Como proceder com a mãe que apresenta características severas de Transtorno Bipolar?
Bom Dia!!!!!!!!
Gostaria de saber como devo proceder com minha ex companheira, pois a mesma possui fortes caracerísticas de Transtorno Bipolar e se encontra morando com minha filha de 6 anos. Estívemos juntos por volta de 7 anos e ela sempre apresentou mudanças de humor, em épocas depressivas, não fazia os afazeres domésticos, frequentes pensamentos sobre morte, nesse período ela chegou a tentar 4 vezes o suicídio, tinha sentimentos de culpabilidades extremas, alegava que era uma pessoa muito má e ruim e outras características da doença. Em janeiro agora nos separamos e decidimos que ela ficaria com a criança mediante um acordo de que ela moraria com a filha.Ela se encontra agora no estado que se define como mania, achando que está totalmente certa, evita os diálogos sobre a situação e recentemente ela alugou uma casa com mais duas amigas e um irmão, casa essa que é um sobrado de 2 pavimentos com piscina e churrasqueira e com o valor de aluguel por volta de R$ 1.100, mas o problema é que o irmão foi desempregado recentemente, uma colega ganha salário mínimo, a outra trabalha com buffet e tb a renda não é fixa por mês e ela trabalha com artesanato e consegue tirar por volta de R$ 400,00 por mês. Estou com uma preocupação enorme com minha filha pois a casa com várias pessoas morando juntas se torna um regime de república. Aleguei com ela que pegaria a nossa filha em dezembro para que ela termine o ano letivo, pois a mesma só esse ano estudou em três escolas diferente e não gostaria de prejudicá-la ainda mais. Enfim gostaria de saber como proceder nesse caso, que está esgotando todas as possibilidades de diálogo. O que devo fazer de mais urgente? Retirar minha filha da casa e entrar com um pedido de guarda? Aguardar até dezembro para que a mesma possa morar comigo? Ou levá-la para morar com os meus pais? Tenho dificuldades de morar com minha filha pq leciono no turno vespertino e noturno.
Desde agradeço, abçs
Esta noite peguei minha filha e ela irá morar com os avós. Hoje fui pegar minha filha na escola para dormir em minha cs e para minha surpresa ela não tinha ido para a escola, justamente em dias de avaliações. Fui na casa da mãe dela e estava rolando uma festa. Ela alegou q não levou para a escola pq era aniversário do irmão que mora com ela. O aniversário só tinha bebidas alcóolicas e só tinha minha filha de criança em cs, todos estavam alcoolizados e inclusive a mãe. Agora preciso saber como proceder juridicamente, não irei devolve-la para a mãe e farei o pedido de guarda na justiça, ela pode requerer a filha novamente mesmo eu estando ciente que apresenta suspeitas de TAB e que minha filha corre risco estando com a mãe?
olha, o seu problema é muito serio ao meu ver voce precisa urgentemente tomar decisoes, em primeiro lugar, se sua esposa tem essa deficiencia chamada de transtorno bipolar, ela é sim portadora de uma deficiencia, agora tem que ser diagnosticada por um especialista, no caso um medico neurologico, ou seja um neurulogista, medico de nervos, ela tem que pasar por uma avaliaçao medica para em primeiro lugar atestar ou nao a deficiencia dela, se for provado, se realmente ela possui tal deficiencia, ai amigo, o negocio é serio, sua mulher nao tem condiçao de cuidar da sua filha, ao contrario ela é quem precisa de cuidados especiais, uma pessoa que tem deficiencia bipolar, é uma pessoa que muitas vezes dependendo do caso, pode ate ser agresiva,agitada, energica constante, sem muita cordenaçao motora, dependendo do estado da doença,tambem pode ser que a pessoa com o tratamento psicologico e com remedios possa a controlar a doença, voce tem que conversar com sua filha, ela ja tem idade de saber lhes responder se estar vivendo bem com a mae, se a mae a trata bem,veja que a criança [e prioridae maxima, se voce perceber realmente algum tipo de transformaçao por parte de sua esposa em relaçao a sua filha, procure ajuda, va ao conselho tutelar mais proximo da sua casa e fale tudo que estar ocorendo com sua filha, e se caso for diagnosticado a doença, voce pode na justiça pedir a guarda da sua filha, veja bem, isso é muito serio, voce tambem pode piorar a situaçao de saude da sua esposa, caso ela seja alpista, converce com psicologo, leve ela tambem, juntos voces sairam vitoriosos, Deus amigo estar em primeiro lugar, nao faça nada que voce possa se arepender amanha,nao tome atitudes precipitadas, converse, seja altentico, verdadeiro, amigo, pessoas com essa doença precisa na verdade é de muito amor, carinho, e tirar a sua filha do convivio da mae, pode piorar a situaçao dela, e com certeza nao é isso que voce quer.
Obrigado Erasmo,
Outro detalhe desta história que não relatei é que a mãe de minha filha perdeu a guarda na justiça de uma outra filha dela de outro relacionamento pelos mesmos motivos. O juiz chegou a regularizar os dias de visitas e pernoites no fim de semana, no início ela cumpriu quase regularmente mas depois de um tempo chegou a ficar sem ver a outra filha até por um ano. A decisão que tomei que ela vai ficar na casa dos meus pais e estou tentando conversar com ela sobre o tratamento necessário caso ela tenha realmente essa doença.
pois bem, faça isso, converse bastante com ela a respeito, deve concientiza-la da possivel doença que ela tem, veja a guarda da outra filha que ela perdeu na justiça, advirta a ela se houver muita insistencia da parte dela o mesmo procedimento, mas diga que nao quer fazer isso, que nao quer separar sua filha dela, quer apenas o bem estar da filha e ela tambem, de uma certa segurança a ela, diga que ela pode visitar a filha quando quiser, pasear, se divertir, durmir algumnas noites com ela,pasar um sabado, ou um domingo com ela, almoçar, jantar etc, veja é inportante voce nao tornar isso uma guerra, sua filha tambem vai sofrer com isso, isso voce nao quer certamente nao? repito, esta doença é preciso muito apoio, carinho, afeiçao, tende a pessoa a piorar se se sentir regeitada ou discriminada, ajude-a no que for preciso, afinal ela é a mae de sua filha, lenbre-se disso.
procure tambem descobrir de uma forma discreta quem realmente é esta pessoa que esta morando la na casa que mora sua filha, geralmente as pessoas que tem altismo sao um pouco desatentas a certas situaçoes, e muitas pessoas acham elas bobas, e costumam tirar proveitos da amizade devido a esta doença deixar as pessoas assim um pouco distante da realidade em que vivem, lenbre-se que a segurança da sua filha tambem é primeiro lugar
T.D.M.
Formulei mal minha pergunta e acabei cometendo um ato falho. Na verdade a pergunta se refere ao que constitui a formação familiar e tenho uma dúvida quanto a isso. Quando a guarda fica com um dos genitores podem eles coabitarem com pessoas que não tem vínculo familiar? Pq minha ex companheira quer morar com minha filha, juntamente com um amigo, uma amiga e um irmão por parte de mãe, num regime de republica. Enquanto eu quero morar com meus pais juntamente com minha filha num regime familiar. Qual seria o melhor ambiente para a criança?
Mesmo se a habitação tem um fluxo enorme de pessoas e um consumo excessivo de alcool? Como podemos interpretar então o art 19 do ECA?
ART. 19 - Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.
bom dia gostaria de saber se consigo a guarda da minha filha de 4 anos pois minha esposa sofre de bipolar e fala em suicídio e matar tmb a criança envenenada moramos na mesma casa e temo ao sair perder a guarda e fico ainda pois estando paqui posso defender minha filha se for o caso. qual é o procedimento pra pedi a guarda tenho laudos médicos e boletim de ocorrência.
Se vc já tem os laudos médicos e o BO, tá esperando o quê pra tirar sua filha de perto dessa pessoa doente?? Se vc sai pra trabalhar vc acha que pode controlar as coisas de onge???
Livre sua filha desse perigo!!!!!!
Entre logo com pedido de separação e garanta a guarda provisória liminarmente com base no material que vc tem!!!