Posso pedir licença para cuidar da minha mãe?

Há 14 anos ·
Link

olá meu nome é jéssica, eu estou trabalhando desde julho registrada. o problema que minha mãe foi diagnosticada a pouco tempo esquizofrênica e ando tomando contas das coisas, e ela como esta em começo de tratamento anda me dando muito trabalho e ando chegando atrasada e para piorar eu ando tendo problemas de saúde eu pego declarações uma vez que os médico diz que só pode me dar atestado se for doença contagiosa, mais os remédios que eles me da afeta meu raciocínio ... me da muita moleza eu realmente fico ruim levo as declarações mais eles não aceitam. Eu realmente não consigo! ou chego atrasada ou não consigo ir. Eu trabalho no ramo de fast food, das de 2°a5º das 12:00 ás 22:00 de sexta a sábado eu trabalho das 14:00 ás 23:00 ... Eu preciso muito do emprego uma vez eu li não lembro aonde me disseram que eu posso pedir licença do trabalho? é verdade se for, podem me dizer que medidas eu devo tomar? desde já eu

9 Respostas
Adriana M Araujo
Há 14 anos ·
Link

Jessica, se vc tem atestado este justifica sua falta no dia devido, mas no caso para cuidar de sua mãe a empresa não é obrigada a conceder, funcionarios publicos tem esse direito de licença não remunerada de ate 2 anos apos o 5º ano de serviço, mas para empresa privada não.

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

como ta va la em cima a empresa não aceita as minhas declarações por que devido tudo isso minha enxaqueca anda atacando ...então tenho ele não aceitam e outra eu não falto tanto mais falto por que la entra em surto aqui em casa então é complicado entende?

Adriana M Araujo
Há 14 anos ·
Link

Sim Jessica, sei que deve ser uma dificil situação, mas infelizmente a empresa não será flexivel a sua situação e nem terá piedade de vc...tente faltar menos e se não aceitarem seu atestado reclame em juizo os descontos...

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Bom o fato que eles não aceitam as declarações dos médicos como atestado e o médico por sua vez não quer dar atestado falando que atestado so pode dar para doença contagiosa!! eu não entendo eu mal consigo abrir olho quando ela me ataca

Adriana M Araujo
Há 14 anos ·
Link

Jessica, se vc esta com uma doença que interfere em sua capacidade laborativa, deverá consultar e o médico lhe fornecer um atestado para o (s) dia (s), estes deverão ser aceitos pela empresa, se a empresa mesmo assim descontar em seu pagamento denuncie no sindicato da mesma ou no ministerio do trabalho.

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

doutor Adriano, eu já conversei com o médico mas ele me disse que hoje em dia so dá atestado para doença infcçiosa

Insula
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

Mude de médico!!!!

Procure um neurologista pra tratar de sua dor de cabeça. Caso consiga identificar (existem alguns exames que o fazem) a causa vc poderá ser encaminhada para auxílio doença, mas conseguir atestado somente por dor de cabeça é dificil.

Rose Cabral
Há 10 anos ·
Link

Minha advogada disse q se vc tiver 15 anos de contribuiçao vc tem direito de. Se afasttar.

Remunerada para cuidar dos pais acamados

Aline
Há 10 anos ·
Link

Oi Jessica,

Neste caso o viável seria você se afastar, tentar um auxilio doença. Infelizmente empresa privada não é obrigada a dar licença para funcionários que possuem algum parente doente. Passei por isso, faltava, chegava atrasada e estava disposta a largar tudo para cuidar de minha mãe.pois tambem nao consegui licença. Leva apenas os atestados de acompanhante, mas também não aceitaram, descontaram muitas horas do meu salario. Tente o auxilio, isso pode te ajudar!

Boa Sorte

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos