Boa tarde. Eu e meu namorado nos casamos em Portugal por ser mais facil, ja que ele e portugues, mas vive na Suiça. Agora ja estamos na Suiça e fui pedir o permi para viver aqui com ele, a funcionaria fez uma cara, e mandar eu preencher os formularios necessarios e tb fazer uma carta explicando como vim parar aqui, hum...Entao estou comedo de entrar com o pedido e ser negado, verificando no consulado da Suiça no Brasil diz que posso fazer o pedido de visto para vim pra ca, mas vou ter que aguardar no Brasil e nao diz quanto tempo... Se alguem puder me ajudar a sabeer o que melhor fazer, se posso dar entrada aqui na Suiça ou se e melhor ir ao Brasil .... Por favor me respondanm.

Obrigada!

Respostas

    E

    Elisete Almeida Terça, 20 de setembro de 2011, 16h42min

    Celma Veiga;

    Antes de mais, qual é a sua situação na Europa, para além de ser casada com um português?
    A senhora levou a certidão de casamento ao consulado brasileiro?
    Pediu a residência portuguesa?
    És casada há quantos anos?

    Os melhores cumprimentos

    ?

    Desconhecido Terça, 20 de setembro de 2011, 17h24min

    Estou na Europa a pouco menos de dois meses, estamos casados a dez dias, ja fui ao consulado brasileiro para reconhecer o casamento, mas ainda nao dei entrada por que pediram alguns documentos que nao os tenho e nao pedi a residencia portuguesa por nao pretender residir la....

    Obrigada.

    ?

    Desconhecido Terça, 20 de setembro de 2011, 18h58min

    Olha vou tentar explicar melhor... ja nos conhecemos a quatro anos, eu brasileira ele portugues, estive na europa no inicio do ano e finalmente me pediu em casamento, voltei ao brasil, dentro do prazo correto, organizei toda a papelada e fui pra Portugal, nos casamos no dia dez ultimo. Ele vive na suiça, permi B. Entao o normal seria eu chegar aqui e pegar o permi dele, mas, como sou brasileira a funcionaria do controle de habitantes fez uma cara, e disse junto com os formularios pra que eu faça uma carta explicativa, como cheguei a suiça e enviar tudo pra eles . Entao com medo de depois de todo esse processo que e longo, ele me neguem o permi, fui verificar no site do consulado da Suiça no Brasil e diz que se casei no exterior eu devo pedir um visto so pra entrar na Suiça e isso tem que ser feito no Brasil e aguarda lo por ai... e depois eu venho e peço o permi...
    Entao minha pergunta e, sera melhor eu ir pro Brasil, ou sera que devo entrar logo com o pedido do Permi B aqui na Suiça levando em conta que ainda estou dentro dos treis meses ...

    Espero ter esclarecido um pouco mais e aguardo uma resposta...

    Obrigada!

    E

    Elisete Almeida Terça, 20 de setembro de 2011, 21h15min

    Celma Veiga;

    Como a senhora deve saber, a Suiça não é um estado membro da UE, no entanto, são signatários do tratado de Schengen, logo há a livre circulação de pessoas.
    Quando entramos num país da Europa e nos deslocamos para outro país com a intenção de permanecer temos que dar a entrada neste outro país, ou seja, tens que fazer a comunicação ao controle de fronteiras (há um prazo para fazer isso, depois deste prazo paga-se uma coima. Não me recordo quantos dias são, mas a coima deve rondar uns 30 euros).
    Tens que levar a certidão de casamento ao consulado do Brasil para reconhecimento e fazer um passaporte novo com o nome de casada.
    Quais os documentos que lhe pediram no consulado?
    De posse do novo passaporte e com a sua certidão de casamento, aí podes tentar fazer o cartão de residente como agregado familiar. À princípio, não negam.
    Sinceramente, não sei qual a postura adotada na Suíça quanto às brasileiras, mas, em Portugal, eu comi o pão que o diabo amassou com a bunda, só não me chamaram por nomes feios, mas me senti completamente discriminada.
    Julgo que pedires a residência portuguesa seja melhor e mais fácil, pois, depois de 3 anos de casada, poderás pedir a cidadania. Sendo assim, convém que tenhas um atestado da junta de freguesia comprovando que a senhora mora em Portugal (ex. junta de freguesia da área do seu marido-isto é apenas uma questão formal, não é complicado), terás que ter uma conta corrente aberta em um banco portugues que conste o seu nome e a data de abertura, cartão de saúde, nº de contribuinte, declaração de IRS (se possível) e todos os documentos que puderes reunir em que prove que estás a residir em Portugal (mesmo não estando).
    Tendo a residência portuguesa ninguém vai lhe chatear e, depois, com a cidadânia, a senhora poderá ter o passaporte europeu e acabam-se as complicações.
    Antes da cidadania, há um protocolo assinado entre Portugal e Brasil que vc pode tirar um BI português, com isto podes até participar em concursos públicos (não me recordo como chama este tratado, mas, se for do seu interesse, posso ver).
    A senhora está casada há muito pouco tempo e deves saber que há pessoas que compram o casamento só para obter a cidadania e, a isto, os controles de fronteiras ficam atentos.
    Se precisares de alguma coisa em que eu possa lhe ajudar, não exites em pedir, já estou calejada com o SEF e a má disposição deles.
    Boa sorte!
    Os melhores cumprimentos

    E

    Elisete Almeida Terça, 20 de setembro de 2011, 21h23min

    Celma Veiga;
    Pulei uma parte, a senhora não tem que ir ao Brasil, o visto pode ser pedido em qualquer consulado da Suiça (pelo menos, é assim que funciona em Portugal), qualquer Estado vizinho a Suiça deve ter um consulado deles. O meu visto de estudo eu pedi no consulado de Portugal em Vigo (Espanha). Porém, a informação que haviam me dado no SEF foi a de que eu teria que me deslocar ao Brasil para pedir o tal visto - esta gente faz a nossa vida negra.
    Boa sorte!
    Cumprimentos

    ?

    Desconhecido Quarta, 21 de setembro de 2011, 15h07min

    Obrigada Elizete por me responder...

    Hoje voltei ao orgao da Suiça que se chama controle de habitantes, e ela me disse que terei que ir ao Brasil e pedir um visto especifico para o que eu quero fazer aqui, quer dizer um visto que se chama, visto de reentegraçao familiar, e tb poderia pedir em Portugal se eu tiver residencia em Portugal...Entao pergunto a vc,pra que eu consiga fixar essa residencia em Portugal, vc acha que leva mais ou menos quanto tempo, por que talvez seje mais melhor ir ao Brasil e pedi la...
    Mt obrigada por responder...vou continuar aqui na minha luta, nos brasileiros estamos sempre sofrente com discriminaçao, quando nao e uma coisa e outra... mas conseguimos no final...

    Bjus e obrigada!

    E

    Elisete Almeida Quarta, 21 de setembro de 2011, 16h52min

    Celma;

    O meu visto de residência (requerido pelo casamento) demorou cerca de 10 dias para ficar pronto.
    Realmente, o negócio é perseverar, não se deixar cair com a primeira cara feia.
    Ps: a senhora pode permanecer até 9 meses com visto de turista, portanto, tenha calma.

    Boa sorte!
    Cumprimentos

    ?

    Desconhecido Quinta, 22 de setembro de 2011, 4h14min

    Bom Dia!

    Entao talvez seria viavel ir a portugal fazer o pedido. Eu preciso me informar melhor, sobre o correto a fazer, mas os consulados portugueses aqui na suiça estao todos em greve...

    Vou continuar tentando, claro, nao posso desistir!

    Mt obrigada.

    William Velozo

    William Velozo Quarta, 22 de outubro de 2014, 7h41min

    celma minha mãe está passando pela mesma coisa na suiça como vc fez? conseguiu?

    Bruna Manucure

    Bruna Manucure Quinta, 05 de março de 2015, 17h49min

    Vejo que ninguem colocou resposta. Sera que o blog ainda funciona? Sou casada no brasil, certidoes legalizadas no consulado italiano no brasil (validade toda europa). Meu marido eh italiano e possui permi b. Dei entrada no permi b com base no casamento com meu marido que tambem tem o permi b... agora o controle dos habitantes querem q eu retorne ao brasil para pedir o visto desde la no consulado suico do brasil. POREM... por algum motivo a comune JA me inscreveu na SUICA. tenho inclusive atestacao de residencia, tanto em yverdon como na cidade que eu moro agora. me deram uma carta que posso morar e trabalhar... mas ate agora nada de chegar o permi... esta semana chegou uma carta solicitando meu visto de entrada na suica... EU NAO TENHO.. Oq devo fazer? eles podem cancelar tudo oq ja me deram? moro aqui ha quase 1 ano com a permissao deles... jamais fiquei 1 dia sequer ilegal na suica... e depois de tantos meses eles me pedem pra voltar ao brasil.. eh justo isso? oq posso fazer?

    Bruna Manucure

    Bruna Manucure Quinta, 05 de março de 2015, 17h50min

    esqueci de dizer... ja pago seguro saude... e o contrato de aluguel do nosso apartamento tmb consta meu nome como responsavel... seria catastrofico para eles fazer isto comigo... ou nao?

    W

    williams Quarta, 08 de junho de 2016, 4h37min

    bom dia, gostaria de uma importante informacao, eu vou me casar com uma portuguesa em portugal,mas nois nao vamos morar em portugual. gostaria de saber quais o ou os documentos que eu recebo apos o casamento. que valem em outros pais, para fins de tabalho.

    desde ja agradeco.
    muito obrigado.
    bom trabalho

    ?

    Desconhecido Quarta, 08 de junho de 2016, 6h02min

    Espero que sua mae tenha conseguindo assim como eu consegui. A falta de informacoes foi o meu maior problema. Retornei ao Brasil fiz pedido no consulado no Rio gostei gastei mt ao fim de 6 meses fiz as malas voltei para suica e procurei uma advogada. Existe uma associacao mt boa CSS com advogados que nos auxiliam foi quemcresolveu tudo pra mim. Para vc que vai se casar em Portugal sao os documentos dela mais à certidao de casamento que vai garantir. Dependendo do pais como à suica e mais complicado

    Iza Karlla Santos

    Iza Karlla Santos Quinta, 15 de setembro de 2016, 17h49min

    Celma fonseca poderia me dar o Seu contacto Facebook por favor beijos