Erro dentista. Canal mal feito
Minha noiva procurou uma clínica odontologica para verificar se estava com alguma carie ou alguma outro problema, não estava sentindo dor era somente para saber se necessitava de algum procedimento já que ela utilizou aparelho fixo por 5 anos. O dentista constatou que em um dos dentes era necessário fazer um tratamento de canal e foi o q ela fez nesta clinica. Passado um tempo, 2 meses no máximo, ela começou a sentir muita dor no local onde o canal foi realizado. Resolveu procurar novamente a mesma clinica e falou sobre o problema. No primeiro momento o dentista removeu a peça do canal mas não continuou pois disse q estava muito inflamado e não podia continuar mexendo pois havia o risco de dar uma hemorragia. Pediu para voltar dentro de 1 semana e deixou o dente aberto sem nenhum curativo e ela ficou com uma dor terrível durante esta semana. Voltando nesta mesma clinica, o dentista falou novamente que não poderia mexer pois estava muito inflamado. Foi então que ela resolveu procurar outra clínica, que prontamente fez a drenagem para diminuir a inflamação. Passado 1 dia a dor q ela estava sentindo diminuiu bastante. Voltou novamente nesta clínica aonde foi feita a drenagem e o dentista fez novamente outra drenagem. A dor passou e somente quando algum alimento entrava pelo buraco aberto no dente e que ela sentia dor. Finalmente, a clínica que fez a drenagem após a análise de alguns dentistas diagnosticou que o canal não tinha como ser restaurado e seria necessário o implante. Passou o orçamento no valor de R$ 6.000,00. Antes disso ela já havia conversado com o dono da outra clínica e o mesmo disse que iria arcar com o tratamento entendo que houve um erro na colocação do canal. No entanto, ao voltar nesta clínica com o orçamento no valor citado acima, ele disse que o valor é muito alto e que ele gostaria que o tratamento fosse feito na clínica dele. É claro que ela está com medo de fazer o tratamento nesta clínica pois foi nela que o canal foi feito e gerou todo este problema. A pergunta é o que pode ser feito neste caso já que ela não está disposta a fazer o tratamento nesta clínica? Quem deve ser procurado? E quanto tempo demoraria para ter este retorno?
Alexandre,
você tem algum relatório médico que aponte que houve erro no tratamento do canal pelo primeiro dentista?
Se houver evidências concretas de que houve falha, eventualmente o profissional pode ser acionado para arcar com as despesas do tratamento.
Abraços.
Luciano Brandão [email protected] www.direitoesaude.wordpress.com
Eu queria saber o que faço a respeito do meu caso: Fiz um tratamento de canal, com um dentista que facilitava o pagamento deste procedimento. Cheguei a pedir um recibo dele para comprovar que eu estava pagando. Mais ele disse que não precisava... Com o passar do tempo meu dente começou a doer (o dente com o tratamento de canal), fui então a um outro dentista ver o que era e ele disse que no meu dente foi feito um canal totalmente errado e disse que isso é caso de justiça, visto que terei por conta disso de extrair meu dente.
Caso o pagamento tenha ocorrido em cheque é possível pedir a microfilmagem no banco e assim terá a prova.
Pode também pedir cópia do seu prontuário odontológico, afirmando que mudará de cidade e pode precisar para um tratamento futuro.
Se houver outras provas como e-mails recebido do consultório, p. ex., também serve como prova inicial.
Havendo negativa no fornecimento do prontuário odontológico, o advogado que for ajuizar a ação pode peticionar para que o dentista apresente o seu prontuário.
Interessante que o atual dentista ateste por escrito que houve imperícia no tratamento anterior do canal, que resultou a extração do dente.
Se não tiver advogado, pode procurar a Defensoria Pública, OAB, escritório-modelo de faculdade de Direito com cópia dos documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência), cópia do cheque (se houver), cópia do prontuário (se conseguir), cópia dos e-mails... enfim, o que tiver em mãos relacionado com o fato pode ser aproveitado como prova.
Boa sorte, Lia
Olá;
No meu caso, a indisposição do dentista me fez procurar outro profissional para concluir o tratamento de canal, mas quando esse segundo dentista analisou meu dente, solicitou que o dentista que tinha iniciado o tratamento descrevesse os procedimentos que ele já tinha começado. Será que tenho direito de solicitar esse relatório ao primeiro dentista?
Grato.
Jurandir dos Santos.
Boa tarde, Fiz tratamento de canal em apenas uma sessão e esse dente começou a doer, voltei uma semana depois no outro dentista para fazer a restauração, nesse momento senti muita dor e o dentista me encaminhou novamente para o que fez o canal. Bom ele abriu o dente novamente e acho que estava inflamado, pois, foram aplicadas duas vezes anestesia e não teve efeito, chorei de dor no dia. Desde então me recusei a voltar nesse dentista do canal e continuo com dor. O responsável pela clínica falou que vão me ressarcir o valor que paguei R$ 250,00 reais e me orientou a procurar um outro dentista. Hoje tirei um raio x e está visível que o canal foi mal feito, alias, foi feito só pelas metades, procurei outro dentista e esse me cobrou R$ 500,00 reais, o dobro do valor que paguei. Gostaria de saber se tenho direito de exigir que me paguem o valor total da retratação do canal ?
Gente, me tira uma dúvida por favor! Fui a procura de um dentista para fazer um tratamento para colocar aparelho fixo. Daí tinha 2 molares precisando de canal! Cada um custou 500 reais incluindo a restauração! Mas ela faz um é não deu certo, disse que o meu corpo estava rejeitando o meu dente, e tive que arrancar! Porém não me devolveu o dinheiro. Fiz o segundo, mas não ficou bem feito pq ela disse que minha raiz estava torta, então só poderia arrumar o dente depois que a raíz desentortasse com o aparelho! Mas agora estou usando o aparelho e o dentista disse que preciso arrancar 2 dentes pq não tenho espaço, e entre esses dois dentes um é o outro canal que fiz faz uns 6 meses! Oq faço, posso exigir meu dinheiro de volta , já que ela sabia que precisava arrancar o dente quando eu colocasse o aparelho e preferiu fazer o canal e ainda ficou mal feito pq esse dente que é o segundo molar inferior está sempre sangrando e fedendo! Me ajuda por favor.