Visita a irmão
Meu pai se divorciou da minha mãe e depois de um tempo casou-se com outra mulher que teve um filho, porém ela me proibiu de ve-lo. tenho direito a visita?
Isa
Seu pai te proíbe de ver seu irmão? A criança tem direito de conviver com os familiares e vice e versa, sejam eles paternos ou maternos. Se vc tem bom relacionamento com seu pai, converse com ele. Se não resolver, e se vc é maior de idade, pode pleitear o direito de visitas sim. E olha que esse tipo de conflito é antigo, como pode ver no fragmento de um processo transcrito abaixo de 1995.
Processo nº 1995.001.07632 de Tribunal de Justiça do Rio "... Os irmaos, tal como os tios e avos, tem direito de visita, em relacao aos menores, irmaos, sobrinhos ou netos, ainda que com amplitude reduzida. Embora nao sendo titulares de patrio poder, aos irmaos, pelos principios que orientam o direito de familia, pela solidariedade familiar, pelo interesse na formacao da personalidade e do psiquismo do menor, deve ser assegurado, com limitacao, o direito de visitas, em relacao aos irmaos menores, ainda que unilaterais. Recurso provido em parte. (DSF) PRIMEIRO JULGAMENTO em 19/12/95. Registro do Acordao em 08/03/96. Relator: Des.: Marcus Faver. Decisao: Por Maioria. Orgao Julgador: Quinta Camara Civel. Ementa: Processo cautelar. Menores sob tutela regular da mae. Pedido de regulamentacao de visita solicitada por irmaos unilaterais. Deferimento de liminar.
Boa noite! Tenho 21 anos, sou estudante de medicina, resido fora do Brasil. Tenho um irmão de 10 anos, o qual não vejo a 2 anos por impossibilidade de convívio pacífico com a nossa mãe. Eu tive a possibilidade de conversar com ele no último mês por telefone, na ausência da mãe, e ele me disse estar com saudade, que quer muito me ver... Eu sou muito apegada a ele, convivi com ele até seus 7 anos, cuidei dele com uma segunda mãe... Continuando, nesse mesmo dia que pude conversar por telefone com ele, a mãe dele causou uma briga, na qual fiquei sabendo por meio de outra irmã que ele chorou muito, dizendo estar passando por uma situação complicada, e obviamente está passando pelos mesmos conflitos os quais já convivi em minha infância na companhia de minha mãe, que é uma pessoa conflitiva, de pouco ou nenhum afeto ao próximo, infelizmente muito desequilibrada. Temo pelo meu irmão, por sua rotina, seu convivio com a mãe. Sei que isso trará traumas para sua vida, já que passa por situações de terror psicológico, quisá até fisíco (como eu mesma já presenciei inúmeras vezes quando criança e adolescente). Muitas vezes já foi coagido a dizer o contrario, assim como eu mesma fui, quando adolescente, quando minha mãe foi denunciada ao conselho tutelar, e me coagiu a ir no estabelecimento desmentir tudo... É, enfim, uma situação muito dificil... Gostaria muito de saber se alguém pode me informar se há alguma lei que me assegure de poder ver meu irmão, acompanhá-lo a um passeio em fins de semana, assim como é assegurado a pais que não moram juntos o direito de ver seus filhos de tempos em tempos. Preciso muito saber! Em dezembro estarei de volta ao Brasil e pretendo fazer o que puder para poder voltar a ter contato com meu irmão, a protegê-lo, sem ter que estar na presença de minha mãe, a qual faria impossível uma boa conversa com meu irmão, tiraria nossa paz e a possibilidade de eu poder ver se ele está bem ou se precisa de um apoio psicológico e emocional. Por favor me ajudem!!!!!!!!!!!
Oi tenho 19 anos e possuo um irmao de sete, morei com ele até os 18, praticamente o criei e somos muito apegados, porém não mantenho relação Boa com o pai dele por ser um homem violento, por isso sai da casa da Minha Mãe e fui morar co minha Vo, o pai dele me batia muito por isso abri um boletim de ocorrência, ele já bateu muito no meu irmão também, desde que sai de casa ele me proibe ver meu irmão, a última vez que fala eu com ele, ele me disse que sente minha falta, Eu queria poder vê-lo até mesmo para averiguar como ele está sendo tratado, será que consigo o direito de passar os fins de semana com ele?
Olá, me chamo Stephany, tenho 16 anos. Sempre houve conflitos entre eu e minha mãe, morei com ela até o final de 2015 e desde já, moro com meu pai. Brigamos em dezembro de 2016 e nesse mês de janeiro a chamei para tentar fazer as pazes mas ela não quis, e o pior de tudo, ME PROIBIU DE FALAR POR LIGAÇÃO E VER A MINHA IRMÃ. Eu tô desesperada porque somos muito apegadas uma na outra. Me ajude, por favor. Não há mais como conversar com minha mãe, o que eu poderia fazer? Partir pra justiça? Algo assim. Desde já, obrigada.