Luiz Evandro Coelho de Abreu Quarta, 11 de dezembro de 2002, 18h31min

    Crime qualificado são aqueles previstos, no mesmo artigo de lei onde esta descrito o crime simples. Qualificadoras são aumento do paramentro legal para determinado crime, que devem ser estipulados antes da dosimetria de pena. EX.

    HOMICIDIO
    ART-121. Matar alguem -pena de 6 a 20 anos

    HOMICIDIO QUALIFICADO
    se é cometido por exemplo por motivo futil, o parametro legal de dosimetria não e´mais de 6 a 20 anos e sim de 12 a 30 anos.

    qualificadoras estão sedimentadas em paragrafos da norma penal incriminadora e tem por objetivo alterar os limites da pena.

    ?

    César Gomes Quinta, 12 de dezembro de 2002, 19h40min

    é aquele crime que o legislador entendeu ser tão grave que os prestigiou com uma escala penal própria e claro, bem maior que a do crime simples.Nesse sentido, sempre que uma modalidade criminisa não for suficiente em sua forma simples, o legislador; em seus parágrafos, menciona a forma simples praticada com determinada característica considerada mais grave, caracterizando a qualificadora.