Soldador 1/2 )Oficial

Há 14 anos ·
Link

Olá Pessoal, Gostaria que me tirasse as minhas dúvidas sobre a minha função Soldador 1/2 )Oficial

Continuo ativo na empresa.

Comecei a trabalhar nesta empresa como ajudante, mas fazendo a função de soldador desde 2007, por muito pedir, foi-me dada a classificação como meio oficial a partir 20 de maio de 2010. Já completou um ano e três meses de meio oficial, mais ainda não fui reconhecido como soldador oficial na empresa. Sendo que tenho o curso de solda do SENAI e já havia entregado nas mãos da Gerência, eles disseram que o meu setor, onde eu estou,não classifica a soldador, sendo que tambem trabalho com a MIG MAG.

Eles me tiram do meu setor para outro onde eles estão precisando, é uma empresa de produção, eles pedem pra eu vir no serão aos sábados porque eles sabem que sou capaz de produzir, mas não me reconhecem como soldador, é mais fácil contratar outro soldador de fora do que dá uma promoção a quem está lá dentro, eles exigem o meu serviço.

Gostaria perguntar, que direito que eu tenho conforme dentro da lei? Qual é o Artigo. Que-me dá defesa sobre isso ?

1 Resposta
Adriana M Araujo
Há 14 anos ·
Link

Vc exerce função de soldador e de meio oficial com o salário e registro de meio oficial? Há também o caso em que o trabalhador é obrigado a executar atividades que correspondem a um outro cargo, diferente do cargo para o qual ele foi contratado, sendo esta situação chamada de desvio funcional. Nesta situação, caso a remuneração da atividade exercida seja maior do que a da atividade para a qual o trabalhador foi contratado, ele pode reclamar por uma equiparação salarial.

Segundo o artigo nº 461 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), "sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade".

Entretanto, se a diferença de tempo de serviço entre os empregados que exercem a mesma função for superior a dois anos, o trabalhador não terá direito à equiparação salarial.

http://www.trabalhismoemdebate.com.br/2010/02/diferencas-entre-desvio-e-acumulo-de-funcao-art468-da-clt/

Tanto no caso de acúmulo de funções como no de desvio de função, o trabalhador deve reclamar seus direitos junto à Justiça do Trabalho, porém é necessário que o trabalhador comprove a situação.

Caso o trabalhador perceba que está executando tarefas que não estão previstas em seu contrato de trabalho, ele deve procurar o Sindicato que representa a sua categoria profissional em seu Estado ou um advogado trabalhista para obter orientação sobre como procede

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos