Rafael F Solano Quinta, 27 de agosto de 2015, 16h34min

    Kleber, se não constar da CCT do Sindicato previsão de abonar horas ou mesmo o dia por comparecimento a consulta médica, não adianta, a empresa abona se quiser. E como a Lei deixa claro que se o trabalhador deixar de cumprir sua jornada semanal contratada, cuja a máxima é de 44hs, ele perde o DSR.

    Claro que se a pessoa comparece ao médico numa parte do dia e acaba não indo trabalhar, sem dúvida que se a empresa quiser abonar as horas de comparecimento ao médico ela pode, e principalmente tem todo o direito de descontar as horas fora da declaração de comparecimento que representam as horas restantes do dia de trabalho.

    Se a ausência foi descontada esta irá impactar a aquisição do direito às férias.

    Jonni Soares

    Jonni Soares Quarta, 15 de junho de 2016, 11h55min

    ola bom dia me tirem uma duvida trouxe atestado de horas porque tive que acompanhar minha filha que e de menor ao medico por duas vezes uma no dia 05 /06 e outra no dia 11/06 ela pegou 5 dias pra ficar em casa trouxe uma copia do atestado dela para comprovar que ele nao estava bem mais mesmo assim o zelador do condominio onde trabalho como controladora de acesso colocou falta na minha folha de ponto eles podem fazer isso nao assinei porque nao concordo .

    R

    Rafael F Solano Quarta, 15 de junho de 2016, 14h39min

    Jonni, a CLT não concede abonação a ausência por comparecimento ao médico do proprio trabalhador,muito menos para acompanhar parentes que dele seja dependente.

    Verifique se a CCT de seu Sindicato concede tal possibilidade, alguns poucos sindicatos tem esta previsão.

    Priscila Veiga

    Priscila Veiga Sábado, 20 de agosto de 2016, 17h35min

    Boa Tarde, estou com uma dúvida também, passei no hospital e o médico como não ia atestar o dia me mandou pegar uma declaração de comparecimento na recepção, essa declaração tem cid mas não tem crm do médico que me atendeu. A empresa pode não aceitar essa declaração por não ter assinatura do médico mesmo tendo protocolo de entrada no hospital e o hospital tendo registro de que compareci??

    R

    Rafael F Solano Sábado, 20 de agosto de 2016, 18h27min

    Eles podem não aceitar para abonar sua ausência simplesmente porque a CLT não considera tal ausência abonável, não importa se tem ou não a assinatura do médico.

    T

    Tamiris Roberto Simão Segunda, 24 de outubro de 2016, 11h01min

    Olá, Boa Tarde!
    Estou com uma dúvida referente declaração de horas. Entreguei na empresa em que uma declaração dàs 11:00am às 16:20pm. Sendo que minha jornada de trabalho é dàs 10:00am às 18:12pm. Neste dia não compareci na empresa, pois levo 1 hora e 40 minutos da minha cidade até o meu local de trabalho. No dia seguinte quando entreguei a declaração meu chefe informou que as horas em que não estavam justificadas na declaração, ou seja dàs 10:00am às 11:00am e dàs 16:20pm às 18:12pm, serão descontadas de meu salário. Esse desconto é legal?
    Obrigada.

    D

    Desconhecido Segunda, 24 de outubro de 2016, 11h28min

    É legal descontar o dia todo. Pois declaração de horas nao esta prevista na clt e não supre atestado.

    Lígia Brandão

    Lígia Brandão Domingo, 25 de dezembro de 2016, 22h11min

    Olá boa noite, trabalho na Contax e preciso de ajuda referente ao tempo percorrido do hospital para o trabalho pela declaração de horas. pego das 14:40 as 21:00 ,fui a uma consulta onde a médica me deu uma declaração das 14:00 as 17:00 a empresa informou ou que só poderia abonar te 3 horas dá declaração cheguei no trabalho às 17:38 e os 38 minutos ele não querem abonar por ser o tempo percorrido entre o hospital e o trabalho. Isso está correto pela lei?

    Amaury Viana

    Amaury Viana Terça, 21 de fevereiro de 2017, 16h51min

    Boa tarde! Tenho uma dúvida que me aconteceu na minha empresa de telemarketing, eu estou passando por alguns exames pois descobri uma hérnia , e consequentemente não estou conseguindo cumprir o horário de trabalho, porém o hospital sempre me dá atestado de horas é dessa vez eles alegaram não aceita porque no dia eu não fui altorizado a trabalhar pela empresa, eles não são obrigados a aceitar meu atestado de horas? Obrigado