, ele NÃO PODE deixar de mandar o dinheiro para ela, na conta em que ela determinar.

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Entrei em contato com o banco, e realmente, só é possível com intervenção judicial.

Em uma conversa, ela disse que não fará mais empréstimos e eu vou ajudá-la a quitar a dívida do cartão. Mas eu também não tenho muitas condições, espero que ela pare mesmo. Quanto ao meu pai enviar o dinheiro para a minha conta, já tentamos isso, mas pelo problema dela, ela logo entra em depressão / crise se não tiver o dinheiro em mãos, enfim, é uma faca de dois gumes.

Obrigada pelos esclarecimentos!

Julianna
Há 14 anos ·
Link

Sua mae precisa se tratar, e vc precisa parar de cair nas conversas dela. Crise porque nao pode torrar o dinheiro!? Depressao pq nao pode se afundar em dividas!? Por favor... Vc está deixando q ela te prejudique, acreditando nas promessas dela. Ela eh compulsiva, e o habito de comprar eh um vicio, e todo viciado tem promessas de politico e joguetes emocionais. Conheço essa lábia, tenho um parente assim, compradora compulsiva. Encaminhe sua mae pra um tratamento psiquiatrico, antes q vc venha a precisar de um. Boa sorte**

Insula
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

Ela foi diagnosticada como Esquizofrência?

Pegue o laudo e apresente ao banco, ameaçe-os com processos se não suspenderem os "malefícios" do cartão!! E aproveite e negocie um bom parcelamento da dívida.

Mas ela TEM de ter esse laudo.

Vc já o viu, alguma vez? Já conversou com o psiquiátra que a atendeu?

Caso contrário, não diga que ela é esquizóide, pode ser apenas viciada em consumo.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos