Saulo Neiman Quarta, 31 de julho de 2002, 1h55min

    Caro Dário,

    Depende de que tipo de estudo você pretende fazer do direito.

    Se o que você busca é uma análise mais técnica eu recomendo Damásio E. de Jesus.

    Se buscas uma análise técnica porém mais axiológica eu recomendo Cezar Roberto Bitencourt. Para mim, ao lado de Luiz Flávio Gomes, é o melhor penalista brasileiro.

    Mirabete, ao meu ver, seria um complemento, é um livro resumido, de certa forma bom para estudar para concursos. Interessante nele é a farta referência jurisprudencial que ele traz.

    Se quiser vislumbrar o Direito Penal a fundo, em suas raízes filosóficas, recomendo o "Manual de Direito Penal" de Eugênio Raul Zaffaroni/José Henrique Pierangeli da RT. É um livro imprescindível para quem pretende mergulhar de cabeça na área.

    Luiz Flávio Gomes estará lançando seu Manual, ao que tudo indica, ainda este ano, ou, no mais tardar no início do próximo.

    Dentre minhas prioridades, escolheria, por ordem de gosto pessoal: Bitencourt, Damásio, Mirabete.

    Interessante é que você tenha acesso a várias monografias, que tratem pormenorizadamente de certos temas.

    Espero ter sido útil.

    Saulo Neiman